As manipulações com injeções não estão necessariamente associadas a doenças animais. Os animais são frequentemente vacinados através de injeções. A injeção é a melhor forma de garantir a ação rápida dos medicamentos, o que pode ser importante na terapia intensiva. Portanto, é aconselhável que todo proprietário saiba como injetar corretamente uma cabra e os procedimentos básicos.
O que você precisará para isso?
No tratamento de animais, os medicamentos são frequentemente administrados por meio de seringas. Via de regra, o tipo de medicamento determina a forma de administração e o volume da seringa:
- para injeções intradérmicas, são utilizadas seringas de 1-2 ml com agulhas curtas;
- para realizar o procedimento por via subcutânea, selecione seringas com o volume necessário (é aconselhável focar na quantidade do medicamento para não encher a seringa várias vezes);
- Para manipulações intramusculares, são selecionadas seringas com volume de 1 a 20 ml.
Para administrar uma injeção, você precisará de uma seringa com o volume necessário, um algodão e uma composição desinfetante. Na escolha dos instrumentos, leve em consideração os métodos de administração dos diversos medicamentos (intradérmico, subcutâneo, intramuscular, intravenoso, intraabdominal, intraósseo).
Em que casos é necessário aplicar injeção?
A vacinação contra a maioria das doenças é feita por meio de injeções. As vacinas obrigatórias são dadas contra uma série de doenças:
- A febre aftosa é rapidamente transmitida através do contato com animais. Por isso, além da vacinação, fazem uma desinfecção geral da sala e de todas as celas;
- Para prevenir o aparecimento da varíola, as cabras começam a receber a vacina aos 3 meses de idade. A revacinação é feita todos os anos;
- É importante evitar que os animais sejam infectados pela brucelose, uma vez que a doença é transmitida ao homem através do leite. Os animais dos 2 aos 3 meses de idade em explorações com situação de doença desfavorável estão sujeitos à vacinação obrigatória.
Aos três meses de idade, os animais de estimação são vacinados contra o antraz. Animais adultos recebem injeções todos os anos. Todas as cabras que chegam à fazenda devem ser vacinadas.
Como fazer isso corretamente?
Antes de administrar a injeção, lave bem as mãos com sabão. A área da pele do animal destinada à administração do medicamento é desinfetada. As manipulações são realizadas de acordo com os seguintes esquemas:
- uma injeção intradérmica é feita em uma pequena dobra de pele (na parte inferior da cauda), que é coletada com os dedos da mão esquerda.Nesse caso, a agulha é inserida gradativamente sob a pele, mantendo-a quase paralela à superfície;
- Para fazer uma injeção subcutânea, a cabra é fixada em pé. Uma área da parte interna da coxa ou terço médio do pescoço é adequada para manipulação. Antes da manipulação, pegue uma grande dobra de pele com o meio e o polegar e faça uma depressão na dobra com o dedo indicador. A agulha é inserida a uma profundidade de 1,5-2 cm com um movimento brusco;
- Ao administrar o medicamento por via intramuscular, as cabras são mantidas em pé. Para injeções, são selecionadas áreas com grandes grupos musculares (parte interna da coxa, parte superior ou média do pescoço). A agulha é inserida no músculo perpendicularmente à superfície do corpo, a uma profundidade de 2 a 3 cm.
Se a seringa for preenchida com o medicamento 2 a 3 vezes, a agulha não será removida da pele ou do corpo, mas apenas a seringa será desconectada. Ao final do procedimento, o local da injeção é tratado com desinfetante e levemente massageado.
É fácil dar uma injeção em seus animais de estimação. É necessário preparar o instrumento de acordo com as instruções do medicamento e conhecer o esquema de injeção. As cabras praticamente não adoecem com uma dieta bem formulada e bons cuidados, e as vacinações periódicas são toleradas.