Verões curtos e invernos longos e frios na maioria das regiões da Rússia, especialmente na Sibéria, impediram a criação de aves produtivas. A raça de galinhas Tsarskoye Selo não tem problemas de adaptação às duras condições climáticas. É resistente, despretensioso e versátil: ganha bom peso em 1 a 2 anos e tem boa produção de ovos.
- Origem da linhagem racial
- Descrição e características da raça de galinhas Tsarskoye Selo
- Exterior e cor
- Qualidades produtivas
- Puberdade e produção de ovos
- Temperamento de Frango
- Principais vantagens e desvantagens
- Variedades de raça
- Características de manutenção e cuidados
- Casa de aves
- Área de caminhada
- Comedouros e bebedouros
- Muda e quebra na produção de ovos
- O que alimentar as galinhas Tsarskoye Selo?
- Dieta sazonal
- Ração diária
- Sutilezas da criação
- Possíveis doenças
- Frio
- Coccidiose
- Pasteurelose
- Vermes
- Piolhos, piolhos, ácaros
- Onde posso comprar ovos e aves?
Origem da linhagem racial
A raça foi criada por cientistas russos no final do século XX. Na obtenção de um genótipo estável, foram utilizados frangos de corte das raças argilosas-6, New Hampshire e Poltava como progenitores. O objetivo da seleção foi obter aves altamente produtivas para reprodução nos domicílios.
Descrição e características da raça de galinhas Tsarskoye Selo
Czarskoie Selo galinhas pertencem à carne e ao ovo tipo. A ave é despretensiosa na manutenção, resistente a doenças e tolera bem as baixas temperaturas.
Exterior e cor
As galinhas Tsarskoye Selo têm plumagem elegante e exuberante. O traje heterogêneo vermelho e preto confere às aves uma aparência decorativa. A tonalidade vermelha predomina nas asas, corpo e pescoço. Penas pretas com listras e salpicos são encontradas na cauda. Os galos são mais brilhantes e expressivos que as galinhas.
Um pássaro adulto atinge tamanhos grandes. O peso médio dos galos é de 3.200 gramas, das galinhas – 2.800 gramas. As patas são altas, nuas, de cor amarelo claro. O bico é do mesmo tom. O pente, os brincos e os lóbulos são pequenos (especialmente nas galinhas), de um vermelho intenso. A cabeça é bem cuidada, com pescoço comprido.
Qualidades produtivas
O peso da carcaça de uma ave de um ano é suficiente para ser utilizada como carne. Nessa idade, os galos vão para o abate. As galinhas ficam mais um ano para produzir ovos. Ao completar 2 anos, o rebanho se renova, pois diminui a produtividade das galinhas poedeiras.
Puberdade e produção de ovos
As galinhas poedeiras jovens começam a botar ovos aos 5-6 meses de idade. A maturação final dos frangos ocorre no final do ano. Uma galinha adulta pode produzir mais de 170 ovos por ano, dependendo dos cuidados.Os ovos, mesmo de galinhas jovens, são grandes - até 60 gramas, de cor marrom.
Temperamento de Frango
As galinhas Tsarskoye Selo são ativas e curiosas. Os galos são agressivos com os “inimigos” da família das galinhas: gatos, cachorros, pássaros selvagens. Pode haver brigas e brigas dentro do rebanho, especialmente se os galos não tiverem amigas galinhas.
Principais vantagens e desvantagens
A ave não tem medo de baixas temperaturas, mantendo-se ativa e produtiva. Durante a incubação, a taxa de fertilização dos ovos é de 100%. A taxa de sobrevivência das galinhas é de cerca de 98%. A galinha Tsarskoye Selo manteve o instinto de chocar e não abandona o ninho se pousar sobre os ovos. A desvantagem da raça é o curto período produtivo: até 2 anos para carne e ovos.
Variedades de raça
A raça Tsarskoe Selo possui galinhas com favos em formato de rosa e de folha. A primeira variedade é mais endurecida e supera a segunda em massa. As galinhas em formato de folha são mais termofílicas e põem mais ovos.
Características de manutenção e cuidados
A raça Tsarskoye Selo foi criada para as regiões do norte. Mas também prospera em climas mais quentes. Ao mantê-lo é necessário levar em consideração que a ave é ativa e curiosa.
Casa de aves
Para aves adultas, não é necessário manter temperatura elevada no aviário. As galinhas são ativas; seu bem-estar e apetite não são afetados por temperaturas próximas de zero graus. A raça Tsarskoye Selo não precisa de poleiros para dormir à noite. A manutenção no chão é mais segura para aves com peso de cerca de 3 kg e dimensões significativas. A área das instalações é determinada pelo número de animais. Deve haver pelo menos 0,5 metros quadrados por ave. As galinhas poedeiras precisam de ninhos (na proporção de 1 ninho para 5 galinhas), instalados em locais tranquilos e sombreados, a uma altura de 50 a 70 centímetros.
A ave precisa de uma boa iluminação: uma combinação de natural e artificial. Para maior comodidade, é instalado um temporizador que liga e desliga automaticamente a iluminação. Recomenda-se deixar uma lâmpada de baixa potência acesa constantemente durante a noite para que a ave não seja incomodada.
Área de caminhada
A raça de galinhas Tsarskoye Selo precisa de um lugar para passear. O pássaro adora passear e não tem medo de resfriados. A área aproximada de caminhada é de 1,5 metros quadrados por pessoa. Para organizar a caminhada, é instalado um aviário próximo ao aviário. Nas áreas rurais, as galinhas têm mais espaço para passear fora da horta.
Comedouros e bebedouros
É necessário garantir que a ave não consuma ração e água contaminadas. A água é trocada 2 vezes ao dia. A bebida deve estar livre de impurezas e cloro. O bebedouro é sempre lavado para evitar a formação de mofo nas paredes. A temperatura da água é de 15 a 17 graus.
Os alimentadores são instalados a uma altura de 10 a 15 centímetros acima do piso. O design dos comedouros não deve permitir que as aves coloquem as patas neles e deve ser conveniente para remover resíduos de alimentos. Alimentadores permanentes são instalados para a mistura de grãos.
Legumes e ervas são fornecidos em recipientes especiais que podem ser bem lavados e desinfetados. Areia e conchas trituradas são colocadas em recipientes adequados para pássaros e armazenadas em local permanente no aviário.
Muda e quebra na produção de ovos
Durante a muda, as aves param de botar ovos e ficam suscetíveis a doenças. As galinhas Tsarskoye Selo permanecem ativas durante este período. O período de muda pode durar até 2 meses. A muda tardia indica falta de vitamina D na dieta dos frangos.
O que alimentar as galinhas Tsarskoye Selo?
A dieta das galinhas não deve diferir significativamente nas diferentes épocas do ano. Vitaminas e suplementos minerais devem estar presentes em todos os momentos.A base da nutrição são grãos triturados de trigo e milho. Aveia, centeio e cevada não devem representar mais do que 10% dos alimentos secos. A mistura de grãos é preparada na forma de purê úmido. O grão triturado é colocado em um recipiente de acordo com a proporção e adicionado um pouco de água. O purê não deve ficar seco nem grudar nas mãos.
Além da dieta principal deve ser:
- ervilhas, feijões (cozidos, triturados);
- legumes (cozidos, purê);
- frutas (cruas, cortadas);
- verduras (frescas, secas);
- óleo vegetal;
- farinha de ossos;
- giz.
Se houver ração para galinhas disponível, a dieta é ajustada dependendo de sua composição.
Dieta sazonal
Na primavera e no verão, grama fresca é adicionada diariamente ao alpiste:
- dente de leão;
- Quinoa;
- trevo;
- piolhos.
A grama é dada inteira ou cortada. Após 30 minutos, os restos não consumidos são removidos.
Cenoura desfiada e topos de beterraba são adicionados ao purê. As raízes (cenoura, beterraba) são fervidas e cortadas. Abobrinha, abóbora, maçãs e peras são fornecidas frescas. No período outono-inverno, prepara-se um purê com vegetais cozidos, acrescentando-se farinha de capim seco. As batatas são cozidas e amassadas. Sirva sem misturar com outros vegetais.
Ração diária
Alimentando galinhas dividida em 3 doses, com intervalo de 6 horas. De manhã e à noite dão uma mistura de grãos e verduras. No almoço, a principal porção da comida são os vegetais. Grãos ou rações mistas representam cerca de 20% do volume. A quantidade de ração por ave é, em média, de 80 gramas por dia.
Com base no número de rebanhos, a ração é calculada e preparada para 1 alimentação. As galinhas devem ficar saciadas em 10 minutos. Os restos não consumidos são removidos dos alimentadores. Deve haver sempre água doce, conchas e areia em casa.
Sutilezas da criação
Para aves ativas, é necessário proporcionar um local para caminhadas constantes e um amplo galinheiro.
Possíveis doenças
A raça de galinhas Tsarskoye Selo é resistente a infecções e resfriados. A causa da morte pode ser parasitas transportados por camundongos, ratos, pardais e corvos. Vacinação de frango e a nutrição equilibrada dos animais jovens aumentará a imunidade das aves adultas.
Frio
Os resfriados podem ser causados por correntes de ar no galinheiro e no chão frio. Se a ave ficou letárgica, parou de botar ovos e anda com o bico aberto, ela precisa ser colocada em um local seco e isolado e a água substituída por infusões de vitaminas. Em casos graves, são usados antibióticos.
Coccidiose
A infecção por coccídia ocorre mais frequentemente durante a caminhada, quando o pássaro bica minhocas e verduras junto com o solo. Sintomas de infecção:
- azul dos brincos e do pente;
- fezes moles e frequentes;
- letargia;
- o pássaro está com frio, por isso está constantemente tufado;
- perda de apetite;
- sede.
A ave doente é colocada em uma gaiola. O tratamento é com medicamentos antibacterianos. Prevenção - vacinação de frangos, limpeza diária do aviário. Se houver sinais de coccidiose, desinfete as instalações e equipamentos.
Pasteurelose
Galinhas saudáveis podem ser infectadas por ácaros ao bicarem as fezes de aves selvagens doentes. O período desde a infecção até os primeiros sintomas não excede 2 dias. A doença pode ocorrer de forma aguda ou crônica. Sinais de infecção bacteriana aguda:
- sede;
- perda de apetite;
- temperatura até 44 graus;
- cianose de vieira;
- espuma mucosa do nariz;
- sangue nas fezes;
- apatia.
É impossível curar uma ave infectada com pasteurelose. As galinhas doentes devem ser abatidas e as carcaças eliminadas.A elevada taxa de sobrevivência de agentes patogénicos exige uma desinfecção completa e repetida das instalações e equipamentos. Prevenção - vacinação de frangos a partir dos 6 meses.
Vermes
A ascaridíase é uma infestação helmíntica que afeta galinhas poedeiras e rebanhos parentais. A infecção ocorre através de aves selvagens ou de galinhas compradas. Os sinais de infecção são diminuição da produção de ovos, perda de apetite e sede. O tratamento é realizado por um longo período com medicamentos contendo fenbendazol.
Piolhos, piolhos, ácaros
A fonte de infecção das galinhas são as aves selvagens. Os insetos causam grande preocupação à ave, por isso ela perde parte da plumagem, perde peso, deixa de botar ovos e fica vulnerável a infecções e outros parasitas. O tratamento químico oportuno dos frangos e a desinfecção do aviário dão bons resultados no combate à malofagose.
Onde posso comprar ovos e aves?
Você pode comprar ovos e galinhas no VNIIGRZh de São Petersburgo ou em criadores particulares.