Com a chegada do frio, muitos agricultores enfrentam problemas na seleção dos alimentos para seus animais de estimação. Para evitar que os animais emplumados percam as penas e a capacidade de botar ovos, devem ser fornecidas condições confortáveis e a dieta deve ser cuidadosamente selecionada. Portanto, surge a pergunta: como alimentar as galinhas no inverno para que ponham ovos. Não só a qualidade, mas também a quantidade dos alimentos, bem como a frequência da alimentação são importantes.
- Características da alimentação de galinhas poedeiras no inverno
- O que alimentar as galinhas no inverno?
- Alimentação de leguminosas
- Raízes
- Comida verde
- Componentes coníferos
- Comida animal
- Resíduos de jardinagem
- Complexos minerais
- Água
- Suplementos Saudáveis
- Alimentos proibidos para galinhas
- Como preparar a ração para galinhas poedeiras no inverno?
- Usando unidades elétricas para preparar ração
- O que alimentar para aumentar a produção de ovos no inverno
Características da alimentação de galinhas poedeiras no inverno
No tempo frio, fica difícil cuidar das aves devido aos seguintes fatores:
- redução da temperatura no galinheiro;
- diminuição da mobilidade da própria ave;
- incapacidade de repor de forma independente o nível de proteína alimentar no corpo.
A norma nutricional no inverno é de 3 a 4 vezes ao dia. Ao mudar para a nutrição de inverno, é importante seguir as regras:
- De manhã, é melhor alimentar as galinhas com comida quente.
- Durante o dia, você pode dar ração composta misturando sal de cozinha e giz.
- À noite, uma mistura de diferentes tipos de grãos é uma nutrição ideal. O grão deve ser bem triturado, pois neste caso a ave não precisará gastar energia para engolir e digerir os alimentos. Um jantar farto o ajudará a se manter forte e aquecido até de manhã.
Estas regras simples de alimentação irão ajudá-lo a evitar muitos problemas.
O que alimentar as galinhas no inverno?
A dieta deve ser completa e variada. Deve conter raízes, legumes, grãos, ervas, rações mistas, complexos minerais e sempre água suficiente.
Alimentação de leguminosas
Como as leguminosas contêm proteínas e aminoácidos benéficos, elas devem ser incluídas na dieta para repor as reservas das aves. Eles devem ser dados fervidos. Para cozinhar, o feijão deve ficar de molho por algumas horas e depois ferver em fogo baixo. Em alguns casos, o feijão é adicionado à ração como grão. O frango pode absorver a substância tratada termicamente sem muito esforço.
Raízes
As raízes familiares às aves também não interferem na dieta. A melhor opção seriam batatas. É necessário para a formação da casca do ovo devido ao seu alto teor de amido.
Importante! Recomenda-se organizar antecipadamente o fornecimento de batatas para as aves. Basta reservar pequenas raízes que não sejam adequadas para cozinhar.
Além das batatas, as seguintes raízes devem ser incluídas na dieta:
- Cenoura. Pode ser cultivada em canteiros destinados diretamente ao cultivo para alimentação animal. Você pode dar preferência às variedades de ração. Têm sabor inferior, mas contêm todas as substâncias necessárias.
- Beterraba. Esta cultura é necessária para alimentar pássaros, mas armazenar beterraba forrageira é bastante problemático, pois seca rapidamente. Usar uma cobertura de estopa ajudará a corrigir a situação.
Adicionar vários tipos de raízes ajudará a melhorar a produção de ovos.
Comida verde
Para obter vitaminas e fibras dos alimentos, as galinhas domésticas devem comer verduras. Plantas recomendadas para aves:
- dente de leão;
- alfafa;
- Quinoa;
- trevo;
- urtiga.
Durante as geadas, esses componentes são adicionados na forma seca como aditivo ao mosto nutritivo.
Componentes coníferos
Não se esqueça da farinha de pinho. É adicionado às misturas de rações. As agulhas são necessárias para manter as aves em boa forma durante períodos de imunidade enfraquecida. Fornecer alimentos com as vitaminas necessárias aumentará a intensidade dos processos reprodutivos.
Comida animal
Para alimentar as aves no inverno, é recomendável introduzir produtos de origem animal na dieta. Eles são ricos em aminoácidos benéficos necessários para a formação dos ovos. Os produtos lácteos fermentados mais acessíveis para os avicultores são:
- queijo tipo cottage;
- quefir;
- leite coalhado.
Você também pode adicionar farinha de carne e ossos, peixes e resíduos de carne à ração.
Resíduos de jardinagem
As galinhas prosperam com resíduos de jardim.Podem ser peras podres, maçãs, ameixas, que foram colocadas em porões para armazenamento a longo prazo. Eles geralmente são adicionados ao purê. Apesar de alguns defeitos, as frutas não perdem vitaminas e aminoácidos.
Complexos minerais
Para repor o equilíbrio mineral no corpo da ave, são necessários aditivos alimentares. Ideal: giz, cascas trituradas, cinzas e cascas de ovo. Todos eles são necessários para a função reprodutiva do frango. O sal de cozinha também é usado como aditivo. Contém grandes quantidades de sódio e cloro.
Água
Não importa a qualidade da comida, alimentar as aves é impossível sem água. Sempre deve haver quantidade suficiente nas tigelas. As galinhas regulam de forma independente a quantidade de líquido que consomem. Eles bebem após cada refeição. Em alguns casos, em vez de água, usa-se neve no inverno, que derrete e se transforma em água limpa.
Importante! A água deve ser substituída regularmente por água limpa.
Suplementos Saudáveis
Para um cuidado completo, é necessário introduzir suplementos vitamínicos especiais na dieta alimentar. Podem ser misturas prontas oferecidas nas lojas. Eles não contêm hormônios de crescimento ou conservantes prejudiciais, mas contêm aminoácidos, vitaminas e minerais.
Os seguintes produtos podem ser suplementos vitamínicos:
- algas secas (algas marinhas). Eles saturam a gema e fortalecem a casca dos ovos;
- o óleo de peixe é um depósito de ácidos graxos necessários para as aves;
- vinagre de maçã, para melhorar a qualidade da plumagem e aumentar o tom geral da ave;
- probióticos para aumentar a defesa imunológica;
- bagas (roseira brava, espinheiro, sorveira vermelha) como fonte de vitaminas.
É aconselhável adicionar fermento de padeiro aos alimentos. Eles promovem ganho de peso e melhoram a produtividade.
Esses aditivos são administrados às aves triturados ou misturados com ração seca.
Alimentos proibidos para galinhas
Existe uma certa lista de alimentos que são prejudiciais às galinhas poedeiras. Inclui:
- salsichas que podem causar distúrbios no sistema cardiovascular das aves;
- leite - para evitar o desenvolvimento de disbiose;
- queijo. Seu alto teor de gordura causa obesidade e temperos e conservantes afetam negativamente o bem-estar dos frangos;
- chocolate e café;
- álcool, uma vez que as aves não conseguem digerir o álcool;
- compota - devido ao teor prejudicial de açúcar.
- óleo, que também não é digerido pelo corpo do frango.
Todos esses produtos são prejudiciais não só à função reprodutiva das aves, mas também a todo o seu corpo.
Como preparar a ração para galinhas poedeiras no inverno?
Para economizar dinheiro, você pode preparar comida em casa. Primeiro você precisa escolher a consistência da futura mistura. Pode ser comida seca ou pastosa. A base de qualquer um deles é o grão. A ele são adicionados os produtos desejados: capim seco, vegetais e frutas, além de farinha de ossos, laticínios e suplementos vitamínicos.
É importante atingir a consistência desejada, o que não complicará o processo de deglutição e digestão da ave. Para isso, utilize um triturador, ralador ou tesoura de poda. Se necessário, a consistência da alimentação pode ser alternada. Isso tornará a dieta das aves variada.
Usando unidades elétricas para preparar ração
Para preparar alimentos com a qualidade exigida, é necessário picá-los adequadamente. É difícil fazer isso manualmente, portanto, se você tem um grande número de aves, deve pensar em adquirir equipamentos especiais.Um picador elétrico é capaz de esmagar não apenas raízes, mas também grãos e legumes. O melhor é considerado uma unidade com motor bifásico. É mais poderoso e fornecerá alimento para todo o gado.
Um vaporizador se tornará um auxiliar indispensável na casa. Trata-se de um dispositivo desenvolvido para preparar rações a partir de resíduos alimentares, verduras e rações suculentas. Com sua ajuda, você poderá preparar alimentos saudáveis e com alto teor calórico no menor tempo possível.
O que alimentar para aumentar a produção de ovos no inverno
Para que as galinhas ponham ovos no inverno, é necessário complementar a dieta com os produtos que estão envolvidos na formação dos ovos. Não é recomendado mudar apenas para alimentação de grãos. Não satisfaz plenamente a necessidade de alimentação variada das galinhas poedeiras, razão pela qual a sua produtividade diminui. O conteúdo de vitaminas, minerais e aminoácidos deve ser aproximadamente o mesmo para que não haja deficiência de nenhum dos elementos.
A nutrição adequadamente organizada das galinhas poedeiras no inverno garantirá uma alta produção de ovos e ajudará as aves a manter a saúde em baixas temperaturas. Não se esqueça de construir um galinheiro. Se estiver suficientemente isolado, o volume de alimentos não terá que ser aumentado.