A dieta dos coelhos não consiste apenas em misturas de grãos e rações. A lista de ingredientes deve ser complementada com vegetais e frutas. Cenouras, abóbora, maçãs, peras e muitos outros produtos beneficiarão os animais. É difícil para um agricultor decidir quais vegetais são preferíveis para animais de estimação e se maçãs secas podem ser dadas aos coelhos. Nesses assuntos, é melhor consultar profissionais.
É possível alimentar coelhos com maçãs?
A maçã perfumada irá agradar a coelhos de diferentes raças.A composição da fruta curativa inclui quase todas as substâncias necessárias ao normal desenvolvimento e manutenção da saúde animal. Apenas alguns pedaços de maçã proporcionam ao seu animal de estimação:
- fósforo;
- ferro;
- cobre;
- potássio;
- fibra.
Os ácidos orgânicos aliviam a placa dentária do coelho e fortalecem o sistema imunológico.
No inverno, os animais carecem de calor e luz solar. As frutas rosadas vão ajudar as beldades fofas a se recarregarem de energia e passarem pelos momentos difíceis sem problemas.
As frutas são vitais para coelhas grávidas e lactantes. Mesmo uma dieta bem composta não consegue satisfazer todas as necessidades da mulher. Durante os meses escuros de inverno, as maçãs fornecem vitaminas A, B e C ao coelho. No entanto, não devemos esquecer que o consumo excessivo de maçãs causa graves problemas intestinais no animal. A tarefa do proprietário é encontrar um meio-termo e fornecer aos animais uma nutrição adequada.
Maduro
Fresco maçãs são campeãs pelo teor de ferro. Frutas maduras beneficiarão adultos e coelhos pequenos. As mulheres grávidas precisam especialmente de maçãs, porque a saúde dos futuros descendentes depende da qualidade da dieta.
É aconselhável tratar os seus animais de estimação com frutas da sua própria horta. Dessa forma, os proprietários não precisam se preocupar com a qualidade da comida. As frutas compradas em lojas podem ser tratadas com produtos químicos, o que significa que são perigosas para os animais. As frutas devem estar maduras e doces. Frutas ácidas não trazem prazer aos animais peludos e podem causar diarreia no animal.
Seco
As fatias de maçã secas são um verdadeiro concentrado de vitaminas e minerais de que os coelhos necessitam. As frutas secas são fáceis de introduzir na dieta do seu animal de estimação. A comida não causa distúrbios intestinais nos animais.Porém, deve-se levar em consideração que o teor calórico das frutas secas é 4 vezes maior que o das frutas frescas. Portanto, a dose diária de guloseimas não deve ultrapassar 50 g.
Frutas secas são fáceis de armazenar: pratos finos e leves não ocupam espaço extra. É aconselhável preparar você mesmo a iguaria. As maçãs doces fatiadas são dispostas em camada fina sobre uma superfície plana e secas naturalmente, ao ar livre. Os “chips” prontos são armazenados em um saco de papel seco, saco de tecido ou jarra de vidro.
Verde
Frutas ácidas e verdes contêm ácido agressivo. A substância pode ter um efeito prejudicial à saúde do coelho e causar perturbações nos órgãos digestivos do animal. O impacto do ácido deteriora irreversivelmente o esmalte dos dentes na boca do animal. É permitido alimentar animais com frutos de maturação média. No entanto, essas frutas são fornecidas aos coelhos em quantidades limitadas. Um animal de estimação adulto pode comer vários pedaços de guloseimas sem prejudicar sua saúde. Você não pode alimentar animais de estimação orelhudos com frutas verdes e verdes.
Polpa de maçã
O bolo não é adequado para raças decorativas. O sensível trato gastrointestinal dos animais de estimação não consegue digerir o bagaço de maçã. Comer alimentos ásperos pode causar diarréia e inflamação intestinal em seu animal de estimação. Coelhos de corte coma de boa vontade polpa de maçã fresca. O principal é que o bagaço seja feito com frutas vermelhas e doces.
Como alimentar coelhos com maçãs
Para o delicado sistema digestivo dos animais, as maçãs podem se tornar um alimento perigoso se os animais de estimação não forem preparados primeiro. Nos primeiros dias, o coelho é presenteado com um pequeno pedaço de fruta e o bem-estar do animal é monitorado ao longo do dia.Se o belo cão orelhudo se comportar com calma e não apresentar sinais de problemas intestinais, a porção da guloseima poderá ser aumentada.
O animal está acostumado a alimentos suculentos desde tenra idade. 2 meses após o nascimento, o animal começa a ser alimentado com pedacinhos de frutas.
Norma por dia
A porção ideal para um animal adulto é uma maçã média, pesando 100-120 g. Para um coelho pequeno, bastam 3 fatias de fruta, pesando 30 g. Para fêmeas lactantes, a porção da guloseima é aumentada para 140 g por dia.
Se falamos de maçãs secas, a dose é reduzida em 3-4 vezes. Ao acostumar seu animal de estimação com frutas suculentas, você precisa seguir a regra: a guloseima só pode ser dada ao coelho após a alimentação principal. O animal não deve consumir frutas com o estômago vazio. Antes de alimentar, a maçã é regada com água fervente e descascada. O miolo, junto com as sementes, é retirado da fruta.
Proprietários experientes aconselham amarrar pedaços de maçã em um arame. Este truque ajudará a evitar sujeira e alimentos podres. As “contas” resultantes são penduradas nas barras da gaiola. Os adultos são tratados com uma maçã 3-4 vezes por semana. Os coelhos comem alimentos suculentos no máximo 2 vezes por semana.
Combinação com outros produtos
Coelhos decorativos recebem uma maçã no máximo uma vez por semana. 2-3 pequenos pedaços de fruta não farão mal ao seu animal de estimação. As maçãs não devem ser misturadas com outros produtos. Se a dieta do seu animal incluir outras frutas e vegetais, é melhor dá-los ao coelho na próxima alimentação.
Esta regra se aplica a todos os representantes da grande família dos coelhos. Abóbora, cenoura, beterraba, pera e outros alimentos suculentos são dados aos animais de estimação separadamente das maçãs.Alimentos suculentos constituem um terço da dieta diária dos animais, por isso não é difícil dividir os ingredientes em porções separadas.
Possíveis problemas digestivos
O excesso de alimentos suculentos muitas vezes leva a distúrbios do trato intestinal dos animais. O coelho desenvolve diarreia, o animal fica letárgico e deprimido. A inação do dono pode resultar na morte do animal, portanto medidas imediatas devem ser tomadas:
- Alimentos suculentos são substituídos por galhos secos e feno.
- Como líquido para beber, a tigela é preenchida com uma decocção de casca de carvalho. Se necessário, substitua a decocção por chá forte.
- Para tratamento adicional, toras curtas de carvalho são colocadas na gaiola. Pequenos pedaços de cereja de pássaro também são adequados. A casca não é removida das árvores.
Se a doença progrediu e a diarreia não pode ser interrompida, o animal recebe smecta. O medicamento é administrado ao animal por meio de pipeta ou seringa sem agulha.