A criação de aves no chão é usada na criação de aves tanto em fazendas privadas quanto em escala industrial. A eficiência económica desta técnica é inferior à das células. Mas também tem vantagens significativas, graças às quais é popular. A densidade populacional dos frangos de corte quando mantidos no chão depende da existência de ventilador no ambiente.
- Vantagens e desvantagens do alojamento de piso para frangos de corte
- Variedades do método
- Um galinheiro normal sem abastecimento automático de água e ração com corredor anexo
- Método sem caminhada com cama profunda
- Aplicação de pisos de malha
- Como organizar um sistema de piso em casa
- Preparação
- Lixo
- Equipamento
- Andar
- Tipo de alojamento e densidade de alojamento de frangos de corte
Este indicador também é influenciado por outros fatores com os quais um avicultor iniciante deve se familiarizar.
Vantagens e desvantagens do alojamento de piso para frangos de corte
A manutenção de frangos no chão apresenta uma série de vantagens, entre as quais se destacam:
- as galinhas crescem e se desenvolvem em condições tão naturais quanto possível;
- o esqueleto e os músculos da ave desenvolvem-se bem, o risco de lesões é reduzido;
- enquanto caminham pelo curral, as galinhas encontram pasto, que serve como fonte de nutrição adicional;
- a ave desenvolve alta imunidade e normaliza o metabolismo;
- os movimentos dos frangos não são limitados, graças aos quais encontram locais adequados para comer e descansar, e não sofrem tanto com o calor e a falta de ar;
- os custos monetários para a compra de equipamentos e estoques adicionais são reduzidos.
Enquanto isso, esta tecnologia para criação de frangos apresenta algumas desvantagens:
- utilização irracional das instalações, com o que se reduz a quantidade de produtos cárneos obtidos em cada metro quadrado da área alocada;
- a manutenção das instalações é quase impossível de mecanizar;
- o processo de manutenção das condições sanitárias e higiênicas necessárias torna-se mais complicado;
- é necessário trocar e descartar constantemente o lixo;
- parte da energia da ração consumida é gasta na movimentação e não no ganho de peso.
Variedades do método
Existem diversas variedades do método de manutenção de frangos de corte no chão de um aviário, que apresentam características de alimentação, manutenção de padrões sanitários e higiênicos e outros parâmetros vitais necessários.
Um galinheiro normal sem abastecimento automático de água e ração com corredor anexo
Este método de criação de frangos não pode ser utilizado se as granjas desejam receber carne durante todo o ano. É utilizado na criação de um pequeno número de galinhas (até cem indivíduos) durante a estação quente. Um requisito importante neste caso é a disponibilidade de alimentos de alta qualidade.
As operações de alimentação, limpeza das instalações, rega e limpeza, neste caso, são realizadas exclusivamente à mão. O proprietário precisará de um certo tempo para concluir tais procedimentos.
Método sem caminhada com cama profunda
Este método de criação de frangos exigirá a preparação de um galinheiro com uma espessa camada de cama feita de materiais naturais. Se ao mesmo tempo você construir um sistema automático de distribuição de alimentos e água, além de equipar um sistema de ventilação, poderá acomodar uma grande população - até 1000 indivíduos. As aves podem ser criadas durante todo o ano.
Aplicação de pisos de malha
A construção deste tipo de galinheiro envolve uma série de atividades. Os estandes são instalados a uma altura de 0,5 m do chão, sobre os quais são colocadas molduras e esticada uma malha fina. O tamanho das molduras é de 1,5 x 2 M. Se desejar, pode-se instalar bandejas sob a malha onde se acumularão os excrementos dos frangos. Quando mantido, não há contato entre a ave e os excrementos, o que melhora as condições sanitárias. Os excrementos coletados são usados como fertilizante ou vendidos com lucro adicional.
Como organizar um sistema de piso em casa
O método mais eficaz e confiável de manter frangos de corte em escala industrial e em residências particulares é o sistema de piso. Organizar você mesmo não será difícil.
Preparação
Antes de transferir os frangos para o galinheiro, é necessário realizar um trabalho preparatório, que consiste em:
- limpeza das instalações;
- lavar pisos e paredes;
- tratamento com desinfetantes;
- caiado com cal apagada.
Você também precisa tomar cuidado para manter uma temperatura confortável no ambiente. No inverno, o ambiente deve ser aquecido e no verão bem ventilado.
Imediatamente antes da chegada dos frangos, são instalados comedouros, bebedouros e a iluminação é organizada.
Lixo
A colocação adequada e a seleção da roupa de cama garantem calor e conforto no galinheiro. É feito exclusivamente de materiais naturais:
- canudo;
- casca de semente de girassol;
- serragem;
- feno.
Você pode misturar vários tipos de roupa de cama. Sua espessura pode variar dependendo da época. No verão bastam 8 a 9 cm e no inverno são colocados até 20 cm de material. A cama de alta qualidade permanece seca e solta o tempo todo, sua espessura não ultrapassa 35 cm.
Equipamento
Em primeiro lugar, são instalados dispositivos de iluminação e ventilação no galinheiro. Para facilitar a manutenção, as lâmpadas são penduradas logo acima da cabeça da pessoa. Ao instalar janelas, você economiza dinheiro em iluminação e elas também servirão como fonte de ventilação adicional. Os frangos se sentem mais confortáveis nessas condições. Ao mesmo tempo, as janelas são cobertas por dentro com uma malha de metal para evitar a fuga de pássaros ou a entrada de animais selvagens.
Para garantir que a água não derrame e molhe a cama, devem ser instalados bebedouros a vácuo ou cochos com bandejas especiais. O tipo de comedouro instalado depende do tipo de ração que você planeja alimentar os frangos. Na utilização do purê, dá-se preferência a bandejas rasas de plástico ou metal.
Para a criação de frangos de corte é útil adquirir dispositivos como higrômetro e termômetro para poder controlar o nível de temperatura e umidade.
Andar
Não muito longe do galinheiro, será equipada uma área onde os frangos serão passeados diariamente. A cerca é construída a partir de uma malha de arame com malha não superior a 1,5 cm, sendo também necessária a construção de copas sob as quais a ave se esconderá do sol. Bebedouros e comedouros são colocados ao longo de todo o perímetro do curral. Banhos de cinzas equipados evitam o aparecimento de parasitas e doenças em frangos de corte.
Tipo de alojamento e densidade de alojamento de frangos de corte
Os especialistas recomendam colocar 40 aves em cada metro quadrado de área. Esta densidade de plantio é considerada a mais eficaz. Densidade ideal sem instalação de meios de ventilação adicionais - 15 indivíduos por 1 m2, e com ventilação - 25 frangos por 1 m2.
Nos domicílios que criam frangos de corte para produção de carne, utiliza-se um tipo de plantio sem divisória, que permite colocar o maior número possível de frangos na área destinada. Nas granjas avícolas, a área é dividida em seções distintas, e uma passagem central é organizada entre elas.