Os compradores preferem comprar raças de frango de corte. A carne cozinha mais rápido e fica com textura macia. As fazendas estão tentando satisfazer os desejos dos clientes. Os frangos de corte Cobb 500 lideram entre os concorrentes em ganho de peso, eficiência alimentar e comercialização da pele. Pelas suas características positivas, são cultivados por agricultores de todo o mundo e por fazendas privadas.
- Descrição e características da raça
- Aparência de galinhas
- Produtividade das aves
- Peso e altura das galinhas por dia
- Custos de conversão
- Produção de ovos
- Caráter da raça
- Vantagens e desvantagens
- Especificações de manutenção e cuidados
- Condições ideais
- Temperatura
- Modo claro
- Tratamento de aves
- Características da alimentação de aves
- Nutrição de frangos por dia
- Autoprodução
- Aditivos e água
- Criação de galinhas
- Incubação
- Cuidando de pintinhos de um dia
- Alimentando
- Possíveis doenças e sua prevenção
- Dispepsia
- Broncopneumonia
- Doença de Marek
- Avitaminose
- Enterite
- Aspergilose
- Salmonelose
Descrição e características da raça
Os frangos tchecos são populares em todo o mundo. Em um curto período de tempo, os agricultores criam frangos de corte a baixo custo.
Aparência de galinhas
A raça de frangos Cobb 500 se distingue por sua plumagem branca como a neve. Todos os pássaros, como se fossem escolhidos, são grandes e maciços. A diferença de peso é mínima entre homens e mulheres. O couro é naturalmente de cor amarela, realçando sua apresentação.
Produtividade das aves
Os frangos são altamente produtivos. Com 30-45 dias de idade, os frangos estão aptos para o abate. O peso varia de 1,5 a 2,5 kg. 73% da carne vem de uma ave. O ganho de peso aumenta rapidamente ao longo de 11 semanas. Posteriormente há um declínio.
Peso e altura das galinhas por dia
Quando galos e galinhas são alimentados juntos, o ganho de peso diário é mostrado na tabela.
Idade (em dias) | Peso (grama) | Ganho diário (gramas) |
0 | 41 | |
10 | 260 | 26 |
20 | 775 | 39 |
30 | 572 | 52 |
40 | 2456 | 61 |
50 | 3246 | 65 |
56 | 3644 | 65 |
O ganho de peso é claramente visível aos 1-2 meses de idade.
Custos de conversão
Os alimentos compostos para raças cruzadas podem ser os mais baratos, mas isso não afeta a produtividade da raça. A conversão alimentar, em comparação com os concorrentes, é a mais lucrativa. A participação do custo da alimentação no custo do cultivo é de 60%.
Produção de ovos
Os frangos apresentam baixa produção de ovos. Os indivíduos começam a botar ovos aos 7 meses de idade - o que é bastante tarde em comparação com os concorrentes. Uma galinha põe 1 ovo a cada 3 dias. O peso de uma unidade é de 58 gramas, o que também é considerado baixo.
Caráter da raça
Os frangos Cobb 500 são amigáveis e calmos. Eles não têm medo da presença de pessoas.Às vezes, os jovens sofrem agressões e canibalismo. Esse comportamento é explicado pelo excesso de luz do dia. Os jovens agressores estão sentados em gaiolas diferentes.
Vantagens e desvantagens
Os frangos de corte Cobb 500 apresentam uma série de vantagens, sendo as principais: rápido crescimento, alto peso e resistência a doenças. Uma característica negativa é a intolerância ao frio, que exige custos adicionais para aquecendo o galinheiro.
Especificações de manutenção e cuidados
Em casa, a criação de frangos consiste em gaiolas e pisos. A sala deve ser ventilada e quente. As aves são mantidas separadas de outras raças.
Condições ideais
Durante o processo de crescimento, a raça de frangos de corte Cobb 500 exige a implementação de certas regras que promovem rápido ganho de peso. As condições corretas de temperatura e luz são estabelecidas a partir de um dia de idade. Mantenha o galinheiro limpo.
A quantidade de plantio por 1 m2 é de 30-42 quilos de peso vivo.
Temperatura
Para frangos, o regime de temperatura é +27 °C…+33 °C. Depois de uma semana, o nível de calor é reduzido todos os dias em 2 graus. Abaixe a temperatura para pelo menos 14 graus.
Modo claro
Os pintinhos requerem iluminação 24 horas por dia. Após 14 dias, o horário de verão é reduzido em 1-2 horas. Até que seja estabelecido um dia de 14 horas. A luz solar direta é contra-indicada.
Tratamento de aves
O novo rebanho é introduzido na sala preparada. Remova detritos e desinfete. As paredes e o chão estão cobertos de cal. No futuro, monitore a limpeza da cama. É trocado total ou parcialmente 2 vezes por semana para adultos, para animais jovens - em dias alternados.
Características da alimentação de aves
Como ração para frangos de corte, eles próprios utilizam rações especializadas ou as preparam.
Nutrição de frangos por dia
Nos primeiros 10 dias, as galinhas se beneficiam de ração inicial de grãos finos. Nos próximos 11-22 dias, ocorre um rápido aumento da massa muscular, sendo necessário alimento granulado, por exemplo Rost. A partir de 1 mês de idade, eles são alimentados com ração composta de acabamento.
Autoprodução
Os alimentos preparados de forma independente devem conter proteínas, vitaminas, minerais e oligoelementos. A dieta dos frangos inclui purê de grãos vegetais, torta de óleo, caldo de carne e farinha de carne e ossos.
Aditivos e água
Água limpa deve estar disponível gratuitamente no aviário. Eles mudam isso todos os dias. Além do alimento principal, a dieta inclui cascas trituradas, giz, areia grossa, fermento para ração, sal e farinha de capim.
Criação de galinhas
Não é possível criar frangos de raça pura em casa. As características de cada descendente subsequente deterioram-se e a produtividade diminui. Isto é explicado pela criação do híbrido por cruzamento especial.
Incubação
Os ovos para a incubadora são adquiridos do fabricante para a obtenção de uma raça pura. A incubadora é aquecida a 25 graus antes de colocar os ovos. A temperatura é mantida entre 37,6-37,8 graus Celsius. Após 21 dias, os descendentes aparecem. Também são utilizadas galinhas poedeiras de raça diferente.
Cuidando de pintinhos de um dia
Os pintinhos de um dia precisam de um ambiente seco, quente, bem iluminado e ventilado.
Alimentando
Para animais jovens, é utilizada ração especial. A alimentação é realizada 8 vezes ao dia. A iluminação constante ajuda a encontrar comida. Nas semanas subsequentes, reduza o número de mamadas. Com um mês de idade, a alimentação dos animais jovens aumenta para duas refeições por dia.
Possíveis doenças e sua prevenção
Os frangos Cobb 500 são resistentes a doenças. Manutenção, alimentação e cuidados inadequados podem causar doenças.
Dispepsia
A doença dispepsia é caracterizada por sintomas: excrementos líquidos de tonalidade branca ou amarela, com partículas de alimento não digerido. Os jovens sofrem de dispepsia. Os filhotes perdem o apetite e ficam letárgicos. Alimentos de alta qualidade, adequados à idade do frango e água doce, ajudam a prevenir a doença.
Broncopneumonia
Sintomas de broncopneumonia: dificuldade em respirar com o bico aberto, estiramento do pescoço, respiração ofegante. Causas da doença: hipotermia, mudanças bruscas de temperatura. Prevenção: antes da introdução dos frangos, o galinheiro é limpo e desinfetado. Condições de vida: umidade – 70%, temperatura – não inferior a 14 graus para adultos. É importante fornecer uma alimentação adequada, que inclua vitaminas e proteínas que aumentem a imunidade.
Doença de Marek
A doença do vírus de Marek em galinhas é caracterizada por sintomas: claudicação, pescoço enrolado, asas caídas, cauda, indigestão. As galinhas são as primeiras a serem afetadas. Ações preventivas: vacinação, cumprimento de medidas sanitárias e higiênicas, manutenção das aves por idade.
Avitaminose
Entre os frangos, a deficiência de vitaminas é mais comum do que outras. Isso é explicado pelo rápido ganho de peso. Sintomas: cessação do crescimento, ganho de peso, letargia, dificuldade de coordenação dos movimentos, recusa em comer.
Prevenção: alimentar com ração composta conforme tabela que acompanha a ração. Alimentos preparados de forma independente são enriquecidos com vitaminas e minerais.
Enterite
Na enterite, a membrana mucosa do trato gastrointestinal fica inflamada. O sistema imunológico está enfraquecido, o nível de acidez no trato digestivo muda.As galinhas são principalmente suscetíveis a doenças bacterianas. No combate e prevenção da enterite tudo é importante: alimentação balanceada, calor, luz.
Aspergilose
A doença fúngica aspergilose afeta ovos, animais jovens e adultos. Sintomas em galinhas: letargia, dificuldade em respirar, crescimento atrofiado. Sinais de doença em aves adultas: diarreia, cansaço, tosse, falta de ar, morte de embriões.
Para efeito de prevenção, a cama é tratada com solução de sulfato de cobre, são observadas as normas zootécnicas: o galinheiro é ventilado, as normas de alojamento não são ultrapassadas por 1 metro quadrado e excluindo-se a ração estragada.
Salmonelose
A perigosa doença salmonelose é comum entre pessoas e pássaros. A bactéria entra através dos alimentos. O sistema digestivo é afetado. Sintomas: dificuldade em respirar, choro, sonolência. Galinhas têm diarréia. Após 2-5 dias, cólicas. Para fins preventivos, as galinhas são vacinadas aos 2 dias de idade.