Criar animais de estimação requer um lugar para mantê-los. É construído um celeiro para coelhos, que inclui a instalação de gaiolas de um, dois, três níveis ou caipiras. Em tal sala, eles podem ser cuidados durante todo o ano. A estrutura tem um design simples e fácil de construir sem o envolvimento de especialistas qualificados.
Tipos de coelhos
A escolha do método de criação dos animais depende do número, da finalidade da criação (para carne, pele, criação) e das condições climáticas da região. Os animais são mantidos em gaiolas ou ao ar livre. Cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Existem 3 opções de posicionamento para criar coelhos:
- aberto (no galpão);
- fechado (em celeiro);
- Yamnoe
O primeiro e último tipo de coelho é adequado para regiões com invernos quentes. É feito um recinto na sombra ou instaladas gaiolas. O dossel protege os coelhos da luz solar direta e da chuva/neve e vento.
O tipo fechado é um celeiro, frio ou isolado. A sala deve ser dotada de iluminação e ventilação. Os coelhos são mantidos em pastagem livre ou em gaiolas de vários níveis.
Requisitos para as condições de criação de coelhos e características de cuidado
A sala deve ser confortável para os coelhos e conveniente para cuidar deles. Independentemente da raça, os animais não suportam umidade, correntes de ar ou mudanças bruscas de temperatura. Os animais ficam resfriados e ficam doentes. A iluminação é natural, através de janelas, complementada com iluminação artificial no inverno. A área total das aberturas das janelas deve ser de até 10% da área útil. A duração do dia na coelheira é de 8 a 10 horas, o máximo é de 16 horas.
Temperatura e umidade
Temperatura ideal para manter coelhos: +5 a +15 graus. A umidade do ar não deve ser superior a 75% e inferior a 50%. Os adultos, quando mantidos em um celeiro frio sem gaiolas, podem suportar temperaturas de até -30 graus, se houver feno suficiente no celeiro, onde os animais se escondem e se aquecem nos dias gelados.Quando mantido em gaiolas, o celeiro deve ser isolado para que a temperatura do ar não caia abaixo de 5 graus Celsius.
O superaquecimento não é menos prejudicial para os animais, por isso o celeiro necessita de boa ventilação e isolamento térmico do telhado. Mas, ao mesmo tempo, o movimento do ar na sala não deve criar correntes de ar.
Higiene
O ar fresco é essencial para o desenvolvimento saudável dos animais. A concentração de vapores nocivos (sulfeto de hidrogênio e amônia) provenientes do estrume em decomposição não pode exceder 0,015 e 0,01%. Em um celeiro onde os animais são mantidos em pastagem livre, é necessária a remoção diária do esterco e a troca regular da cama. O revestimento do piso é contínuo e inclinado em direção à porta para que os coelhos não possam cavar um buraco e sair do ambiente para fora.
Na manutenção das gaiolas, é fixada uma malha no chão ou feita uma inclinação na parede posterior para facilitar a manutenção. A regra básica para organizar as gaiolas é que o esterco das gaiolas superiores não deve cair na camada inferior. A frequência da limpeza em recintos e gaiolas depende da disposição. Se o estrume for removido espontaneamente através da rede ou buracos no chão, a limpeza será feita 1 a 2 vezes por semana. Comedouros e bebedouros são lavados diariamente. Os alimentos não consumidos (ração composta, purê de vegetais) são removidos e o comedouro é bem lavado.
Nutrição
A dieta dos coelhos deve ter um conteúdo equilibrado de ração seca (aveia, trigo, milho), ração mista, vegetais (frescos e cozidos), erva fresca/feno. No verão, a grama fresca e os vegetais da estação devem predominar na alimentação. Os animais não devem receber grama contaminada. Deve ser lavado e ligeiramente seco. No outono e no inverno eles fornecem feno, ração mista e purê de vegetais.
Os coelhos precisam de algo para mastigar.Ramos de álamo tremedor, bétula e salgueiro atuarão como complemento alimentar e proporcionarão uma oportunidade para satisfazer o instinto natural. Quando mantido em recinto, o feno é colocado no chão para acesso constante durante vários dias. A água deve estar sempre fresca. Em um celeiro sem aquecimento no outono e no inverno, a água é fornecida de manhã e à noite em estado aquecido.
Sutilezas de manutenção no verão e inverno
No verão, os animais devem ser protegidos do superaquecimento e da luz solar intensa. As gaiolas colocadas ao ar livre devem ser cobertas com feno ou palha. A cobertura sobre a sombra ou recinto deve sobressair 20-30 centímetros.
No celeiro, na estação quente, uma porta de malha é usada para aumentar o fluxo de ar fresco. A segunda porta é mantida aberta.
Com o início do tempo frio, o celeiro fica cheio de feno para se aquecer durante o pastoreio livre. Ao manter as gaiolas no celeiro, deve haver aquecedores. Em instalações sem aquecimento, o número de coelhos é reduzido ao mínimo, deixando os adultos para reprodução na estação quente. O parto em baixas temperaturas em um coelho pode causar a morte dos filhotes.
Como deveria ser um celeiro para criar coelhos?
Antes do início da construção, as instalações para os animais são determinadas com a sua localização. O lado norte, sob a copa de árvores de grande porte, é considerado favorável à reprodução. A distância das habitações e outras dependências é de 10 a 15 metros.
Materiais para construção:
- quadro;
- Histórico;
- tijolo.
A escolha depende das capacidades e desejos do criador de coelhos. Um galpão frio é construído com tábuas e um galpão quente com tijolos e toras.A área da sala depende do método de guarda: ao ar livre, 1 metro quadrado é suficiente para 1 coelho; com cela – não menos que 1,5 metros quadrados (1,5 metros de comprimento, 1 metro de largura).
O telhado da coelheira é inclinado para ser utilizado na secagem do feno. Um depósito de feno (sótão ou deck) é instalado entre o telhado e o cômodo. No cálculo da área são levadas em consideração as realeiras: gaiolas para coelhos para ninhada. Ao manter coelhos em gaiolas, um recinto sob um dossel para caminhadas é fixado na parede posterior do celeiro.
O celeiro foi construído sem alicerce. Não deve haver lacunas nas paredes. Isso protegerá a sala de correntes de ar, ratos, furões e doninhas. O coelho deve ter 2 portas: uma porta de malha e uma porta sólida que feche bem.
Instruções passo a passo para criar um coelho com suas próprias mãos
Construção de um coelho consiste em 4 etapas:
- projeto;
- escolher um local;
- preparação de material;
- canteiros de obras
Projetar significa traçar uma planta para o galpão.
A área da sala é calculada com base em:
- do número de animais adultos;
- fêmeas para reprodução;
- locais para coelhos;
- colocação de estoque;
- Sennikov;
- tigela para beber;
- alimentadores.
O desenho indica as dimensões de uma camada de gaiolas ao longo das paredes ou ao ar livre. A largura da passagem entre eles deve ser de no mínimo 1 metro. A altura da sala é de 1,8 a 2 metros. Deve levar em conta a altura humana e o número de camadas de células. Quando em várias camadas, as células superiores não devem estar localizadas a mais de 1,5 metros, as inferiores - a partir de 0,4 metros. A distância do telhado da gaiola superior ao sótão ou piso do sótão é de pelo menos 45 centímetros, para que os coelhos do “piso” superior não superaqueçam devido à má circulação de ar.
Em seguida, é determinada a localização do coelho e o local é marcado de acordo com o plano.O lado deve estar a sotavento, não inundado pelas enchentes da primavera, longe de habitações, galinheiro, estábulo ou chiqueiro.
Ferramenta principal para trabalho:
- nível;
- roleta;
- martelo;
- serra/serra elétrica;
- martelo;
- tesouras metálicas;
- carrapatos.
A opção mais econômica é fazer um galpão de madeira. Mas, se desejar, pode ser construído em tijolo ou espuma de concreto.
Os seguintes materiais também são levados em consideração:
- feltro ou ardósia para telhado;
- cimento e areia para betonilha;
- metal galvanizado para cantos de estofados;
- malha para gaiolas e portas internas (se mantidas em gaiolas);
- dobradiças para pendurar portas e portas;
- isolamento (para um celeiro quente);
- vidro (para janelas);
- equipamento de iluminação.
A construção começa com a marcação e nivelamento do local. A base da tira é feita em alvenaria ou espuma de poliestireno. Uma moldura de madeira (para uma construção de madeira) é instalada nos cantos do local. É feita uma betonilha de cimento-areia em todo o local. Paredes estão sendo construídas. Um telhado inclinado está instalado. As portas estão penduradas. O trabalho interno está sendo executado de acordo com o planejado.