O coelho White Pannon é uma raça híbrida que foi desenvolvida na Hungria através de cruzamentos. Os animais se distinguem pela aparência atraente e alto desempenho. Graças a isso, muitos agricultores os criam. Para ter sucesso nesta questão, vale a pena proporcionar aos coelhos cuidados de qualidade e uma alimentação equilibrada. A prevenção de doenças não é de pouca importância.
Origem
O White Pannon é considerado uma raça de frango popular.Este híbrido foi obtido na Hungria - na Academia em homenagem a Santo Estêvão. O híbrido resultante foi muito apreciado pelos profissionais. Os coelhos distinguem-se pelas excelentes características do leite, rápido desenvolvimento e rápido ganho de peso.
Descrição e características do coelho White Pannon
Os coelhos desta raça são caracterizados por pêlo branco e corpo alongado com músculos pronunciados. Manchas ou outras inclusões no corpo dos animais são inaceitáveis. Os coelhos se distinguem por uma cabeça bem construída, com orelhas pequenas e eretas e olhos vermelhos. Eles têm pêlo macio e fofo. A pele se adapta perfeitamente ao corpo. Há grande quantidade de penugem nas patas, o que facilita a movimentação dos animais.
As fêmeas são caracterizadas por excelentes qualidades maternas. Eles lidam facilmente com o cuidado e a alimentação de seus filhotes. Na hora de criar esses coelhos, vale considerar que é permitido cruzá-los com representantes de outras raças. Graças a isso será possível obter animais fortes e de crescimento rápido.
O White Pannon é uma raça de carne caracterizada por ossos finos. De cada indivíduo é possível obter até 60% de carne pura. Os animais são caracterizados por um rápido desenvolvimento. Graças a isso, após 3 meses podem ser encaminhados para abate. Nesse ponto, a carcaça chega a 3 quilos. Nos animais, a puberdade ocorre bem cedo. A fêmea está pronta para acasalar aos 90 dias. Ela é capaz de reproduzir até 10 filhotes 7 vezes por ano.
Quais são seus prós e contras?
As principais vantagens da raça incluem o seguinte:
- rápido aumento de peso;
- precocidade;
- excelente rendimento de carne;
- alta fertilidade - dentro de um ano é possível obter até 6-7 litros;
- um grande número de coelhos - 8-9 filhotes;
- excelente taxa de sobrevivência de animais jovens;
- pele fina e ossos leves;
- excelente produção de leite das fêmeas;
- desenvolveu instinto maternal;
- baixo consumo de ração - para 1 quilo de ganho de peso do animal são necessários 4,2 quilos de ração;
- imunidade forte;
- excelentes taxas de fertilização;
- aparência atraente;
- excelente capacidade de adaptação;
- possibilidade de criação em escala industrial ou em pequenas propriedades.
No entanto, ainda não foram identificadas deficiências nos representantes desta raça.
Características de sua manutenção e cuidado
Para atingir a produtividade necessária, os animais precisam de condições adequadas e nutrição adequada. Em geral, a raça é considerada despretensiosa e não necessita de ração cara.
Na hora de criar uma casa para coelhos, vale a pena fazer uma gaiola com piso de malha. Os animais têm patas bem peludas. Portanto, você não deve se preocupar com o desenvolvimento de dermatites nas solas dos pés.
Os tamanhos ideais de alojamento para animais são:
- largura – 70-90 centímetros;
- comprimento – 90-140 centímetros;
- altura – 40 centímetros.
Até 5 indivíduos podem estar presentes numa habitação deste tamanho. Além disso, representantes desta raça podem ser mantidos em recintos livres e aquecidos. Os coelhos requerem uma temperatura de +12-15 graus e uma umidade de 60-75%. A duração do dia deve ser de 14 a 15 horas.
Ao mesmo tempo, os coelhos desta raça podem tolerar facilmente um pequeno aumento na temperatura até +30 graus ou uma diminuição para -30. Recomenda-se colocar 2-3 comedouros na gaiola. O primeiro é feito para feno e outros alimentos duros, o segundo para alimentos suculentos e concentrados e o terceiro para minerais.
Também é recomendado colocar bebedouros nas habitações.Para coelhos, é melhor usar produtos para bicos, aspiradores e copos. As estruturas automáticas também serão uma excelente solução. O número de bebedouros é selecionado levando-se em consideração a quantidade de indivíduos que vivem em gaiolas ou recintos.
O que alimentar um coelho?
A dieta dos animais afeta diretamente a sua produtividade. 1 coelho requer 40 gramas de ração por dia. O cardápio deve ser nutritivo e balanceado. É importante que os coelhos recebam os seguintes alimentos:
- alimentos compostos para animais;
- cereais;
- vegetais;
- leguminosas;
- resíduos obtidos do processamento de girassol;
- grama;
- feno de cereais e leguminosas.
Sutilezas da criação
Não se deve permitir que os animais ganhem excesso de peso. Uma mulher obesa não permitirá que um homem se aproxime dela. O procedimento de reprodução envolve colocar uma fêmea com um macho. Isso é feito durante um quarto de hora por dia durante uma semana. Graças a isso é possível obter resultados garantidos.
Os agricultores observam excelentes parâmetros de fertilidade e produção de leite das fêmeas. A raça é caracterizada por excelente taxa de sobrevivência de filhotes.
O que causa a doença e como evitá-la
Apesar da sua forte imunidade, os animais são frequentemente expostos a infecções virais se as suas condições de alojamento forem violadas. Com uma alimentação desequilibrada, podem sofrer de distúrbios digestivos. Ao mesmo tempo, o apetite dos coelhos piora, ocorrem inchaço, diarreia e fraqueza geral. As patologias mais comuns que ocorrem nestes animais incluem as seguintes:
- listeriose;
- salmonelose;
- mixomatose;
- coccidiose;
- doença hemorrágica.
Para evitar tais problemas, é recomendável vacinar os animais na hora certa. A primeira vacinação é realizada aos 45 dias. A segunda vacinação é realizada após algumas semanas, a terceira – após 20 dias.
Onde posso comprar e quanto custa?
Recomenda-se comprar esses coelhos em fazendas especializadas. 1 animal custará 750 rublos. Os coelhos Pannon Brancos são caracterizados por rápido desenvolvimento e alta produtividade. Esses animais não são muito exigentes no cuidado e possuem forte imunidade. É por isso que muitos agricultores modernos os criam.