O nascimento das cabras nem sempre ocorre bem, podendo o animal adoecer. As causas das doenças são diferentes, mas, em qualquer caso, o animal necessita de tratamento oportuno. Se deixar tudo como está, muitas doenças podem levar a complicações graves e até à morte do animal. Vamos considerar o que fazer se uma cabra não se levantar após o parto e por que isso acontece.
Por que uma cabra cai de pé e como lidar com isso
O motivo pode ser uma violação do metabolismo de certas substâncias, doenças infecciosas ou traumáticas.Apesar da natureza diferente, os sintomas são semelhantes, pois o animal não consegue se levantar devido à paralisia dos músculos dos membros ou à inflamação.
Doença metabólica
Se a cabra adoecer e suas pernas fraquejarem, isso pode ser consequência de paresia materna. A doença ocorre principalmente em animais de alto rendimento que já pariram (após a 3ª gestação). A causa dessa condição está na alimentação inadequada, que leva à falta de cálcio e glicose no corpo. Os sintomas da doença podem ser observados vários dias antes do parto, durante o nascimento de um cabrito e na primeira vez após o nascimento. A superalimentação com grãos, biscoitos, concentrados e rações mistas causa paresia.
Os sinais de paresia são marcha incerta e instável, diminuição da temperatura corporal, parada de mascar chiclete e diminuição da sensibilidade da pele. Então, no dia seguinte, o animal cai sobre os membros anteriores, deita-se e não consegue se levantar sozinho. A cabeça e o pescoço são arqueados no formato da letra S, a cabra está mentindo sem se mover, com os olhos fechados. A morte pode ocorrer dentro de 1-2 dias após o início da doença.
O tratamento deve ser prescrito por um veterinário, nenhum remédio popular ajudará. O animal recebe suplementos de cálcio e glicose por injeção. Para aquecer e iniciar a atividade do estômago e intestinos, a cabra é massageada nas costas, pernas e abdômen e depois coberta com um cobertor quente.
Para evitar o desenvolvimento de paresia, 2 semanas antes do parto e uma semana depois, é necessário alimentar a cabra com feno e galhos, e não dar concentrados, biscoitos e bolo. Uma semana antes do parto, você pode alimentar alguns vegetais e frutas picados.
A deficiência afeta o tecido ósseo, do qual são eliminados. Sinais: ossos enfraquecidos, dentes soltos, cascos quebradiços e sem brilho. Os animais lambem comedouros, equipamentos, paredes. O tratamento consiste na introdução de pré-misturas na dieta que contenham os elementos minerais necessários.
Doenças traumáticas
Lesões e doenças dos membros representam 15-20% de todas as doenças em cabras. Sinais: os animais arrastam os pés, pisam com cautela, movem-se sobre as articulações ou caem completamente de pé. Articulações e músculos podem estar quentes, inchados e doloridos.
Se uma cabra grávida ou em trabalho de parto cair de pé, o motivo pode ser inflamação ou ruptura de músculos, entorses e rupturas de ligamentos e tendões como resultado de hematomas, pancadas, quedas ou desenvolvimento de doenças crônicas - bursite, artrite, reumatismo. A inflamação dos cascos causada por cuidados inadequados também pode fazer com que a cabra caia de pé devido ao fato de ser doloroso descansar sobre o casco.
Doenças infecciosas
A necrobacteriose é uma doença de natureza bacteriana; os patógenos afetam o chifre do casco, a pele e as membranas mucosas e, às vezes, os órgãos internos. O chifre do casco inflama e se solta, causando dor. Pode haver pus no interior e a articulação acima do casco está inchada e quente. A cabra não corre, mas mantém a perna dobrada.
A podridão do casco é uma doença bacteriana crônica que se manifesta por inflamação do casco, febre local, vermelhidão e queda de cabelo no local da lesão.
O exsudato é liberado do casco e o chifre do casco se solta. cabra gato No começo ele manca, depois não consegue ficar em pé, transfere o peso para a perna saudável. Se mais de um membro for afetado, o animal deita-se com eles esticados ou dobrados sob si mesmo.O tratamento consiste em tratamento local: é preciso lavar a ferida e retirar o pus. O animal recebe antibióticos – sulfonamidas – internamente.
Ações preventivas
Para prevenir doenças metabólicas, é necessário dar às cabras mais feno e ramos durante a gravidez, menos concentrados e rações suculentas, e garantir que a dieta seja equilibrada em elementos minerais e vitaminas.
Outros problemas são evitados pelo cuidado adequado e sistemático dos animais. O galpão das cabras precisa ser limpo todos os dias, ventilado e desinfetado as paredes, piso e equipamentos pelo menos 2 vezes ao ano. Vacinar animais contra as doenças mais comuns. Deixe-o passear todos os dias.
Se uma cabra cair de pé após o parto e não se levantar, ela não pode ficar sem atenção. Ela precisa de ajuda imediata. Em alguns casos, o próprio pecuarista pode ajudar, em outros, apenas um veterinário.