Para que os coelhos não adoeçam, se reproduzam bem e ganhem peso, é importante não só alimentá-los corretamente, mas também escolher os produtos adequados. Portanto, os proprietários dos animais são obrigados a saber se a aveia pode ser dada aos coelhos, como deve ser preparada e como administrá-la corretamente. Também é necessário obter informações sobre os malefícios que o uso da aveia na dieta de coelhos pode causar.
É possível alimentar coelhos com aveia?
Para pleno crescimento, desenvolvimento e ganho de peso, os coelhos precisam receber grãos. Uma das melhores opções de grãos para alimentação animal é a aveia.Distingue-se não só pelas elevadas características nutricionais, mas também pelo excelente sabor, pelo que é facilmente consumido pelos coelhos.
A aveia constitui uma parte significativa da dieta do animal. É especialmente útil na alimentação de coelhos, pois é de fácil digestão e promove um crescimento rápido sem acúmulo de excesso de gordura. É um alimento de alto valor energético, pois 100 gramas fornecem ao corpo 330-360 quilocalorias. O cereal também é rico em microelementos, contendo magnésio, zinco, silício, cobre, além de vitaminas A, E, F, grupo B. O grão contém os seguintes componentes:
- Carboidratos – 55%.
- Proteínas – 10%.
- Gorduras – 8%.
Este tipo de cereal é benéfico para os criadores de coelhos, pois cresce bem mesmo em condições desfavoráveis, produz elevados rendimentos e é perfeitamente armazenado sem alterar as suas qualidades organolépticas e nutricionais. Outra vantagem é o fato de poder ser administrado aos animais na forma seca. Isso reduz o custo de preparação da ração e economiza tempo dos criadores de coelhos.
Métodos de preparação de cereais para alimentação
Coelhos adultos podem comer aveia em qualquer forma, inclusive seca. Mas o grão pode ser cozido no vapor, triturado, amassado, adicionado a outras rações, inclusive junto com produtos granulados ou verdes, e rações mistas. Os sêmolas para coelhos precisam ser especialmente preparados, pois os animais jovens ainda não conseguem lidar com os grãos integrais, mesmo os macios.
Além disso, os alimentos triturados são mais fáceis de digerir e são melhor absorvidos pelos delicados sistemas digestivos dos organismos em crescimento.
Germinação
Este método é considerado um dos melhores, pois ajuda a aumentar a utilidade dos cereais.Durante a germinação, aumenta a percentagem de substâncias úteis, especialmente vitaminas, o que é importante no tempo frio e para coelhos que necessitam de maior nutrição: fêmeas grávidas e lactantes, coelhos em crescimento.
Para germinação, são realizados os seguintes procedimentos:
- Grãos inteiros, não danificados e longos são selecionados.
- Despeje em um recipiente em uma camada uniforme e cubra com água 2 centímetros acima do nível do grão.
- Deixe o cereal inchar por meio dia.
- O produto acabado é transferido para sacos plásticos com furos para drenar o excesso de líquido.
- Quando o grão brota, ele é dado como alimento aos animais.
É necessário acostumar os coelhos a um novo tipo de alimentação gradativamente, acrescentando aos poucos um pouco à alimentação habitual. Se isso não for feito, os animais podem adoecer devido a inchaço e flatulência.
Cozinhando
Quando cozido no vapor, o cereal fica especialmente macio e macio, mantendo suas propriedades benéficas, por isso é excelente para alimentar coelhos bebês. Com ele, crescem vigorosamente, e o produto preparado melhora a digestão e a absorção, fazendo com que os coelhos ganhem peso mais rapidamente.
Prepare o mingau da seguinte forma:
- O grão é colocado no recipiente, deixando até 10 centímetros de espaço livre na borda.
- Despeje água fervente.
- Adicione uma colher de sopa de sal de cozinha à mistura e misture bem.
- O recipiente é fechado com tampa.
- Mantenha por até 6 horas.
O produto preparado é administrado a coelhos 4-5 vezes ao dia.
Levedura
Para aumentar o valor nutricional da ração de aveia, utiliza-se fermento. Este produto é mais frequentemente usado para alimentar coelhos de raças de corte - com ele eles ganham peso com mais energia. Você pode alimentar animais adultos e coelhos com mais de 4 meses com aveia fermentada.
O processo consiste nas seguintes etapas:
- Um quilograma de grão selecionado é moído.
- Dilua 35 gramas de fermento em 2 litros de água morna.
- A aveia triturada é despejada com a solução preparada com fermento.
- Deixe fermentar por 6 a 9 horas.
A composição deve ser agitada durante a fermentação para que o processo ocorra de maneira uniforme. Para a alimentação matinal dos animais, é conveniente fazer a mistura à noite.
Como dar aveia para coelhos
Os animais comem regularmente aveia em qualquer forma, por isso vale a pena armazená-la em grandes quantidades junto com outros alimentos. O produto seco é fornecido em misturas de grãos com outros cereais, inteiros ou triturados. Aveia cozida no vapor é ótima para coelhos bebês, que podem ser gradualmente transformados em grãos secos e esmagados. Quando os coelhos chegam aos seis meses de idade, já podem dar-lhes aveia inteira.
Os cereais são dados aos bebês até 4-5 vezes ao dia, aos animais adultos – 3 vezes. Os coelhos devem sempre ter livre acesso à água potável. A ração levedada é mais indicada para coelhos adolescentes e adultos de raças de corte, pois promovem rápido ganho de peso. A superalimentação de animais é prejudicial.
Contra-indicações e possíveis danos
A aveia é um alimento saudável e de fácil digestão, mas também pode ser prejudicial à saúde se não for preparada corretamente ou se for administrada em grandes quantidades. O grão contém 8% de gordura e muita proteína, portanto seu excesso levará à obesidade se a dieta for calculada incorretamente. No verão, a quantidade de ração com grãos deve ser reduzida, com foco em verduras, grama e raízes suculentas.
No inverno, quando está frio, a necessidade dos coelhos por alimentos com alto teor calórico aumenta, por isso a proporção de aveia na sua alimentação precisa ser aumentada.
Coelhos pequenos não são alimentados com aveia ou outros grãos até completarem um mês de idade. Alimentos triturados e cozidos no vapor são dados a animais com mais de 1-2 meses, 1-2 colheres de sopa como parte do purê.Coelhos com mais de 4 meses podem receber aveia fermentada em pequenas quantidades.
Na hora da alimentação é necessário estar atento ao comportamento dos animais e ao seu estado de saúde. Eles podem reagir de maneira diferente ao produto. Se aparecerem inchaço e diarreia, isso significa que os coelhos estão sendo alimentados com muita aveia ou que o tipo de processamento de aveia não é adequado para esses animais. Com uma dieta adequadamente formulada, alimentar com aveia é benéfico. Os animais estão lindos, são vigorosos, fortes, com pêlo brilhante e excelente saúde.