Você pode determinar se está tudo bem com seu animal de estimação pelo comportamento dele. Se um animal se recusa a comer e grita por dias a fio, é preciso observá-lo mais de perto e estabelecer o motivo. Os caprichos de uma enfermeira com chifres nem sempre estão associados a problemas de saúde ou condições de vida desfavoráveis. Vamos considerar por que uma cabra grita? O que fazer para impedi-la de gritar.
[toc]
Por que a cabra grita constantemente
Os criadores de cabras iniciantes costumam fazer a pergunta nos fóruns: “Por que minha cabra grita alto?” Ao mesmo tempo, argumentam que ela está alimentada e tem bastante água, e nada parece doer.
Causas frequentes dos gritos implacáveis de um animal:
- Solidão. Essa condição pesa muito sobre a enfermeira chifruda.A cabra é um animal de rebanho, por isso é melhor manter vários indivíduos. Deixada sozinha, ela começa a gritar, recusa comida, perde leite e pode ficar doente.
- Aproximando-se do nascimento. As saltadoras primíparas estão em pânico. Alguns deles expressam preocupação com o olhar, mas mais frequentemente o animal se recusa a comer e beber, corre pelo curral e bale lamentavelmente. Após o parto, se o bebê ficar com a mãe, ela vai se acalmando aos poucos.
- A cabra está no cio. Nesse caso, além do balido alto e do abanar do rabo, o animal se recusa a comer. A parte externa da vagina sob a cauda fica vermelha, incha e aparece secreção mucosa.
- Fome. Os animais com chifres são exigentes no que diz respeito à alimentação, pois por natureza esses animais são exigentes e limpos. As enfermeiras bebem apenas água limpa e comem alimentos de alta qualidade. Caso contrário, a cabra tirará o feno do comedouro sob seus pés e gritará.
- Desconforto. Apesar de os artiodáctilos serem tolerantes ao frio, quando a temperatura no celeiro cai abaixo de 0°C, o animal se sente desconfortável e começa a congelar, o que avisa os donos com gritos. A umidade na sala e as correntes de ar afetam negativamente a condição da enfermeira.
- Doença. Com os devidos cuidados e alimentação de alta qualidade, as belezas com chifres raramente ficam doentes. No entanto, a doença pode afetar qualquer sistema do corpo. Além da diminuição do apetite e da produtividade, a cabra avisa sobre mal-estar balindo melancolicamente.
- Saudade dos antigos proprietários. Quando o dono muda, o animal precisa de algum tempo para se adaptar às novas condições de criação e nutrição. Um representante da família dos bovinos não só consegue gritar, mas sua produção de leite diminui e seu apetite desaparece por um tempo.
Animais que pastavam livremente com seus antigos donos, mas quando chegam aos novos donos, ficam constantemente na coleira e tornam-se teimosos e obstinados. Eles gritarão e se comportarão de maneira obstinada, tentando se libertar de suas amarras.
Como fazer um animal parar de gritar
A cabra é um animal inteligente e não incomoda seu dono com ninharias. Se ela chorar sem motivo aparente, significa que lhe falta atenção. Existem muitas idéias sobre como evitar que um gritador doméstico distraia a atenção de seus proprietários. O mais popular e eficaz:
- Arranje uma namorada para ela. Não é necessário que o companheiro seja de raça pura. O principal é que eles não fiquem entediados. O instinto de rebanho entrará em ação e o animal se acalmará.
- Pendure um espelho no galpão. A cabra vê seu reflexo e fica quieta.
- Coloque um espantalho. As roupas velhas do dono são colocadas nele. Ao mesmo tempo, a roupa deve cheirar a anfitriã. Periodicamente, o equipamento do espantalho deverá ser trocado, pois é importante que o animal não só veja, mas também cheire o criador.
- Amarre um cachorro por perto. É bom quando o cachorro é pequeno.
Alguns proprietários usam medidas mais radicais para impedir o balido da cabra: trancá-la em um celeiro escuro por vários dias ou fazer uma incisão nas cordas vocais.