Um animal de estimação requer condições especiais de vida, que são estabelecidas por normas veterinárias e sanitárias. Os galpões de bois não são exceção nesse aspecto. Quem planeja construir um ambiente sozinho e depois equipá-lo precisa se preparar cuidadosamente e levar em consideração as nuances. A saúde e a produtividade dos animais dependem da correta execução das etapas da construção.
- Características da construção de um celeiro para touros
- Quais são os requisitos básicos para instalações para criação de animais?
- Esquemas e desenhos
- Processo de construção
- Fundação
- Pisos
- Paredes
- Teto
- Área de caminhada
- Arranjo das instalações
- Instalação de comedouros e bebedouros
- Iluminação e ventilação do celeiro
Características da construção de um celeiro para touros
Antes de iniciar a construção, devem ser levados em consideração vários fatores que afetarão a saúde dos touros e, portanto, a sua produtividade. É importante traçar um plano, realizar os desenhos necessários e preparar um orçamento. Neste caso, é necessário levar em consideração o número de cabeças, raça, dimensões e peso.
Os animais são mantidos em bases pecuárias por mais de 10 horas por dia e durante esse período devem estar confortáveis. Portanto, um celeiro deve ter um sistema eficaz de aquecimento e ventilação, além de iluminação. É importante selecionar corretamente os materiais para lançar as fundações e erguer as paredes e projetar o telhado com antecedência. A área de passeio e o design interior da sala são importantes.
Quais são os requisitos básicos para instalações para criação de animais?
Existem certos requisitos para instalações para criação de gado. Eles não são difíceis de completar se você se familiarizar com eles com antecedência. Em primeiro lugar, é necessário escolher o local certo para o futuro galpão. O curral não deve estar localizado perto de residências particulares. Junto às instalações necessitará de espaço para zona de passeio, fossa de silagem, palheiro e estrume.
Os padrões padrão para caixas amarradas são os seguintes:
- criação de condições seguras para o gado e o pessoal de serviço;
- livre acesso dos animais à alimentação e à água;
- consertar o touro se necessário;
- a presença de partições de determinados tamanhos;
- sistema de ventilação e iluminação.
Ao fazer cálculos antes de iniciar a construção, deve-se atentar para que o galpão deve ter o tamanho correto. É necessário levar em consideração a área da sala, a altura das paredes e o ângulo do piso. Existem padrões rígidos para o tamanho das barracas. Um animal adulto precisará de pelo menos 6 m2, e para animais jovens até 3 meses – cerca de 3m2.
Esquemas e desenhos
É importante pensar no projeto do celeiro nos estágios iniciais.Se o processo de projeto e custeio for competente, as instalações durarão muito tempo e o agricultor não terá que gastar dinheiro em reconstrução e reparos regulares após um determinado período de tempo.
Você precisa decidir sobre os materiais com antecedência. Por exemplo, os pisos de madeira são ecologicamente corretos e aconchegantes. São adequados para animais jovens e touros de engorda. Além disso, reduzem custos com roupas de cama.
É preciso levar em consideração não só a quantidade de touros no momento, mas também no futuro. Afinal, ampliar as instalações exigirá tempo e despesas adicionais. Portanto, calcular o número de cabeças de gado ajudará a eliminar custos desnecessários.
Processo de construção
O processo de construção de um galpão não é complicado, deve ser dividido em etapas:
- lançando as bases;
- parede;
- piso;
- construção do telhado.
Cada etapa é realizada em um determinado momento e possui características próprias.
Fundação
A fundação é uma espécie de garantia da durabilidade da edificação. As futuras premissas dependem disso, pois é a base. A base geralmente é colocada com suas próprias mãos. Está dividido em vários tipos:
- colunar é adequado para pequenos rebanhos e é considerado um método de enchimento rápido e econômico;
- fita - uma das universais, por isso é usada com mais frequência;
- o monolítico deve ser utilizado para a construção de grandes fazendas de gado, por ser caro, mas também mais durável.
Como escolher a melhor opção? É preciso levar em consideração a pecuária, o solo do local e as características do material com que serão construídas as paredes. Mais um ponto não deve ser esquecido - nesta fase é necessário cuidar da impermeabilização do ambiente.
Pisos
O material ideal para a construção de um piso é o concreto. É forte e durável, principalmente considerando o peso dos touros. Além disso, não absorve odores desagradáveis.Ao realizar trabalhos de concretagem do piso, ele deve ser levemente elevado em um determinado ângulo (4 °), e devem ser feitas ranhuras para retirada de resíduos.
O concreto tem uma desvantagem - é frio. Você pode corrigir a situação com a ajuda de roupas de cama de feno ou palha e painéis de madeira, que você mesmo pode fazer em casa.
Paredes
Se você planeja construir um pequeno prédio para um pequeno número de animais, então a madeira servirá. Porém, com um rebanho de 20 touros ou mais, será necessário material prático e durável. Tijolo não é barato. Pode ser substituído por blocos de gás ou blocos de espuma. Com a ajuda deles, você pode construir um galpão mais rapidamente.
Você precisa construir paredes pelos cantos. Ao mesmo tempo, sua altura não deve ultrapassar 2,5 M. Um número maior deixará as paredes frias no inverno, e um número menor deixará as paredes abafadas no verão.
Teto
A cobertura é de inclinação única ou empena. Uma estrutura inclinada requer revestimento e instalação hermética de placas. As juntas são seladas com argamassa de argila ou outro material. A superfície pode ser coberta com terra ou serragem. Ardósia ou feltro servirão como material de cobertura. Nas regiões do sul, dispensam isolamento adicional. Nas regiões frias do país, é necessário um isolamento completo.
Eles preferem fazer um telhado de duas águas por causa do espaço adicional - o sótão, onde os alimentos podem ser armazenados. O sótão também funciona como uma espécie de isolamento do galpão. Em alguns casos, fazem um galpão para animais, que é uma continuação do telhado.
Área de caminhada
A chave para a saúde e alta produtividade de um animal não está apenas em uma dieta adequada, suplementos vitamínicos, cuidados, mas também no exercício diário.O gado deve circular livremente pela área designada, ao ar livre, todos os dias. Uma área de caminhada adequada deve ter cobertura, cerca confiável e acesso livre à água. Essa área de recreação deve ser prontamente limpa de esterco e detritos estranhos.
Arranjo das instalações
Não são apresentados requisitos menos sérios para a disposição interior das instalações:
- animais jovens e adultos devem estar localizados em salas diferentes;
- bebedouros e comedouros devem ser de livre acesso;
- os animais devem ser colocados em baias com o focinho voltado para o comedouro e a cauda voltada para a vala de drenagem;
- as baias devem ser adequadas ao tamanho do gado.
Não há necessidade de economizar no tamanho do cômodo, caso contrário ele ficará sujo mais rápido e os animais começarão a sentir desconforto.
Instalação de comedouros e bebedouros
O local para comer e beber deve ser devidamente organizado. Recipientes para comida e água potável devem ser instalados fora das baias, ao longo das paredes do celeiro. Neste caso, os animais devem aproximar-se livremente dos tanques a qualquer momento.
Os alimentadores podem ter formatos variados, mas o trapezoidal é considerado tradicional e conveniente. Você pode comprá-los em uma loja especializada ou prepará-los você mesmo. O bebedouro deve ser instalado próximo ao comedouro. Para alojamento amarrado, sistemas de copo ou válvula flutuante são adequados. Eles são convenientes porque são automáticos e se conectam ao sistema geral de abastecimento de água.
Iluminação e ventilação do celeiro
Os sistemas de ventilação podem ser de dois tipos: forçado e natural. Não adianta comprar uma instalação completa para um galpão. Para uma sala pequena, são adequados poços de ventilação feitos de tubos de metal ou polipropileno.O ar fresco da rua é fornecido através de aberturas nas paredes e o excesso de ar quente é removido através de tubos especiais no telhado.
Quanto à iluminação, será necessário instalar um sistema artificial. Há luz solar suficiente para o dia. O sol penetrará na sala através das janelas, que devem ser deslizantes para ventilação. No inverno, quando os dias são muito curtos, deve-se utilizar iluminação artificial. A falta de luz pode afetar negativamente a produtividade do gado. Para fazer isso, você pode usar lâmpadas de mercúrio, halógenas ou incandescentes.