Os alimentos compostos são alimentos criados por especialistas para o desenvolvimento da saúde e ganho muscular oportuno. Para frangos de corte, a mistura Purina contém vitaminas e minerais que contribuem para o crescimento de qualidade do frango. A ração também contém muitos componentes que ajudam os frangos a ganhar peso. Purina pode ser utilizada na criação de frangos em áreas fechadas e ao ar livre, o que não afetará a qualidade de absorção dos nutrientes.
Descrição e composição da ração Purina
A ração Purina consiste apenas em microelementos naturais necessários para o crescimento adequado dos frangos. A mistura permite equilibrar a nutrição em dois métodos de conservação (em celeiro ou ao ar livre). Este alimento é adequado tanto para frangos de corte quanto para galinhas poedeiras. A purina é rapidamente absorvida pelo corpo do animal, o que tem um efeito benéfico no volume da massa muscular.
A comida contém:
- gorduras vegetais;
- culturas de grãos (milho, trigo);
- farinha de calcário;
- vitaminas A, D3, E;
- giz, cálcio, fósforo, aminoácidos;
- óleos essenciais.
A mistura contém a dosagem correta da substância necessária para melhorar o crescimento. Os óleos essenciais contidos nos alimentos proporcionam boa imunidade e resistência a doenças.
Formulário de liberação
Ração composta para frangos de corte A purina é produzida na forma granular. É produzido em sacos de 10 e 25 quilos. Existem também dois tipos de alimento Purina para frangos de corte: frangos e aves com mais de duas semanas. Ração para frango Purina Start pode ser administrado até as duas semanas de idade. Ao consumir esta ração, as galinhas crescem rapidamente até o tamanho de uma ave adulta.
Para aves com mais de duas semanas, existe a ração Purina Grower. Esta é a mistura que os avicultores utilizam com mais frequência. Não contém mais substâncias que estimulem o crescimento, por isso os pintinhos comem alimentos naturais, de boa digestão e que fornecem boa quantidade de massa.
A composição contém muitos elementos úteis:
- grãos de milho;
- farinha de soja;
- trigo moído;
- óleo de soja;
- farinha de girassol;
- sal de cozinha;
- fosfato monocálcico;
- farinha de dolomita;
- enismos.
Os oligoelementos presentes na ração afetam ativamente o corpo da ave.Não é aconselhável alimentar os frangos com a mistura alguns dias antes do abate.
Vantagens e desvantagens
As desvantagens da Purina incluem o alto preço: o grão normal é muito mais barato. Você também pode preparar seu próprio feed.
A nutrição combinada tem uma série de vantagens para os frangos jovens:
- aumenta a imunidade (forma-se a produção de anticorpos contra infecções e doenças);
- contém fósforo e potássio, que melhoram o metabolismo e o desenvolvimento do sistema esquelético;
- boa digestão dos alimentos, razão pela qual o ganho de peso ocorre mais rapidamente do que com grãos normais;
- ganhar peso saudável, sem prejudicar a ave;
- uma dieta completa e balanceada, que facilita a criação de aves (sem necessidade de alimentação complementar);
- segurança com o padrão de alimentação correto.
Esquemas de alimentação de frangos de corte
Antes de iniciar a alimentação, você deve se familiarizar com a dosagem e as normas. O aumento ou diminuição excessivo da dose da mistura é prejudicial ao animal.
Para acelerar o ganho de peso em frangos de corte, é necessário verificar cuidadosamente a composição da mistura e a alimentação diária.
0-14 dias
Para alimentar as galinhas, use 10-30 gramas de mistura de ração diariamente. A alimentação excessiva pode causar problemas na absorção de microelementos, o que pode afetar a saúde da ave. Frequência de alimentação – 8 vezes ao dia. Durante esse tempo, a ave ganhará até 200 gramas. A mistura deve ser dada sempre fresca; alimentos ácidos podem causar problemas estomacais e retardar o crescimento.
15-33 dias
Da segunda à quarta semana, a ração deve ser dada na proporção de 130 gramas por dia. Nesse momento, o pássaro começa a ganhar volume. Durante este período é necessário alimentar 6-7 vezes ao dia. Nesse período, as aves ganham até um quilo e meio.
34-60 dias
Para galinhas a partir da quinta semana, a norma diária ideal é de 150-160 gramas de ração. Eles devem ser alimentados com esta dosagem até o abate. Em média, a ave chega a pesar três quilos.
Se esse esquema for seguido, o frango terá uma alimentação balanceada, na qual o peso aumentará sem causar danos à saúde.
Período e condições de armazenamento
O prazo de validade do Purina para frangos de corte é de 4 meses. Produtos que contêm antioxidantes têm vida útil mais longa.
Para que os alimentos sejam armazenados por mais tempo, são necessárias certas condições:
- a ração mista deve ser mantida em local seco, evitando a luz solar direta;
- as instalações devem estar livres de mariposas, camundongos, ratos e outras pragas;
- a área de armazenamento deve ser bem ventilada;
- Os produtos podem ser armazenados em contêineres macios especializados, armazenados sob uma cobertura, ou desembalados a granel em armazéns de piso.