Em uma dacha ou terreno pessoal, além da produção agrícola, mantendo galinhas de raças de ovo ou ovo de carne. As necessidades fisiológicas das aves determinam a necessidade de organizar um local, sendo o mais simples um celeiro. Vejamos as etapas da construção de um celeiro para galinhas, onde é melhor colocá-lo, o que deve estar dentro e como, qual microclima deve ser mantido.
- Onde instalar um galinheiro?
- Ferramentas e materiais necessários
- Como construir um galpão com as próprias mãos?
- Trabalho preparatório
- Fundação
- Chão
- Construção de paredes
- Construção do telhado e teto
- Portas e janelas
- Isolamento
- Microclima no celeiro
- Ventilação
- Iluminação
- Temperatura
- Aquecimento para o inverno
- O que você precisa em um celeiro de galinhas
- Poleiros e ninhos
- Bebedouros e comedouros
- Área de natação
- Área de caminhada
Onde instalar um galinheiro?
No local, escolha um local sem sombra, plano ou ligeiramente elevado, que não seja inundado com água do degelo e não tenha escoamento de água subterrânea de nascente. A área para passear com as galinhas pode ser localizada à sombra das árvores. Não poupe espaço para isso, pois as aves poedeiras são ativas e se movimentam muito, enquanto os frangos de corte se movimentam pouco. As áreas retangulares são preferíveis.
Importante! A área do celeiro é calculada com base na norma: 3 aves por 1 metro quadrado.
Uma abordagem competente para construir um galpão envolve a criação de uma planta geral do local. O futuro celeiro para galinhas e plantações deve ser pintado com antecedência. Se houver plantas valiosas que gostam de luz no local e que ficarão à sombra do celeiro, elas deverão ser replantadas com antecedência.
Com base no plano, eles elaboram uma declaração de trabalho e um plano de compra de materiais de construção e equipamentos para a construção de um celeiro, avaliam o nível de custos de materiais e, se necessário, encontram formas de reduzir custos.
Ferramentas e materiais necessários
Os equipamentos e ferramentas de construção incluem:
- equipamentos de mistura de concreto e ferramentas de alvenaria;
- um conjunto de ferramentas para marcenaria (serras, quebra-cabeças, martelos);
- equipamentos de perfuração (chaves de fenda);
- instrumentos de medição (fitas, níveis);
- consumíveis (pregos, parafusos, parafusos, ângulos).
Materiais para construir a fundação:
- tijolo, cimento, brita;
Materiais para construção da estrutura e montagem do telhado:
- ripas de madeira, vigas, tábuas para pisos, placas de aglomerado para revestimento de paredes, material isolante (lã mineral, penoplex), ardósia, feltro ou telhas.
O galinheiro deve ter janelas para permitir a entrada da luz solar. Você precisará de vidro e moldura de madeira ou pequenas molduras prontas. As paredes internas do galinheiro são pintadas com tinta à base de água, os pisos são forrados com linóleo ou cerâmica. Todos os materiais podem ser selecionados a partir de móveis antigos desmontados, após reparação e remodelação do piso, móvel da cozinha.
Observação! Antes de comprar materiais, considere cuidadosamente a tecnologia de construção e como você irá manter os frangos - durante todo o ano com aquecimento ou durante a temporada.
Como construir um galpão com as próprias mãos?
Para 18 a 20 frangos, basta construir um celeiro retangular com área de 6 metros quadrados e 3 metros de comprimento e 2 metros de largura. É perfeitamente possível construir um celeiro assim com as próprias mãos. Vamos descobrir como fazer isso.
Trabalho preparatório
A área destinada à construção é limpa de restos de plantas, tocos e rizomas são arrancados. Se o solo do futuro canteiro de obras for fértil, a camada superior é removida e nivelada. Pequenas saliências podem ser facilmente niveladas usando um trilho amarrado a uma corda em ambos os lados ou uma escada de madeira.
Os esclarecimentos são realizados por nível. Após o nivelamento, a estrutura é marcada. Estacas são cravadas nos cantos e uma corda é puxada ao longo delas, que marca os limites do celeiro e é um indicador da altura da fundação.
Fundação
A base de um galinheiro pode ser de dois tipos:
- colunar;
- sólido.
Para um pequeno edifício de 2x3 metros, uma fundação colunar de 4 ou 6 estantes é suficiente. O objetivo principal é proteger o edifício contra inundações e congelamento do piso no inverno. Os postes de fundação do galpão são colocados a uma distância igual uns dos outros. Para resistência estrutural, as toras de suporte devem ter mais de 80 milímetros de espessura.
Buracos quadrados ou redondos com 0,5 metros de profundidade são cavados sob os postes de fundação. A pedra britada é despejada no fundo e compactada com uma viga ou poste. As estantes podem ser de tijolo ou argamassa de cimento podendo ser despejadas no interior da fôrma de madeira, feltro ou blocos de espuma de concreto.
Uma base sólida é colocada na fôrma ao redor do perímetro do celeiro. O consumo de argamassa de cimento aumenta, mas será possível utilizar toras de menor espessura.
Importante! A altura de qualquer tipo de fundação deve ser de pelo menos 30 centímetros acima do solo!
Chão
Uma camada de feltro à prova de umidade é colocada na fundação. Em seguida, a guarnição inferior é fixada aos postes de concreto com chumbadores. As toras de madeira são conectadas entre si pelo método “meia madeira”. Ao longo do perímetro do remate inferior, são fixadas tábuas que formam uma cama para o futuro piso ou caixa. Várias vigas de suporte são colocadas ao longo da caixa, são fixadas e as tábuas do piso são pregadas. Num celeiro de inverno, é preferível fazer pisos duplos com uma camada isolante no meio ou instalar um piso radiante elétrico.
Construção de paredes
Ao longo do perímetro, são fixadas vigas ao piso, sobre as quais repousarão os postes verticais da moldura, com 2,0-2,2 metros de altura. As estantes principais ficam nos cantos do edifício, as adicionais ficam em cada canto das janelas e portas. Recomenda-se também fazer postes verticais intermediários ao longo da largura do material isolante. A largura mínima das vigas verticais é de 50 milímetros. Verifique frequentemente a verticalidade dos racks por nível. Uma segunda cinta é feita no topo das estantes, fixando-a com cantos.
Construção do telhado e teto
A parte da viga do telhado é fixada na guarnição superior. Escolha um ângulo de elevação suficientemente elevado para garantir a drenagem normal da chuva e a remoção da neve, caso contrário as fugas não serão evitadas.
As vigas transversais são feitas em incrementos iguais às fixações do material da cobertura e à largura do tipo de isolamento selecionado. Um passo muito estreito leva a custos de construção mais elevados, e um passo largo leva a deflexões do telhado e possível estagnação da água da chuva nas áreas de deflexão.
Uma camada impermeabilizante é colocada no topo das vigas. Se for usado um telhado macio, forneça uma camada adicional de aglomerado para compactação ou coloque placas de ardósia. Do interior do celeiro, sob a moldura superior, é fixado o teto.
Portas e janelas
É aconselhável instalar janelas nos lados leste e oeste ou sul. A área total da janela deve ser de pelo menos 10% da área do galpão. Para ventilar o espaço interno, as janelas devem abrir pelo lado de fora do celeiro. Além de janelas e portas, é feito um buraco para pássaros na parte inferior da parede que comunica com o corredor.
A porta deve abrir para fora e fechar bem, e a toca do pássaro deve ser fechada com uma trava pelo lado de fora.
Isolamento
As paredes externas são revestidas com isolamento, seguido por uma camada de barreira de vapor na forma de uma densa película de celofane. A parte externa é revestida com placas de aglomerado, placas ou revestimento plástico.
Microclima no celeiro
As condições dentro do galpão para galinhas poedeiras são de particular importância, pois o microclima correto ajuda a evitar o desenvolvimento de infecções nas aves e a regular a sua produtividade. O que prestar atenção:
- ventilação da sala;
- iluminação e ciclo dia/noite;
- temperatura do ar.
Vamos dar uma olhada em cada um dos pontos.
Ventilação
Os limites ideais de umidade do ar dentro do celeiro são de 60 a 70 por cento. No verão é mantido com ventilação frequente.Se houver muitos pássaros na sala, um ventilador elétrico é montado na janela, funcionando como sistema de ventilação forçada. Forneça orifícios de ventilação sob o telhado e perto do chão.
Iluminação
Para manter a produção de ovos, as galinhas poedeiras recebem iluminação durante pelo menos 13-14 horas por dia. Uma lâmpada fluorescente de 40 watts, suspensa no teto em uma sombra refletiva, é adequada para a área selecionada.
Temperatura
A temperatura ideal para manter galinhas poedeiras é de 16 a 23 graus. Quando a temperatura aumenta, a ave fica estressada e desidratada, e quando ela cai, a produtividade cai drasticamente, pois aumentam os gastos com energia para aquecer o corpo. No verão, o pássaro se sente confortável na área de caminhada.
Aquecimento para o inverno
Se um piso aquecido foi fornecido durante a construção, esse calor será suficiente para manter a temperatura no celeiro entre 16 e 17 graus. Em geadas severas, eles são aquecidos adicionalmente com um fogão ou radiador a óleo. A cama de palha e serragem é aumentada para 20 centímetros, acrescentando-se uma nova camada a cada semana.
O que você precisa em um celeiro de galinhas
O interior do celeiro está equipado com poleiros, ninhos onde as galinhas põem os ovos, comedouros e bebedouros.
Poleiros e ninhos
Os poleiros são postes redondos de diâmetro, aos quais o pássaro se agarra com as patas e fica nesta posição. É aconselhável fixá-los em duas camadas, a uma distância de 30 a 50 centímetros uma da outra. A primeira camada está a uma altura de 50 a 80 centímetros do chão.
Os ninhos mais simples são construídos ao longo da parede mais escura do celeiro, a partir de caixas de madeira ou papelão medindo 30 x 40 centímetros; um ninho é suficiente para 3 a 4 aves. O fundo das caixas é coberto com palha.É possível um design inclinado, o que permite uma coleta mais rápida dos ovos.
Bebedouros e comedouros
A indústria produz bebedouros e comedouros para pássaros prontos de diversos modelos. Uma cabeça requer 8 a 10 centímetros de espaço no bebedouro e no comedouro.
Observação! Bebedouros e comedouros são instalados distantes um do outro para que a água do bebedouro permaneça limpa.
Os comedouros de madeira são adequados para alimentos secos e os comedouros de malha para alimentos verdes. No inverno, o pássaro escava ativamente a cama, por isso é constantemente adicionado, camada por camada.
Área de natação
As galinhas precisam de banhos feitos de cinzas ou areia queimada pelo sol. Esta medida protege a cobertura de penas de insetos. As cinzas devem ficar secas e assentadas por vários meses, pois as cinzas frescas contêm substâncias nocivas às aves. No verão, é montado um local para banho na rua, no inverno - no camarim de um celeiro.
Área de caminhada
A área se comunica com o celeiro por meio de uma escotilha para frangos, é cercada com malha de metal ou náilon de pelo menos 2 metros de altura. As bordas inferior e superior são reforçadas com placas ou escudos metálicos. A área de caminhada per capita é de pelo menos 1 metro quadrado.