Aparar as unhas de coelhos decorativos é considerado um elemento importante no cuidado dos animais de estimação. Este procedimento possui vários recursos. Para que tenha sucesso, é importante preparar com antecedência as ferramentas necessárias e seguir rigorosamente uma determinada sequência de ações. A manipulação deve ser realizada com o máximo cuidado possível para não perturbar a integridade dos vasos sanguíneos e não ferir o animal.
Por que é necessário cortar as unhas?
Cortar as unhas não é muito agradável. Mas este é um procedimento de higiene importante que os coelhos exigem.As garras dos animais de estimação crescem rapidamente. Não causam desconforto aos animais selvagens porque se desgastam ao se deslocar em terreno rochoso.
Um coelho decorativo doméstico definitivamente deveria ter as unhas aparadas. Ao mover-se sobre um piso liso, eles não podem se desgastar. Além disso, há uma série de fatores que criam a necessidade deste procedimento:
- O animal pode ser ferido por suas longas garras se tentar se coçar.
- Garras crescidas impedem que o animal se apoie nas patas traseiras. Ao mesmo tempo, todo o peso do seu corpo recai sobre os calcanhares. Isso leva à formação de calosidades.
- Com forte crescimento, as garras se curvam e dobram. Isso causa desconforto, e como resultado o animal começa a mastigá-los.
- O animal de estimação pode se machucar - por exemplo, quebrar um dedo se ficar preso no carpete.
Com que idade você deve começar?
Pela primeira vez, é recomendável aparar as unhas bem cedo. Os veterinários aconselham a realização deste procedimento quando o coelhinho atinge 1,5 a 2 meses.
Frequência de corte ideal
Recomenda-se realizar a manipulação em intervalos de 3 semanas. Você mesmo pode fazer a poda. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, é recomendável entrar em contato com o seu veterinário.
Ferramentas necessárias para o procedimento
Para aparar garras, você deve usar ferramentas especiais. Podem ser alicates ou tesouras. Algumas pessoas compram equipamentos projetados para cães ou gatos. É importante garantir que possam ser usados para coelhos.
É melhor levar os menores dispositivos. Devem ter um mecanismo de segurança para evitar causar lesões traumáticas aos animais de estimação. Muitos criadores de animais experientes não recomendam o uso de cortadores de unhas, que são vendidos em lojas especializadas.Essas ferramentas rapidamente ficam cegas e torcem as garras.
Freqüentemente, pinças de pedicure comuns são usadas para realizar o procedimento. Essas ferramentas são vendidas em departamentos de manicure. Ao escolher uma ferramenta, você deve dar preferência a um dispositivo com grande vão. Caso contrário, as garras do animal não caberão. A vantagem dessa máquina é a capacidade de cortar placas ungueais grossas. Com sua ajuda é possível manter o processo sob controle.
O dono do coelho deve comprar um medicamento para estancar o sangramento. Se o procedimento for realizado pela primeira vez, existe o risco de cortar a garra muito curta. Como resultado, pode aparecer sangue. Às vezes, o animal se contorce durante o procedimento. Como resultado, a tesoura atingiu acidentalmente a parte viva da unha.
Em caso de sangramento, recomenda-se borrifar a área cortada com uma substância especial. Se não estiver, é permitido usar farinha comum. Um agente hemostático pode ser adquirido em uma farmácia. É vendido em bastão ou em pó.
Preparando o coelho
Normalmente, as unhas são aparadas durante a escovação. Recomenda-se acostumar o animal aos poucos ao procedimento inusitado. A maneira mais fácil de aparar as garras é quando o coelhinho está deitado de costas. Portanto, periodicamente ele deve ser colocado de joelhos, segurar as patas dianteiras com uma das mãos e tocar os dedos com a outra. Aos poucos, o pet vai se acostumando com tais ações e não vai resistir.
Se você nunca teve que aparar as garras antes, peça a alguém para segurar o coelho durante o primeiro procedimento. Caso não haja ajudantes, é importante tentar acalmar o animal.Caso contrário, no momento mais responsável, ele ficará assustado e começará a se libertar.
Para evitar tais problemas, vale limitar a mobilidade do animal. Para fazer isso, enrole-o em uma toalha e deixe apenas a cabeça livre. Em seguida, corte as garras, soltando uma pata de cada vez. Antes de retirar a próxima pata, a anterior deve ser removida sob uma toalha.
Como aparar um animal corretamente
Recomenda-se começar a aparar as unhas em casa pelas patas dianteiras. Para ter maior acesso às garras, recomenda-se pressionar a almofada e mover o pelo para o lado. Isso permitirá examinar cada garra à luz do dia e encontrar a polpa. É um tecido vivo com vasos sanguíneos e nervos. A polpa está localizada perto da base.
Se as garras do seu animal forem transparentes, os capilares vermelhos da polpa ficam claramente visíveis. No entanto, eles também podem ser vistos através do estrato córneo escuro.
Em seguida, use um cortador de unhas para remover o beco sem saída da unha. Ao mesmo tempo, recomenda-se cortá-la em várias etapas para evitar danos acidentais à polpa. Após o corte, é necessário inspecionar novamente a garra quanto à presença de fragmentos pontiagudos. Se os tiver, você deve usar uma tesoura ou uma lima grossa.
Também é recomendado aparar as garras localizadas nos dedos vestigiais. Depois de tratar uma pata, você deve fazer uma pausa. Isso ajudará o animal enrolado em uma toalha a se acalmar. Você precisa dar a ele um descanso de cinco minutos. Neste caso, é recomendável virar o animal para que não superaqueça.
Durante o descanso, você deve segurar o animal nos braços e dar-lhe sua guloseima preferida - isso ajudará a eliminar o estresse do procedimento.
O que fazer se um capilar estiver danificado?
Mesmo pessoas experientes podem tocar na polpa, o que pode causar sangue. Nessa situação, recomenda-se o uso de lápis hemostático ou água oxigenada. Se o sangramento não puder ser estancado, você deve levar seu animal ao veterinário. Após o tratamento, é importante parar de andar pela casa ou rua por um determinado tempo.
O corte regular das unhas ajudará a prevenir lesões e doenças traumáticas. Se o procedimento for realizado de forma sistemática, o coelho conseguirá se adaptar e não sofrerá estresse.