Um bezerro recém-nascido pode receber nutrição adequada do leite materno. A princípio, isso é suficiente. Mas à medida que seu animal de estimação cresce, ele requer uma nova dieta. Hoje existem muitos complexos que ajudam a saturar o corpo com substâncias importantes. Porém, sua falta causa diversos problemas de saúde. O uso de vitaminas especiais para bezerros ajuda a corrigir a situação.
Sinais de deficiência de vitaminas em um bezerro
Existem muitos elementos que são importantes para o gado.Sua deficiência é acompanhada por sintomas desagradáveis:
- A deficiência de vitamina D causa claudicação, perda de dentes e inflamação das gengivas, deformação óssea e diminuição da atividade. O bezerro pode lamber paredes, urina ou vários objetos. Às vezes o animal come pedras.
- A deficiência de vitamina A se manifesta na forma de aumento da secura das membranas mucosas, comprometimento do crescimento e comprometimento da visão. Também existe o risco de inflamação das membranas mucosas dos órgãos respiratórios.
- Com uma quantidade insuficiente de vitaminas B, a coordenação dos movimentos é prejudicada, as articulações incham, a digestão é interrompida e o corpo fica esgotado.
Quais vitaminas são usadas para o rápido crescimento dos bezerros?
As principais vitaminas para bezerros são A e D. Com sua deficiência, desenvolvem-se processos irreversíveis. Eles afetam negativamente o desenvolvimento dos animais e a produtividade subsequente.
As demais vitaminas são sinergistas naturais. Sem eles, existem problemas com a absorção de muitos compostos. Para que as substâncias forneçam bons resultados, devem ser administradas em combinação. Portanto, as principais vitaminas para engorda de bezerros incluem:
- A – ativa processos de crescimento e normaliza as funções protetoras do sistema imunológico;
- D - melhora o desenvolvimento das estruturas ósseas, enquanto na falta desta substância existe o risco de desenvolver raquitismo.
Os excipientes incluem:
- grupo B – restaura os processos metabólicos do corpo e proporciona um influxo de energia;
- E – é considerado sinérgico da vitamina A e ajuda a proteger as células da oxidação.
Se um bezerro não receber vitaminas suficientes, processos destrutivos podem se desenvolver em seu corpo. Isso leva ao desenvolvimento de diversas patologias e pode até causar a morte.As vitaminas auxiliares também são de grande importância. Porém, sua deficiência não leva à morte do animal.
Quando você pode começar a dar?
Os bezerros recebem as primeiras vitaminas desde o nascimento, a partir do leite materno. Se a vaca pariu no outono ou inverno, existe o risco de deficiência de nutrientes. Nessa situação, vale a pena adicionar algumas gotas de vitaminas complexas ao leite. Nesse caso, é necessário usar formulações para recém-nascidos.
Taxa de recepção
A quantidade diária de vitaminas depende do seu tipo:
- A – os bezerros necessitam de 30.000 a 40.000 unidades internacionais;
- D – você precisa doar 3.000-4.000 unidades internacionais;
- E – ceder no valor de 30 a 40 unidades internacionais;
- B1 – use 30 miligramas.
Recomenda-se administrar quaisquer complexos vitamínicos aos bezerros de acordo com as instruções e recomendações do veterinário.
Como alimentar bezerros corretamente
Para prevenir patologias complexas associadas à deficiência de vitaminas, devem ser adicionados pós aos alimentos preparados. Se o animal apresentar complicações, os medicamentos são administrados por injeção. Isso pode ser feito por via subcutânea ou intramuscular.
Em pós
Hoje existem muitos remédios eficazes que ajudam a melhorar a condição dos bezerros e a saturar seus corpos com substâncias valiosas. Para fazer isso, você pode usar a mistura “Gavryusha” - pré-mistura para bezerros. Contém vitaminas A, D3, E. O produto também inclui muitos elementos adicionais - cobalto, iodo, ferro, magnésio. Ao usar a substância, recomenda-se misturar 1 pacote do medicamento em partes iguais com farinha de trigo. Em seguida, adicione a composição preparada ao feed. Outro remédio eficaz é o Introvit A+VP. Este é um complexo solúvel em água que inclui vitaminas B, A, C, E, K3, D3.Ele também contém os seguintes componentes:
- aminoácidos – arginina, prolina, serina, triptofano;
- minerais - cloreto de sódio, sulfato ferroso, magnésio, sódio, manganês.
A dosagem terapêutica é de 0,5 gramas por 10 quilogramas de peso vivo. A dose profilática chega a 0,5 gramas por 20 quilos. O curso de aplicação deve durar de 3 a 5 dias.
Biomix é considerado um meio eficaz de fornecer substâncias valiosas ao bezerro. Este suplemento vem em pó. Pode ser usado constantemente para saturar os alimentos com elementos importantes. O produto pode ser administrado a bezerros com idade entre 15 dias e seis meses. A composição contém os seguintes componentes:
- vitaminas B, A, E, D3, cálcio;
- minerais - esta categoria inclui cobre, zinco, magnésio, selênio, fósforo, cálcio;
- substâncias adicionais - incluem giz e trigo.
O produto deve ser administrado junto com a alimentação. Para 1 indivíduo vale usar 50 gramas da substância. O suplemento deve ser administrado uma vez ao dia.
Em injeções
As injeções causam sério estresse nos animais. Portanto, é permitido introduzir elementos úteis em animais jovens com mais de seis meses. Para isso você pode usar o Introvit. O produto pode ser utilizado para fins terapêuticos e profiláticos. Ajuda contra a deficiência de vitaminas e distúrbios metabólicos. A composição contém vitaminas B, A, H, D3, E. O produto também inclui metionina e lisina. Recomenda-se administrar 5 a 10 mililitros do produto aos bezerros. Isso deve ser feito por via subcutânea ou intramuscular. Não há necessidade de diluir a substância. O medicamento pode ser usado a partir dos 6 meses.
Você também pode usar o Nucleopeptídeo para repor as deficiências de vitaminas. Este medicamento natural é feito a partir do baço do gado. É usado para aumentar o ganho de peso, estimular o crescimento e desenvolver resistência. Os bezerros recém-nascidos recebem 100-150 mililitros por via oral durante os primeiros 3 dias ou 0,1-0,2 mililitros são administrados por via subcutânea por 1 quilograma de peso.
Muitos agricultores usam antibióticos para tratar bezerros. No entanto, eles não têm nada a ver com vitaminas. Se houver escassez, é importante resolver o problema e não agravar a situação através de meios que levem à destruição da flora benéfica.
Combinação com refeições
Uma dieta adequada e balanceada para bezerros é considerada uma excelente prevenção da deficiência de vitaminas. A principal tarefa dos agricultores é fornecer aos animais jovens a quantidade ideal de vitaminas e minerais, independentemente da forma de liberação.
Ao planejar sua dieta, você deve levar em consideração a idade e o peso corporal. Isso o ajudará a selecionar a dose necessária de medicamentos e adicioná-los à ração. Também vale a pena introduzir muitos vegetais e raízes na dieta dos bezerros. Eles também precisam de ração.
O efeito dos estimulantes no corpo humano
Não tenha medo de dar nutrientes aos animais. Eles ajudam a melhorar o seu crescimento e desenvolvimento e não afetam a condição do corpo humano. É importante respeitar rigorosamente a dosagem. Para que os bezerros cresçam e se desenvolvam normalmente, eles necessitam de quantidades suficientes de vitaminas. Os agricultores devem conhecer os principais sintomas da deficiência de vitaminas. Isso ajudará a evitar o desenvolvimento de patologias complexas que podem levar à morte do seu animal de estimação.