A variedade na dieta do coelho tem um efeito positivo no funcionamento dos órgãos internos, sistemas e saúde. Animais orelhudos demonstram um interesse especial pelas bananas. Criadores de coelhos debatem se é possível dar uma fruta exótica ao seu animal de estimação. Vamos descobrir se os coelhos podem incluir bananas em seu cardápio. Informações sobre as qualidades positivas e negativas da guloseima serão úteis para os proprietários de animais peludos.
Os benefícios e malefícios das bananas
Os animais orelhudos são mimados com a saborosa fruta, apresentando-a como uma iguaria. Não é aconselhável alimentá-lo com animais de criação para carne. Basicamente, é dado a coelhos decorativos.
A iguaria beneficia o seu animal de estimação de orelhas compridas, pois contém uma grande quantidade de substâncias úteis:
- fibra, que promove rápida absorção dos alimentos;
- potássio, magnésio, que têm um efeito positivo no funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos do animal;
- vitaminas de diferentes grupos que têm um efeito benéfico na saúde do animal, na pele, nos dentes.
Todos esses componentes estão contidos principalmente na casca. A polpa é dada ao animal de estimação com extrema cautela, pois o sistema digestivo dos coelhos tem dificuldade em lidar com esse tipo de alimento. O alto teor calórico da fruta pode fazer com que seu animal de estimação ganhe peso rapidamente. Isso levará a um estilo de vida inativo, imunidade enfraquecida e deterioração da saúde.
O consumo ilimitado de banana por um coelho aumenta o risco de envenenamento. Durante o processo de cultivo, a fruta exótica é tratada com produtos químicos para aumentar sua vida útil. Substâncias nocivas se depositam na superfície e nem sempre são removidas após o tratamento. Gradualmente eles se acumulam no corpo do coelho.
Em que quantidade e como as bananas são dadas aos coelhos?
Antes de presentear seu animal de estimação com uma banana doce, os criadores de coelhos devem lembrar que a fruta não serve como alimento principal da dieta. É dado apenas como guloseima, em pequenas porções. As frutas são oferecidas em diversas variedades.
Fresco
Os criadores de coelhos oferecem de boa vontade a fruta nesta forma aos seus animais de estimação. Certifique-se de que a polpa não esteja madura demais, caso contrário poderá causar diarreia no coelho. Deve ser incluído no cardápio em pequenas doses, monitorando o estado de saúde do pet. Um animal de estimação orelhudo deve ser ativo e ter bom apetite.
Para raças anãs, basta dar uma colher de chá de polpa por refeição.
A iguaria é pré-picada. Indivíduos grandes não recebem mais do que 40 gramas de frutas frescas. Se sobrarem pedaços não consumidos na gaiola, eles são retirados, pois a polpa se deteriora rapidamente, o que provocará refluxo alimentar no animal peludo.
Os zoólogos recomendam dar frutas exóticas no máximo quatro vezes por mês. A alimentação é feita apenas pela manhã, não é aconselhável oferecer banana ao coelho à noite.
Seco
Os alimentos de fábrica contêm uma mistura de grãos, nozes, frutas secas e vegetais. Esta dieta não é recomendada para herbívoros. O produto contém alto teor de gorduras, o que afeta negativamente o estado dos órgãos internos do animal.
As frutas secas contêm uma quantidade suficiente de vitaminas, minerais, microelementos e fibras. Ao contrário da fruta fresca, é conveniente armazenar seca, pois não perde as suas qualidades benéficas por muito tempo. As fatias secas são bastante duras, tal tratamento é bom para os dentes do seu animal de estimação.
As frutas secas têm maior teor de açúcar do que as frutas frescas. Portanto, vale limitar o tempo e a quantidade de frutas que seu pet consome. Basta dar uma peça no máximo uma ou duas vezes por mês.
Pele
Os criadores de coelhos preferem dar cascas de banana aos seus animais de estimação. Sua composição é rica em substâncias úteis. Comer a pele melhora o estado do pêlo do animal orelhudo e normaliza o funcionamento do sistema digestivo.
Você pode oferecer ao seu coelho uma casca de banana em combinação com outras frutas e bagas. Por exemplo, um pedaço de maçã ou morango é embrulhado em casca e dado a um animal de estimação peludo.Recomenda-se oferecer este prato ao seu coelho no máximo uma vez a cada sete dias.
A casca da banana pode ser pré-seca e adicionada à dieta principal nesta forma. Para melhor absorção, as peças são primeiro mergulhadas em água fervente. Antes de oferecer esta guloseima ao seu animal de estimação, a casca é embebida ou bem lavada para remover os produtos químicos da superfície.
A banana deve ser introduzida gradativamente na dieta do coelho, monitorando o bem-estar e o comportamento do animal. Com qualquer alteração ou deterioração da saúde, a fruta exótica é retirada da dieta alimentar. A principal condição para alimentar o seu animal de estimação com frutas é o cumprimento do regime e dosagem.