Um abscesso em uma vaca é uma formação limitada preenchida com conteúdo purulento em seu interior. Aparece sob a pele. Na maioria das vezes, esse problema é causado por uma violação da integridade do epitélio. Um abscesso causa fortes dores no animal e representa um grande perigo para a saúde e a vida. Se um abscesso romper, existe o risco de desenvolver sepse.
O que é e quais partes do corpo afeta?
Este termo se refere a um abscesso ou abscesso que aparece em um local específico partes do corpo da vaca. Essa formação anormal é uma cavidade separada cheia de pus. Aparece devido a danos purulentos ao tecido solto. Danos a outros órgãos ou tecidos também são possíveis. Os abscessos podem ter diferentes tipos:
- agudo, subagudo, crônico;
- asséptico, infeccioso;
- benigno, maligno;
- profundo, superficial;
- edematoso, frio, metastático.
A patologia pode causar danos a diferentes partes do corpo da vaca. Isso inclui tecido muscular, estruturas ósseas, tecido subcutâneo, órgãos internos e gânglios linfáticos. A educação é frequentemente localizada na área do úbere.
Ao identificar e tratar um abscesso, é importante monitorar cuidadosamente o estado da área danificada e lavá-la sistematicamente.
Razões para a aparência
Na maioria das vezes, a causa dos problemas é uma violação da estrutura da pele. O desenvolvimento da supuração é causado pela penetração de microrganismos patogênicos na ferida. Podem ser estafilococos, Pseudomonas aeruginosa, estreptococos. As bactérias entram na área danificada das seguintes maneiras:
- Envenenamento do sangue devido a cortes de cabelo, injeções ou outros procedimentos médicos. Isso é observado muito raramente.
- Dano mecânico. Nesse caso, muitas vezes está associada uma infecção secundária, que provoca a formação de um abscesso. Mesmo pequenos danos podem provocar a reprodução ativa da flora patogênica.
- Contato com produtos químicos. O problema é causado pela exposição ao querosene, terebintina ou óleo de cróton.
Sinais de doença
Pode ser muito difícil identificar um abscesso, pois seu aparecimento não é acompanhado de distúrbios graves no organismo. No entanto, com o tempo existe o risco de aparecerem os seguintes sinais:
- diminuição ou perda total de apetite;
- aumento da temperatura;
- fraqueza geral associada à intoxicação;
- ansiedade constante - manifesta-se especialmente fortemente ao tocar a área afetada;
- a formação de um caroço redondo sob a pele;
- dor ao tocar a área danificada.
Métodos de diagnóstico
O médico diagnostica a patologia com base no quadro clínico. Para confirmar o diagnóstico, é necessário puncionar a área afetada. Qualquer compactação nas estruturas subcutâneas pode ser sentida. Quando pressionado, uma pequena depressão pode ser revelada. Neste caso, após alguns minutos ele retorna sozinho à posição original.
É importante considerar que é impossível identificar um abscesso no fígado enquanto a vaca estiver viva, principalmente se esse quadro não for acompanhado do aparecimento de sintomas.
Métodos para tratar abscesso em bovinos
Caso sejam detectados sintomas de inflamação, é recomendável procurar imediatamente ajuda de um veterinário, principalmente em grandes áreas da lesão.
Recomendações gerais
Para evitar consequências negativas para a saúde, é recomendável seguir estas regras:
- proporcionar descanso máximo à vaca doente;
- na ausência de agressão, aqueça a área afetada;
- isolar o animal do rebanho, disponibilizando um quarto com roupa de cama limpa;
- adicione Sulfadimezina aos alimentos.
Com este diagnóstico, é terminantemente proibido o uso de compressas frias ou massagens. Isso provoca o movimento de microrganismos para órgãos saudáveis, o que provoca sua infecção.
Abrindo um abscesso
Recomenda-se abrir o abscesso se houver forte tensão nas paredes do órgão. O procedimento deve ser realizado sob anestesia local.
Para realizar o procedimento, faça o seguinte:
- Perfure o abscesso com um trocarte e um tubo. Através dele é necessário retirar uma determinada parte do pus.
- Insira um bisturi na parte mais saliente e faça uma dissecção. Isto deve ser feito antes do eixo de granulação.
- Limpe e seque bem a cavidade.
- Por fim, preencha com drenagem e pomada Vishnevsky.
- Aplique um curativo estéril. Recomenda-se trocá-lo todos os dias.
Se um tumor maligno for detectado, você deve fazer o seguinte:
- Faça uma incisão no tecido com excisão dos fragmentos afetados.
- Pare o sangramento.
- Irrigue o abscesso aberto por muito tempo com uma solução desinfetante especial.
- Polvilhe a ferida com Tricilina.
- Drene a cavidade com enzimas proteolíticas.
É impossível remover um abscesso enorme usando outros métodos. Nessa situação, é necessário abri-lo e realizar a excisão.
Tratamento medicamentoso
Na maioria das vezes, os seguintes medicamentos são usados para eliminar um abscesso:
- "Desi spray";
- "Genta-10";
- "ASD-3";
- Bálsamo Dorogova nº 10;
- Pomada Vishnevsky.
Ações preventivas
O desenvolvimento de abscessos é bastante lento. Portanto, é importante identificar a patologia na fase inicial de desenvolvimento. Para evitar o crescimento do processo inflamatório, você deve seguir as seguintes regras:
- Após caminhar, examine cuidadosamente o estado da pele dos animais. Se tiver tempo, vale a pena fazer a palpação. Quando surge um abscesso é possível sentir a compactação.
- Trate as áreas danificadas com anti-sépticos especiais.
- Forneça cama seca e limpa para as vacas. As bactérias patogênicas geralmente se acumulam em camadas antigas, causando danos perigosos.
- Escolha áreas desérticas como pastagens. É aconselhável que não haja arbustos ou insetos sobre eles.
A ocorrência de abscesso em uma vaca é considerada um problema comum que leva a consequências negativas para a saúde. Para evitar complicações, é importante levar o animal ao veterinário em tempo hábil.