O uso de eletrólitos para bezerros e como fazer você mesmo em casa

Soluções que restauram o equilíbrio hídrico são usadas para repor líquidos nos tecidos após sua perda devido à diarreia. Soluções eletrolíticas na pecuária são utilizadas no tratamento complexo de bezerros e animais adultos. Vejamos os tipos de eletrólitos para bezerros, as regras de uso, contra-indicações e como fazer uma solução em casa com as próprias mãos.


Medicamentos antidiarreicos

A diarreia em bezerros jovens é uma das principais causas de morte e perdas económicas na produção pecuária. Durante a diarreia, sais importantes para os processos vitais são excretados do corpo do animal junto com os líquidos. A desidratação se instala.Esta é uma condição perigosa para o animal: se o equilíbrio mineral e hídrico for gravemente perturbado, o bezerro pode morrer. Você pode restaurar o equilíbrio água-sal usando uma solução salina. Para bezerros, você pode usar medicamentos humanos que podem ser adquiridos na farmácia. Estes são “Regidron”, “Polysorb” e outros.

Os produtos com eletrólitos são divididos em 2 tipos:

  • soluções para bezerros leiteiros;
  • preparações em pó, a partir das quais se pode preparar uma solução diluindo-a em água (utilizada para vitelos que comem ração para adultos).

Os tipos de produtos diferem apenas na consistência.

Para que são usados?

É necessário alimentar bezerros com soluções salinas em caso de diarreia que ocorre devido à alimentação com substituto do leite, devido à transição para alimentação de animais adultos, devido ao estresse durante a vacinação, transporte ou mudanças nas condições de vida.

A solução também ajuda no tratamento de diarreias e doenças infecciosas. Frio, umidade, correntes de ar, superlotação e roupa de cama suja também podem causar diarreia. Durante o tratamento de infecções, os bezerros devem receber não apenas eletrólitos, mas também medicamentos que combatam a microflora patogênica. Geralmente estes são os antibióticos “Tetraciclina” e “Levomicetina”.

muitas vacas

Quando ocorre diarreia como resultado da perda de água, os bezerros perdem peso rapidamente. Sem tratamento, devido à diarreia, os bezerros podem morrer de acidose, hipercalemia, hipoglicemia, sepse e hipotermia. Soldar o líquido eletrolítico resolve esse problema. É necessário monitorar seu estado e, caso apareçam sintomas, tratar imediatamente. A desidratação pode ser determinada pelo comportamento, pela atividade, pelo comportamento do bezerro - fica mais em pé ou deita mais, pela elasticidade da pele.

Nos eletrólitos, diferentes ingredientes desempenham funções diferentes:

  • o sódio aumenta a absorção de água, o que restaura a quantidade de líquido extracelular;
  • a glicose fornece energia, mantém o estado ativo e também melhora a absorção de água;
  • a glicina promove a absorção de carboidratos líquidos, sódio e simples;
  • os agentes alcalinizantes reduzem a acidose metabólica;
  • o cloreto de potássio repõe os eletrólitos do sistema;
  • agentes alcalinos que normalizam a composição ácido-base do sangue.

A proporção de sódio, potássio, cloro na solução salina e glicose garante que a pressão osmótica seja mantida em um nível normal.

Algumas preparações contêm espessantes, que lhes conferem a consistência desejada, e microflora benéfica que normalizam o funcionamento do trato gastrointestinal. A composição inclui vitaminas, bactérias lácticas e aditivos aromatizantes. Soluções eletrolíticas devem ser administradas aos bezerros aos primeiros sinais de desidratação, bem como para prevenção no transporte dos bezerros para outro local de residência (recomenda-se pular as 2 primeiras mamadas com leite e, em vez de leite, dar aos animais solução salina ).

Regras de aplicação

Os equipamentos para ingestão de soluções eletrolíticas (baldes, garrafas, sondas, bicos) devem estar limpos e desinfetados. Recomenda-se que cada bezerro tenha seu próprio recipiente para beber. Se o bezerro conseguir beber sozinho, a solução é injetada no estômago. Em caso de desidratação grave, a solução é administrada por via intravenosa.

Os bezerros não gostam do sabor das soluções eletrolíticas prontas devido aos componentes alcalinos que contêm. Portanto, não se deve esperar até que os animais bebam tudo sozinhos, é mais fácil começar a beber colocando o líquido de uma garrafa na boca. Em casa, no preparo do produto, é importante seguir as normas de dosagem e volume. A falta de sais, assim como o seu excesso, têm efeitos igualmente negativos no organismo do animal.

Vaca Grande

Antes de fazer uma solução, é necessário determinar o grau de desidratação. Você pode perceber pelos sintomas:

  1. 5-6% – sem sinais clínicos além de diarreia. A panturrilha é móvel, o reflexo de sucção é normal.
  2. 6-8% – o animal se move pouco, fica deprimido, o reflexo de sucção é fraco, o alisamento da pele após o beliscão ocorre em 2 a 6 segundos.
  3. 8-10% – a panturrilha quase não se move, mente muito, os olhos ficam opacos, as gengivas ficam pálidas e secas, a suavização da pele leva mais de 6 segundos.
  4. 10-12% - o animal não se levanta, a pele não alisa, as pernas ficam frias, pode haver perda de consciência.

Após determinar o percentual de desidratação, é necessário dividir por 100 e depois multiplicar pelo peso do animal em kg. O número resultante é o volume de solução eletrolítica que deve ser preparada e dada ao bezerro junto com o leite. Neste caso, o leite e a solução devem ser ingeridos igualmente. Como dar para um bezerro:

  • única solução, sem leite durante todo o período da terapia;
  • nos primeiros 2 dias dar eletrólitos, no 3º dia - junto com leite 1 a 1, no último dia só leite;
  • Dê leite e solução completos, mas alterne.

Na prática, está comprovado que abrir mão do leite não se justifica, pois, além dos sais, os bezerros necessitam de nutrientes e glicose, que fornece energia. Há pouca glicose nas preparações eletrolíticas, razão pela qual as soluções não conseguem fornecer aos animais a quantidade necessária de energia. O leite ou substituto do leite contém proteínas e carboidratos com valor energético.

Para preparar seus próprios produtos, é necessário armazenar o pó ou líquido corretamente. Os preparados devem ser guardados em local seco e fresco, em embalagens fechadas, para que o pó não acumule umidade e não endureça.

Caso não seja possível preparar uma solução a partir do medicamento, ela pode ser preparada pelos meios disponíveis. Devemos lembrar que é impossível substituir a glicose pelo açúcar, pois ela não é absorvida pelo organismo do gado. A sacarose não só não será benéfica, mas também pode ser prejudicial: a diarreia e a desidratação do corpo aumentarão. Uma receita aproximada de solução salina que pode ser preparada em casa:

  • 1 Colher de Sopa. eu. sal;
  • 1 Colher de Sopa. eu. refrigerante;
  • 1 Colher de Sopa. eu. pectina de fruta ou pó de semente de linhaça (para efeito envolvente);
  • 1 Colher de Sopa. eu. carbonato de potássio;
  • 1 Colher de Sopa. eu. glicose ou mel.

muitos bezerros

Para normalizar a microflora intestinal, lactobacilos e bifidobactérias podem ser adicionados à solução salina. Misture os ingredientes em 2 litros de água limpa em temperatura ambiente. A água pode ser substituída por soro de leite, infusão de feno fresco ou uma decocção fraca de casca de carvalho. Ou infusões de ervas medicinais: azeda de cavalo, chicória, banana, urtiga, mil-folhas.

Especialista:
Taxa de alimentação: por 4,5 kg de peso do bezerro, 0,5 litros de mistura. Dê água aos animais 3-4 vezes ao dia, imediatamente após o preparo da solução. Dê a mistura 2 a 3 horas antes ou depois de beber leite.

Existem contra-indicações e efeitos colaterais?

Os produtos eletrolíticos não têm contra-indicações e não causam efeitos colaterais. Isto se aplica a preparações industriais e preparadas manualmente. Uma ligeira sobredosagem não é perigosa, é muito mais perigosa se, devido a uma dosagem incorrecta ou a um erro de volume, uma quantidade insuficiente de sais entrar no corpo do bezerro. Nesse caso, a desidratação e a diarreia não param e o problema não será resolvido.

Análogos

A indústria farmacêutica produz muitas preparações eletrolíticas.Além de “Regidron” e Polysorb, você pode dar aos bezerros “Normohydron”, “Maratonic”, “Orasan”, “Smecta”, “Zosterin”, “Lactofiltrum”, “Enterosgel”, “Alfasorb”, “Enterodez”, “ Pepidol” , "Naltrexona", "Enterumin" e outros.

As soluções eletrolíticas são um meio necessário para restaurar o equilíbrio água-sal no corpo de bezerros com diarreia que ocorre por vários motivos. O uso de sais é extremamente necessário, sem eles o animal pode morrer. A eficácia da terapia eletrolítica depende da composição dos medicamentos, da concentração de partículas ativas, da dosagem e do regime de alimentação.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim