O sal é uma fonte de sódio e cloro, necessários ao coelho para o funcionamento normal do corpo. Os elementos químicos obtidos dos alimentos estão envolvidos na construção das células e nos processos biológicos. A falta destas substâncias leva a diversas patologias associadas à perturbação dos órgãos internos e à deterioração da pelagem. Vamos descobrir se é possível dar e como introduzir sal na dieta dos coelhos.
Os coelhos precisam de sal e por quê?
A nutrição adequada garante rápido crescimento e desenvolvimento de roedores. Uma dieta nutritiva promove desenvolvimento ativo, ganho de peso e uma pelagem saudável.No período inverno-primavera, é especialmente necessária a introdução de diversos micro e macroelementos na dieta dos roedores, uma vez que os alimentos prontos nem sempre contêm a quantidade necessária desses componentes. Portanto, os criadores de coelhos introduzem de forma independente substâncias úteis no menu.
O mineral natural ajuda a eliminar toxinas do corpo dos animais, melhora a estrutura das fibras musculares e retém a umidade do corpo. Um componente importante tem um efeito positivo no funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos. A composição contém íons sódio e cloro, necessários para o crescimento e desenvolvimento ativo das células dos órgãos internos. O cloro está envolvido na formação do ácido clorídrico e atua como componente do suco gástrico. O sódio transmite impulsos rapidamente ao cérebro dos coelhos.
A falta de substâncias minerais leva a vários tipos de patologias:
- atraso no crescimento e desenvolvimento;
- deterioração do sistema digestivo;
- amolecimento do tecido ósseo;
- deterioração da condição da lã;
- abortos espontâneos.
Animais orelhudos recebem metade da necessidade diária do mineral por meio da alimentação. A porcentagem restante é introduzida na dieta de forma independente. O excesso de sal também afeta negativamente a condição dos roedores. Portanto, não é recomendado administrá-lo a coelhos de forma incontrolável.
Regras para introdução de sal na dieta e proporções
A quantidade de cloreto de sódio na dieta dos animais depende de vários fatores. É adicionado aos alimentos depois que os bebês param de beber o leite materno. A partir do momento em que deixam a mãe, os filhotes recebem 0,5 gramas de matéria mineral. Para animais adultos a partir dos 4 meses de idade, basta dar 1,5 gramas de sal por dia por animal. Coelhas grávidas e lactantes adicionam 2,5 gramas do mineral à sua dieta diariamente.
A falta de sal nos coelhos é perceptível no seu comportamento.Os animais começam a mastigar as barras de madeira da gaiola ou a lamber a malha. Os adultos precisam do mineral diariamente. É importante monitorar as proporções da substância, pois a deficiência e o excesso podem prejudicar o pet.
Os criadores de coelhos afirmam que quando alimentando coelhos com ração composta Não há necessidade de introduzir sal adicional na dieta. A ração industrial já contém todos os micro e macroelementos, minerais e vitaminas necessários. A autoadministração de sal é necessária se o coelho consumir produtos naturais. O mineral é dado aos animais junto com a comida. Não é recomendado adicioná-lo à água.
O cloreto de sódio é administrado aos coelhos na forma de sal de cozinha ou um sal para lamber é suspenso na gaiola. Escolha uma substância destinada especificamente a roedores. Você não deve alimentar briquetes dados a cabras e vacas. Contém substâncias que têm um efeito prejudicial nos coelhos. O sal extra também afeta negativamente a saúde dos animais peludos e pode levar à sua morte devido ao teor de iodo na composição.
Como fazer lambidas minerais para coelhos?
Usar sal quebradiço na dieta de roedores nem sempre é conveniente. Os coelhos podem virar uma tigela de comida e pisotear o mineral. Calcular a dosagem também não é uma tarefa fácil e leva tempo. Os criadores usam um remédio conveniente - sal para lamber. É um mineral comprimido. O produto sólido é suspenso numa gaiola. Os roedores se aproximam e lambem o sal o quanto for necessário. O sal para lamber pode ser comprado pronto ou feito você mesmo. Para preparar uma guloseima saudável, utilize os seguintes componentes (as quantidades são indicadas em quilogramas):
- sal de cozinha – 0,15;
- enxofre alimentar – 0,05;
- alimentar giz – 0,5;
- carvão – 0,3;
- argila vermelha (pó) – 0,5.
Misture os ingredientes secos e adicione água aos poucos até obter uma consistência espessa. Abra a massa em bolas e faça um buraco. Deixe as peças de trabalho até secarem completamente. Um arame ou corda é passado pelos orifícios e o produto é pendurado na casinha do coelho.
Uma boa nutrição e cuidados são a chave para a saúde e longa vida dos coelhos. Ao alimentar animais peludos com comida natural, o sal é necessário como aditivo. Usar sal para lamber evitará que o proprietário tenha problemas desnecessários com a dosagem e se preocupe com a falta ou excesso do mineral na dieta.