Os proprietários de cabras jovens muitas vezes se deparam com a questão de como determinar corretamente o sexo de um bebê recém-nascido. Como os sinais de dimorfismo sexual aparecem desde os primeiros dias de vida do animal, não haverá dificuldades na determinação do sexo. Tanto em adultos como em crianças pequenas, existem várias diferenças que facilitam a determinação do sexo.
[toc]
Como distinguir uma cabra de uma cabra?
As cabras são capazes de gerar descendentes até o fim da vida, mas as cabras inseminam uma fêmea apenas até os 3-4 anos de idade. Se a cabra for mais velha, recomenda-se castrá-la para que ganhe peso e possa futuramente ser utilizada como carne.
Como a cabra é em grande parte criada como animal leiteiro, a presença de um úbere é o principal critério que distingue uma fêmea de um macho. À medida que a cabra envelhece, o úbere fica maior e aumenta de volume. Nas cabras, o úbere consiste em dois lóbulos e tem formato de pêra. A formação desta parte do corpo depende das condições de manutenção do animal leiteiro e da dieta alimentar.
No entanto, se a forma do úbere desenvolvido for diferente da norma, isso não significa que as funções reprodutivas do corpo da cabra estejam prejudicadas.
Os machos também podem ser diferenciados das fêmeas por sua constituição mais maciça, chifres grandes, cabelos longos e forte odor almiscarado.
Como determinar o sexo de uma cabra recém-nascida?
As cabras recém-nascidas não têm chifres nem úberes e seu físico não difere muito um do outro. Tudo isso complica muito a tarefa de determinar o gênero. Como os sinais de diferenças sexuais são visíveis desde o nascimento, para esclarecer o sexo dos animais, você deve verificar os órgãos genitais dos animais ou observá-los.
Para determinar o sexo de uma cabra pequena, passe a palma da mão sobre a cavidade abdominal e entre as patas traseiras. Nas cabras são encontradas duas pequenas ordenhas, nas cabras é sentido um pequeno saco de sementes coberto de pelos. Nas mulheres, a fenda genital também é claramente visível sob a cauda, abaixo do ânus.
No processo, o macho simplesmente abre as patas traseiras, abaixando a região lombar. A fêmea abre os cascos e se agacha um pouco. A direção do jato de urina também indica o sexo do animal - na cabra é visível na região da barriga, na fêmea é visível por baixo da cauda.