A babesiose bovina é uma patologia comum e de natureza invasiva. É encontrada em várias regiões e pode causar sérios danos e morte de um grande número de animais. É por isso que é tão importante prevenir a doença em tempo hábil. Caso apareçam sintomas, é recomendável isolar imediatamente o animal doente e tomar medidas para tratá-lo.
Descrição da doença
A babesiose é uma doença invasiva perigosa que está associada a danos a tecidos e órgãos animais por protozoários.Babesia parasita é considerada muito perigosa. Esses microrganismos se espalharam por quase todo o planeta. A única exceção é a Antártica. A doença é caracterizada por sintomas vagos. Muitas vezes é identificado com piroplasmose.
Causas e sintomas da doença
Os agentes causadores da patologia são considerados parasitas bastante grandes. Eles podem vir em diferentes formas. No entanto, o tipo mais comum é o piriforme emparelhado. Os parasitas geralmente entram nas células sanguíneas. Como resultado, substâncias tóxicas potentes se acumulam no corpo, envenenando-o.
O principal portador da doença são considerados carrapatos parasitas do gênero Ixodes. Portanto, geralmente é de natureza sazonal e está associado a um período de desenvolvimento em massa de carrapatos. O pico da atividade dos insetos ocorre em junho-julho. Quase todos os membros do gênero espalham um patógeno específico.
Em primeiro lugar, a doença se manifesta na forma de lesões complexas do sistema nervoso e disfunções de órgãos e sistemas. O patógeno é bastante contagioso. Portanto, é impossível prevenir a babesiose sem profilaxia anual. Nos bovinos, a patologia causa os seguintes sintomas:
- diminuição da produção de leite e perda de apetite;
- aumento da temperatura corporal para 40-42 graus, estado febril;
- branqueamento das mucosas - adquirem rapidamente uma tonalidade amarela;
- cor rosa da urina - no final da doença torna-se vermelho escuro;
- cessação da ordenha por 4-6 dias;
- composição aquosa do sangue.
Diagnosticando o problema
Para fazer um diagnóstico, é utilizada uma abordagem abrangente. Para isso, vale levar em consideração o quadro clínico e os resultados do exame microscópico dos esfregaços. Os métodos diagnósticos sorológicos são considerados informativos.
Como tratar a babesiose em bovinos
Quando a Babesia é detectada no corpo, é importante tomar medidas imediatas. O parasita provoca danos rápidos e provoca alterações negativas em órgãos e sistemas. Neste caso, os animais afetados morrem frequentemente. Portanto, aos primeiros sintomas da patologia, o animal necessita de tranquilidade e conforto. Recomenda-se alimentá-lo adequadamente e administrar medicamentos antiparasitários.
Em primeiro lugar, o animal deve receber repouso completo e ser isolado dos demais animais. O aumento da atividade e a atividade física prolongada afetam negativamente o estado geral do animal. Isso afeta negativamente o estado do sistema imunológico. Como consequência, há um aumento de lesões invasivas. Para isolar os animais afetados, leve-os para uma sala iluminada. Neste caso, a temperatura deve ser de pelo menos +15 graus. A umidade relativa não pode exceder 85%. Os principais tratamentos para babesiose incluem:
- "Azidin-vet" - o medicamento é administrado por via intramuscular ou subcutânea. Deve ser inserido 1 vez. Se a condição não melhorar, uma segunda injeção será administrada após 24 a 30 horas.
- "Akaprin" - a composição é utilizada para injeções intramusculares ou subcutâneas. O produto deve ser administrado na forma de solução aquosa na concentração de 1%.
- "Hemosporidina" - o medicamento é adequado para administração subcutânea ou intramuscular. Neste caso, é utilizada uma solução aquosa a 1-2%. Recomenda-se administrar a substância 2 a 3 vezes em intervalos ao dia.
- "Imidocarbe" - administrado por via intramuscular ou subcutânea.O produto é usado 1 vez. Se a condição não melhorar, a administração deve ser repetida após 1-2 dias.
Medicamentos adicionais usados para tratar gado incluem o seguinte:
- "Albargin" é um forte agente antiparasitário que tem um efeito complexo. O medicamento é administrado 1 vez por injeção intravenosa.
- Vitamina B12 – usada para estimular funções hematopoiéticas. A composição é adequada para injeção. São necessários 1-2 miligramas da substância por animal. Recomenda-se usar o medicamento por vários dias até que a estrutura sanguínea melhore.
- Sal de Glauber - melhora o estado do corpo com o desenvolvimento de atonia ventricular. O medicamento é utilizado na forma de solução na concentração de 1%. A substância é lavada no rúmen por meio de uma sonda gástrica.
- Cafeína - usada para normalizar as funções do coração e dos vasos sanguíneos. A substância é adequada para injeção subcutânea. Para fazer isso, vale a pena usar 5 a 10 mililitros por pessoa por dia. Recomenda-se administrar a solução uma vez. Se necessário, o procedimento deve ser repetido.
- O cloreto de sódio é usado para combater a atonia persistente do proventrículo. O produto é adequado para administração intravenosa. Neste caso, recomenda-se a utilização de soluções aquosas com concentração de 10%. Para 1 pessoa você precisa usar 200-300 mililitros. A duração da terapia depende do grau de complexidade da doença. Geralmente leva vários dias.
Para que o tratamento seja eficaz, é importante fornecer ao gado uma dieta adequada e saudável.
Neste momento, o corpo do animal necessita de vitaminas, minerais e outros elementos benéficos que ativam o sistema imunológico.
Para fazer isso, é recomendado o uso de feno picado de grama, grama verde e raízes frescas. Para melhorar a condição dos animais, é adequado leite fresco ou desnatado. Este tipo de alimentação é recomendado para ser utilizado 3 vezes ao dia. 1 animal exigirá 1,5-2 litros.
Medidas de prevenção
Para evitar o desenvolvimento de patologia, recomenda-se seguir as seguintes regras:
- pastar o gado em pastagens comprovadas e protegidas contra carrapatos;
- manter o gado em um estábulo;
- monitorar a aparência e manter os animais limpos;
- durante o desenvolvimento em massa de carrapatos, trate as coberturas externas a cada 10 dias com acaricidas - estes incluem “Permetrina”, “Butox”;
- em regiões com condições desfavoráveis, no início do desenvolvimento em massa dos carrapatos, administrar “Azidin-vet” ou “Hemosporidin” uma vez.
É perigoso para os humanos?
Nos seres humanos, esta patologia geralmente se desenvolve no contexto de um sistema imunológico enfraquecido. No entanto, tais casos são extremamente raros. Com imunidade normal, a doença é assintomática.
A babesiose é uma das infestações parasitárias mais complexas comumente encontradas em bovinos. Todos os anos a patologia se espalha por grandes áreas. É por isso que animais doentes são encontrados em todos os lugares. Para lidar com a doença e prevenir a morte do gado, é importante tomar medidas oportunas.