Na criação de frangos de corte, os avicultores dão preferência às espécies coloridas. São os frangos Sasso que se distinguem pela sua carne e pelo rápido ganho de peso recorde. A ave não é exigente com a alimentação e sua carne é nutritiva e de sabor agradável e único. Graças às vantagens da raça, não é difícil criar frangos Sasso em granjas avícolas e particulares.
- História de origem
- Descrição e características do frango
- Exterior e cor
- Qualidades produtivas
- Peso e maturação
- Carne
- Ovos
- Especificidades do personagem
- Vantagens e desvantagens das galinhas
- Variedades de raça
- Sutilezas de manter e cuidar de galinhas Sasso
- Em um aviário com caminhada
- Nas células
- Muda e quebra na postura de ovos
- Substituição planejada do rebanho
- Dieta e ordem de alimentação
- Recursos de reprodução
- Doenças e prevenção
História de origem
Os criadores franceses trabalharam cerca de 10 anos para desenvolver a raça. Aves lutadoras eram usadas para produzir frangos coloridos. A raça Sasso possui subespécies que se diferenciam em características produtivas e cores. As características distintivas dos frangos coloridos são a carne e a maturidade precoce.
Descrição e características do frango
Os frangos de corte apresentam vantagens produtivas em relação às raças convencionais e também diferem na aparência.
Exterior e cor
O pássaro Sasso é caracterizado por uma aparência única: corpo forte e baixo, peito largo e cabeça pequena. O frango sasso possui brincos pequenos e pente, além de bico de tamanho médio e cor clara. Asas relativamente curtas. A combinação original de plumagem multicolorida com patas amarelas e pele cor de areia escura diferencia as galinhas Sasso de outras aves.
Paletas de plumagem comuns para frangos de corte coloridos: vermelho tijolo, preto, fulvo. Uma pena dura cresce densamente.
Qualidades produtivas
Naturalmente, são as características produtivas que determinam a demanda por raças individuais.
Peso e maturação
A vantagem da ave Sasso é o seu rápido crescimento e ganho de peso. Um bom cuidado proporciona aos pintinhos um ganho de peso diário de cerca de 60 g, portanto, após 8 a 9 semanas, os pintinhos ganham peso de cerca de 2 kg. As galinhas adultas chegam a pesar cerca de 4 kg e os galos podem pesar de 6 a 7 kg.
Carne
A estrutura macia e suculenta é uma característica da carne de frango Sasso. Portanto, é um produto adequado para o preparo de pratos dietéticos.
Ovos
Normalmente, os frangos de corte não podem se orgulhar da produção de ovos. Se a ave receber nutrição e cuidados adequados, 120-150 ovos podem ser coletados por ano.Ao mesmo tempo, é preciso levar em conta as nuances da raça - a primeira ninhada de frangos não agradará tão cedo os avicultores. A galinha começa a botar ovos ativamente aos 6 a 8 meses de idade, embora alguns indivíduos possam botar ovos após 11 a 12 meses.
Especificidades do personagem
O pássaro tem um caráter descontraído. Embora os ancestrais do Sasso fossem de raças lutadoras, os frangos modernos não são propensos à agressão. Às vezes é observada timidez, o que pode afetar negativamente a produção de ovos das galinhas. Como a raça Sasso é criada principalmente para carne, a timidez não cria problemas durante o cultivo.
Vantagens e desvantagens das galinhas
A raça de frangos Sasso é muito popular entre os avicultores devido a diversas vantagens:
- imunidade forte proporciona resistência a doenças infecciosas aviárias comuns;
- os animais jovens apresentam uma boa taxa de sobrevivência;
- preço acessível de frangos (pintinhos com vários dias podem ser comprados por 75-85 rublos).
A principal desvantagem da raça Sasso é a sua sensibilidade ao aliciamento. Aves mal cuidadas não só reduzem a sua produtividade, mas também podem adoecer.
Variedades de raça
Os frangos sasso xl 551 (França) são do tipo carne. A raça é famosa não só pela sua carne suculenta e saborosa, mas também pelos seus frangos que crescem rapidamente e ganham massa muscular rapidamente. Além disso, para criar aves carnudas, não é necessário usar hormônios ou aditivos especiais.
Sutilezas de manter e cuidar de galinhas Sasso
Os criadores franceses trabalham constantemente para melhorar as características da raça. Os frangos Sasso adaptam-se bem a quaisquer condições climáticas.
Em um aviário com caminhada
Um amplo pátio para caminhada garante ótimas condições para o desenvolvimento dos frangos.Não há necessidade de criar uma cerca alta em todo o perímetro do local. Um pássaro com asas curtas e uma carcaça enorme simplesmente não é capaz de voar por cima da cerca. Na hora de montar um pátio, é necessário construir uma cobertura no canto para que o pássaro possa se abrigar durante a chuva.
Nas células
Para crescer em gaiolas não é necessário criar condições especiais para frangos Sasso. Para economizar espaço, as gaiolas são instaladas em 3 níveis. O número de animais em uma gaiola depende da idade das galinhas. Medidas básicas para cuidar dos frangos: substituição regular da cama, desinfecção regular das gaiolas. Para fornecer proteção natural contra parasitas, são organizados periodicamente banhos de cinzas para as aves.
Muda e quebra na postura de ovos
Como a raça Sasso é uma raça de carne, o problema de reduzir ou interromper a postura de ovos não preocupa os avicultores. A taxa de muda em aves com diferentes tons de plumagem pode variar. É importante que a ausência periódica de penas não prejudique a saúde dos frangos.
Substituição planejada do rebanho
Na atualização da pecuária, leva-se em consideração que a raça de frango Sasso é criada principalmente para carne. Frangos de 2 meses são encaminhados para abate. Não é racional manter galinhas mais velhas – os custos aumentam e o ganho de peso diminui.
Claro, existem subespécies da raça Sasso que ganham peso moderadamente. A produção de ovos dessas galinhas paga os custos de sua manutenção. Ao criar essas galinhas poedeiras, é necessário levar em consideração que 2 anos é o período mais produtivo da vida de uma ave.
Dieta e ordem de alimentação
A melhor opção para garantir uma nutrição nutritiva com custos mínimos para seu preparo é utilizar ração de fábrica.Ao escolher uma espécie, é preciso levar em consideração as condições de detenção e a idade da ave. Esta dieta é caracterizada pelo equilíbrio de todos os elementos: carboidratos, proteínas, gorduras. Além disso, as vitaminas e microelementos necessários estão presentes nas quantidades certas.
Idade do pássaro | Alimentação de fábrica | Mistura caseira |
Galinhas com até 2 semanas de idade recebem 10 a 25 g de ração. As misturas de nutrientes ajudam a normalizar o funcionamento do trato digestivo, formar o esqueleto e construir músculos | A mistura PK6-1 está disponível na forma de pequenos grânulos (contém principalmente milho moído, trigo triturado, ervilha, cevada, giz, casca). Contém um complexo de vitaminas e minerais | Composição aproximada:
· milho – 50%; · trigo – 16%; · cevada – 7%; · bolo/refeição 14%. Inclui queijo cottage/kefir com baixo teor de gordura – 12% |
Galinhas com idade entre 15 e 30 dias recebem 90-120 g de ração. Selecione formulações com grânulos maiores | As misturas PK6-2 já contêm farinha de carne e ossos, lisina e óleo vegetal | Composição da alimentação:
· milho – 48%; · trigo – 13%; · refeição/bolo – 19%; · farinha de carne e ossos – 7%; · fermento alimentar – 5%: · erva jovem – 3%. A comida é preparada na forma de uma mistura umedecida - água/leite é adicionada à comida |
Aves com idade a partir de 30 dias até o abate (norma nutricional - 140-160 g). Use misturas enriquecidas com vitaminas (para máximo ganho de peso dos frangos em um curto período) | Tipo de alimentação Acabamento PK6-3. A mistura está disponível em grânulos grandes | Composição da alimentação:
· milho – 45%; · trigo – 13%; · cevada – 8%; · bolo/refeição – 17%; · farinha de carne e ossos/peixe – 7%; · levedura alimentar – 5%; · verduras frescas – 1%; · giz – 1%. Suplementos vitamínicos e minerais. |
Importante! É proibido utilizar resíduos alimentares na alimentação de frangos de corte.
Ao alimentar aves, você deve seguir a norma. Isso é importante no preparo da dieta para frangos de corte com mais de 30 dias, pois ultrapassar a norma leva à obesidade da ave.
Recursos de reprodução
As Caldeiras Sasso são criadas para produzir carne altamente nutritiva em um curto período de tempo. Na maioria das vezes, as aves com 2 a 4 meses de idade são abatidas. Não é racional aumentar as caldeiras mais antigas, uma vez que o ganho de peso diminui e as taxas de alimentação aumentam.
Importante! O ganho de peso ativo é observado em galinhas de até um mês de idade. Portanto, atenção especial é dada à questão da nutrição das aves nesse período.
Doenças e prevenção
A vantagem das aves Sasso é a sua resistência às doenças. Obviamente, essa condição é atendida com cuidados regulares com as aves. Se a granja contiver um número significativo de frangos, recomenda-se o uso periódico de antibióticos. Esta medida evitará o surto e a propagação de doenças infecciosas. Condições adequadas de cultivo, alimentos frescos e manutenção regular são os requisitos para a criação de caldeiras sasso. O principal é que a raça demonstre produtividade com um custo médio de insumo.