As cabras de raças de carne são criadas para produzir carne dietética que não tenha sabor inferior ao da vitela. Os animais puro-sangue distinguem-se pelo seu peso pesado e constituição grande/média. Para ganho de peso rápido, não são necessários aditivos alimentares especiais. A peculiaridade das cabras é o consumo de grandes quantidades de ração de galho. Na caprinocultura também são utilizados animais de produtividade mista: carne e laticínios, carne e peles.
Características gerais das raças de carne
As cabras de raças de carne, ao contrário das raças leiteiras, de penugem e de lã, são maiores e mais massivas. O corpo dessas cabras é em forma de barril, com um úbere pequeno e elevado. A carne de cabra é considerada dietética: tem pouca gordura, mas é suculenta e macia, e não possui sabor específico.
O leite é gorduroso, até 6%, mas raramente é utilizado como alimento, pois serve para engordar cabras recém-nascidas. O período de lactação é curto. A pele é pouco peluda e áspera. Os animais são inteligentes e independentes.
As raças mais populares
As raças de cabras para corte são valorizadas e criadas em muitos países da Europa, América do Norte, África e Ásia.
bôer
Uma das raças mais populares, criada na África do Sul no século XIX.
Externamente, os animais se distinguem por um físico forte com músculos desenvolvidos, chifres largos de comprimento médio e orelhas caídas. Pêlo curto, a cor do corpo é branca, o pescoço e a cabeça são castanhos escuros.
Um bebê recém-nascido pesando 4 quilos pesa cerca de 40 quilos após 3 meses. O acasalamento pode ser permitido aos 5 meses. As cabras Boer são amigáveis com outros animais. Eles podem ser mantidos na mesma sala e no pasto com outros ungulados.
Problemas ao criar a raça:
- lactação insuficiente para alimentar os bebês;
- características de manutenção no inverno.
Após o parto, as cabras Boer não produzem mais do que 2 litros de leite por dia, o que não é suficiente para dois cabritos.As crianças são alimentadas com leite de vaca ou fórmula.
Os animais toleram bem temperaturas de até +5 graus, mas começam a adoecer se a umidade do ar ultrapassar 80%. No inverno, o chão do galpão das cabras deve ser coberto com uma espessa camada de serragem para que as cabras não sintam frio.
Kiko
Raça criada na Nova Zelândia na década de 80 do século passado, com qualidades especiais de carne (sem gordura). Os animais têm ossos fortes e músculos desenvolvidos. A cabeça está seca, com orelhas caídas. As cabras diferem dos machos em tamanho, peso (50 versus 70/90 kg), bem como nos chifres (nas cabras são muito mais longos e grossos) e na falta de barba.
A quantidade de leite nas fêmeas é suficiente para alimentar dois/três filhotes.
grego
As cabras gregas têm corpo de tamanho médio, pernas finas e altas com cascos fortes. A cabeça é seca, alongada, com pescoço longo e orelhas caídas. Os chifres são retos, paralelos às costas. O pelo nos quadris e nas laterais é mais grosso e longo.
Cor única ou multicolorida:
- branco;
- cinza;
- preto;
- branco-cinza;
- cinzento Preto;
- branco-preto-cinza.
A carne é rica em gordura, suculenta e macia. Durante o período de lactação, os animais podem produzir 100 litros de leite, que é muito procurado. A partir dele é preparado o prato nacional grego (queijo queijo).
Os animais são criados em pastoreio livre.
Anatólia Negra
A raça tem relação genética com raças sírias. Os negros da Anatólia são criados principalmente nas regiões montanhosas da Turquia e do Mediterrâneo. Os animais produzem carne magra e peles de alta qualidade, com pêlo preto longo e subpêlo espesso. O peso dos machos chega a 80 quilos, das cabras - até 50 quilos.
Características externas da raça:
- o tamanho médio;
- orelhas longas e largas;
- chifres largos e barba em forma de espiral nos machos;
- cabelos longos e grossos.
O cabelo comprido fica emaranhado, sujo e um odor desagradável começa a emanar dos animais.
Núbio
Raça de direção de carne e laticínios. O peso das cabras pode chegar a 175 quilos (a fêmea tem 55 quilos). Cabras após novo parto durante 13 meses de lactação produzem de 800 a 1.000 litros de leite com teor de gordura de até 4,5%. Cabras núbias sem chifres, com longas orelhas caídas.
As cabras núbias são criadas apenas em fazendas privadas.
Regras básicas para manutenção e criação
As cabras precisam de liberdade em um pasto ou em um curral espaçoso. Indivíduos solteiros podem ser deixados pastando na coleira, proporcionando uma fixação segura que a cabra não pode mastigar.
Animais de qualquer idade devem ter acesso constante a água doce enquanto pastam e dentro de casa. A alimentação das cabras consiste em feno, aditivos de grãos, galhos, folhas secas e cascas. Ao pastar, as cabras escolhem sua própria dieta. Quando mantidas em currais e dentro de casa, as cabras devem receber principalmente feno, com teor obrigatório de alfafa e trevo vermelho. Os comedouros e bebedouros devem estar limpos, caso contrário as cabras não comerão a ração nem beberão a água.
Um local separado e isolado com cama quente é fornecido para cabras grávidas. A maioria dos ungulados domésticos fica resfriada com o piso frio. Para o inverno deve ser coberto com uma camada de serragem ou palha.
Suplementos nutricionais necessários:
- sal iodado (frequentemente);
- contendo cobre (2 vezes por ano);
- selênio (uma vez por ano);
- iogurte (uma vez por semana).
A desparasitação deve ser realizada anualmente.
Os benefícios da criação de cabras para corte na Rússia
Em termos de custos de alimentação, cuidados, manutenção, tendo em conta o lucro dos produtos cárneos, a criação de cabras é mais eficaz em comparação com outros animais domésticos.