Ao criar diversas raças de frangos, os avicultores buscam uma opção que seja líder na produção de ovos. Leghorn é uma variedade de frango valorizada por essa característica. Ao longo da sua existência, a raça conseguiu ganhar popularidade entre os avicultores profissionais e amadores.
- A história das galinhas Leghorn
- Descrição e características da raça
- Variedades e sua aparência
- Anão
- Branco
- Marrom
- Dálmata
- Isabel
- Lavanda
- Caráter e temperamento dos pássaros
- Produtividade da raça
- Como determinar a idade de uma galinha?
- Como distinguir galinhas de galos?
- Principais prós e contras
- Especificidades do conteúdo da raça
- Requisitos do aviário
- Preparando uma área para caminhada
- Instalação de comedouros e bebedouros
- Muda sazonal
- Substituição de gado
- O que alimentar a raça
- Galinhas
- Galinhas adultas
- Reprodução e Incubação
- Doenças e como tratar
A história das galinhas Leghorn
O berço da raça é a Itália. Depois de algum tempo, os frangos foram trazidos para a América, onde começaram a ser cruzados com outras variedades. O resultado desejado foi obter uma ave com características ideais. Os especialistas se concentraram na maior porcentagem possível de produção de ovos.
Assim que o sucesso foi alcançado, a Europa interessou-se pela raça. Mais tarde, a Bielorrússia, a Rússia e a Ucrânia precisaram de Leghorn. Quando os Leghorns chegaram ao país no século 20, as galinhas imediatamente se tornaram populares.
Descrição e características da raça
Você pode reconhecer um Leghorn por sua aparência, cor e comportamento.
Variedades e sua aparência
Independentemente da cor, galinhas e galos são caracterizados por certos parâmetros corporais. Este é o chamado padrão que as variedades de frango cumprem. O corpo do pássaro é dobrado harmoniosamente. Apesar do pequeno tamanho, destacam-se pela postura orgulhosa.
Um pescoço longo de espessura média conecta o corpo a uma cabeça de tamanho médio. Os brincos são pintados em uma rica cor vermelha. Nos galos, o favo em forma de folha fica reto, nas galinhas fica pendurado para o lado. A íris laranja dos olhos perde brilho com o tempo. Quanto mais velho o frango, mais pálido ele fica.
As galinhas poedeiras e os galos têm um peito volumoso que se projeta para a frente. Isso dá ao pássaro uma aparência imponente. Existem as cores mais incomuns dos Leghorns. Na maioria das vezes, são os Leghorns brancos que são criados.
Anão
A subespécie distingue-se pela sua grande simpatia para com outras aves. Eles se dão bem com outras aves sem problemas. A taxa de fertilização dos ovos é de 95%, muito maior do que outras aves. Este fenômeno é observado devido à atividade de galos adultos.
Anão Livorne É uma espécie econômica porque come pouca comida. Eles se aclimatam facilmente porque não têm medo do frio. Somente alimentos nutritivos de alta qualidade são adequados para alimentação.
Branco
A legorne branca é uma variedade versátil. A taxa de sobrevivência das aves permite que sejam mantidas em regiões com clima variável. Leghorns Brancos são fáceis de criar. Eles exigem condições de alojamento padrão e a alimentação habitual das aves.
Marrom
As cores dos galos e das galinhas poedeiras são ligeiramente diferentes. O corpo das fêmeas é coberto por penas de cor marrom uniforme. Mais perto da cauda a cor escurece um pouco. Os galos têm cauda, peito e barriga cobertos por penas escuras com tonalidade verde.
Dálmata
A variedade Leghorn também é comumente chamada de listrada e matizada. Sua cor preta e branca faz com que pareça um dálmata, por isso foi decidido nomear a raça dessa forma. Eles são parentes de cruzamentos manchados e foram criados em 1904.
Naquela época, as galinhas pintadas eram muito raras, por isso ganharam popularidade em alta velocidade. Os dálmatas são excelentes criadores e têm muitas vantagens.
Isabel
As galinhas são prateadas ou cinzas. Penas de cor dourada são visíveis no dorso. Isabella é totalmente considerada uma espécie decorativa.
Lavanda
A variedade Leghorn combina dois critérios - cores incríveis e alta produtividade. As penas rosa parecem incomuns, especialmente se os pássaros forem galinhas. Eles são bastante tímidos e reagem nervosamente a quaisquer manifestações estranhas.
Devido ao seu peso leve, são classificadas como aves ornamentais. Durante o ano, uma galinha poedeira produz cerca de 260 ovos. Criado exclusivamente para ovos.
Caráter e temperamento dos pássaros
As galinhas não mostram agressividade para com outras aves. Eles parecem calmos e não estúpidos.Eles não têm medo das pessoas e as tratam com confiança. Durante o dia exploram ativamente o território, pois não gostam de ficar parados.
Produtividade da raça
A principal vantagem das galinhas é considerada a alta produção de ovos, por isso a raça se difundiu. As galinhas poedeiras estão prontas para botar ovos aos 4 meses de idade. Um pássaro traz cerca de 230 ovos por ano.
O peso médio do ovo é de 55 a 60 g e a casca é pintada de branco. Quando quebrado, não cede imediatamente, pois se distingue pela sua resistência.
Como determinar a idade de uma galinha?
Os avicultores que não podem se orgulhar de uma vasta experiência na criação de aves caem no engano dos vendedores. Vão ao mercado comprar galinhas poedeiras jovens e voltam para casa com galinhas velhas que param de botar ovos a qualquer momento. Para evitar tais situações, durante a fiscalização são seguidas as seguintes regras:
- Cor do pente. Em frangos adultos, devido à má circulação, o favo apresenta coloração rosa pálido. Se você tocá-lo, você sente um arrepio. Nas aves jovens é vermelho vivo e quente.
- Estômago. Nas galinhas jovens é macio. Com o passar dos anos criando pássaros velhos, a barriga fica coberta de gordura e dura.
- Cor do bico. Nas galinhas mais velhas é amarelo claro, enquanto nas galinhas jovens é uma rica tonalidade laranja.
Existe um pequeno truque com o qual você pode determinar se uma galinha poedeira é jovem. Eles recebem uma guloseima. Se os pássaros correrem rapidamente em sua direção, significa que são jovens e inexperientes. As galinhas poedeiras mais velhas abordam os alimentos com cautela.
Como distinguir galinhas de galos?
No primeiro dia em que os filhotes aparecem, seu sexo é determinado. As fêmeas são completamente brancas, cinzentas ou pretas. Enquanto os galos jovens têm uma cor listrada.
É bastante problemático distinguir uma galinha de um galo idoso.É tudo uma questão de cauda espessa que tanto a galinha poedeira quanto o galo têm. Neste caso, preste atenção na crista.
Principais prós e contras
Entre as vantagens da raça estão:
- tamanho de ovo grande;
- alta taxa de fertilização de óvulos;
- início rápido da puberdade;
- consumo econômico de ração;
- caráter amigável e calmo;
- adaptação às condições climáticas.
As desvantagens incluem:
- a carne não é comida;
- os pássaros têm medo de barulho e luz forte;
- fraco desenvolvimento do instinto maternal;
- Eles não chocam ovos sozinhos.
A carne não se come não só pelo sabor. O tamanho dos pássaros torna isso impossível.
Especificidades do conteúdo da raça
Como outras galinhas, Leghorn prefere condições padrão.
Requisitos do aviário
O cômodo onde vivem os pássaros - o galinheiro - deve ser espaçoso. Se as aves estiverem muito aglomeradas, isso contribui para o desenvolvimento de doenças. O galinheiro deve estar aquecido durante a estação fria. Os pássaros não toleram correntes de ar.
Os poleiros devem ficar bem acima do chão para evitar que as aves sintam frio no inverno. É bom que haja pelo menos uma janela no aviário. As caixas para galinhas poedeiras são instaladas em local isolado.
Preparando uma área para caminhada
Uma área de caminhada é organizada perto do galinheiro. A área designada é coberta por uma cerca feita de ripas de madeira ou malha. A altura da cerca deve ser de 1,5 m para evitar que os pássaros sobrevoem.
A melhor opção é uma área com grama para que Leghorn possa obter seu próprio alimento bicando a vegetação. As galinhas adoram cavar o solo, pegando insetos, vermes e outras criaturas vivas. Essa técnica ajuda a reduzir os custos de alimentação.
Instalação de comedouros e bebedouros
A profundidade do recipiente para alimentos deve ser de pelo menos 5 a 10 cm e o comprimento depende do número de frangos. São atribuídos 10-15 cm por ave.
Os comedouros devem ser projetados de forma que os Leghorns não possam entrar. Isso evitará que a ração se espalhe e protegerá os grãos dos excrementos. Os alimentadores que são movidos de um lugar para outro levam vantagem.
Os recipientes de água devem ser bem lavados e cheios de água. É importante que o bebedor não tombe. O material dos bebedouros deve ser feito de materiais seguros.
Garrafas plásticas, bebedouros tipo chupeta, dispositivos abertos e a vácuo são usados como recipientes de água. Os bebedouros tipo Nipple são adequados para a criação industrial de frangos. Para residências particulares, é possível utilizar qualquer uma das opções existentes.
Muda sazonal
O fenômeno é típico de todas as aves e é acompanhado por uma interrupção na produção de ovos. Leghorns continuam a botar ovos mesmo no inverno, mas não tão ativamente. Para restaurar a produtividade, os avicultores estimulam a muda.
A redução do horário de verão acelera o processo. Leghorns põem ovos ativamente durante 200-250 dias por ano.
Substituição de gado
As galinhas põem ovos ativamente no primeiro ano de vida. Para garantir que sempre haja ovos na granja, as aves são trocadas todos os anos. Recomenda-se iniciar novas galinhas poedeiras após o término do pico de produção de ovos das galinhas domésticas.
O que alimentar a raça
A dieta dos pintinhos e das aves adultas é diferente. Os alimentos utilizados são produtos adquiridos, bem como produtos caseiros.
Galinhas
As galinhas comem uma mistura de ovos cozidos, cereais e ervas. Antes de cada alimentação, é preparada uma nova porção. O papel das verduras é desempenhado por cebolas picadas, pontas de dente-de-leão, endro ou urtiga.
Assim que os filhotes comem, a comida é retirada para que os insetos não se reproduzam na caixa. Os pintinhos também comem fórmulas iniciais.Quando a ave atinge as 2 semanas de idade, soro de leite, raízes, óleo de peixe e fermento são adicionados à dieta.
À medida que envelhecem, cascas de ovo esmagadas são adicionadas à dieta. O repolho será útil porque é rico em várias vitaminas. Desde o nascimento dos pintinhos até as 3 semanas de idade, o número de mamadas por dia é de 6 vezes. Depois disso, o número diminui para 3 vezes.
Ao atingirem as 4 semanas de idade, os pintinhos são transferidos para a dieta de Leghorns adultos..
Galinhas adultas
Leghorns comem pouca comida devido ao seu tamanho. É importante que a alimentação seja nutritiva e rica em nutrientes. A comida deve conter tudo o que é necessário para o crescimento e postura dos ovos.
Os pássaros adoram grãos, farinha de ossos, giz, limão e outros aditivos alimentares. De manhã e à noite, os pássaros recebem grãos inteiros. No almoço é feito um purê, que se dilui em caldo ou água pura.
No inverno, o purê deve estar quente. As galinhas adoram milho, cevada e trigo. A base do purê é farinha de ossos, vegetais, ervas frescas e farelo.
O cálcio é adicionado à dieta das galinhas poedeiras, necessário para fortalecer a casca do ovo. Sua fonte são cascas trituradas de ovos usados. As galinhas também podem receber cascas previamente esmagadas em pequenos grãos.
Reprodução e Incubação
As galinhas poedeiras não têm instinto maternal, por isso uma incubadora é usada para reprodução. Esta é uma verdadeira salvação para os avicultores, pois o aparelho resolve o problema. O período de incubação dos Leghorns é de 26 a 28 dias. A prole é saudável e forte e também cresce rapidamente. Durante a incubação, as perdas são insignificantes - apenas 8-13%.
Doenças e como tratar
As aves da raça Leghorn são caracterizadas por uma doença como a histeria sonora.Aves que crescem em fazendas com maior ruído estão expostas a ele. Via de regra, possuem direção industrial.
As galinhas tornam-se agressivas, muitas vezes batendo as asas e gritando umas com as outras. Durante um ataque, eles atingiram as paredes, ferindo a si mesmos e aos pássaros ao seu redor. Como resultado, a aparência dos Leghorns se deteriora. Perdem a plumagem e as galinhas produzem poucos ovos.
Para reduzir o número de ataques por dia, as fontes de ruído são eliminadas. Este é considerado o tratamento principal. Além disso, os Leghorns dispõem de condições ideais, graças às quais aumenta a produção de ovos.
As galinhas freqüentemente sofrem de doenças parasitárias. Isso acontece devido à má limpeza do ambiente em que são mantidos. A roupa de cama deve ser trocada regularmente por uma nova e o próprio quarto deve ser ventilado. Se você seguir as regras de manutenção, não surgirão problemas com os pássaros.