Os cascos das cabras crescem ao longo da vida do animal e precisam ser tratados. Sem poda, tornam-se fonte de infecção e atrapalham o caminhar. Como aparar você mesmo os cascos de uma cabra em casa, quais ferramentas usar, essa questão preocupa os agricultores novatos que possuem grandes rebanhos de artiodáctilos e os proprietários de apenas uma cabra.
Por que os cascos das cabras são aparados?
Todas as cabras devem aparar regularmente os cascos e tratá-los. À medida que crescem, ficam obstruídos com sujeira e machucam as pernas do animal. As cabras param de correr, perdem o apetite, depois tentam mover-se menos e deitar-se com frequência.Eles ficam obesos e sua produção de leite diminui. Uma cabra com cascos não tratados pode posicionar os pés incorretamente e ter problemas para comer e beber. A deformação articular ocorre frequentemente. Partes de cascos não tratados que penetram na pele a ferem, as feridas infeccionam facilmente e a inflamação começa. Os animais ficam instáveis e coxos.
Em condições naturais, as cabras removem o estrato córneo acumulado nas rochas ou no solo duro, portanto a poda não é necessária. Quando mantidos em casa, movimentam-se muito menos; no inverno ficam na espessa cama de um celeiro, por isso precisam de ajuda. Os cabritos têm os cascos aparados a partir dos 3 meses de idade.
Momento ideal
Para evitar desconforto na cabra, recomenda-se aparar os cascos pelo menos 2 vezes por ano. Isso é feito no outono e na primavera sem falhar, em outras épocas - conforme necessário. A camada previamente queratinizada é suavizada permitindo que o animal caminhe na neve ou na grama fresca após a chuva. Antes de sair para pastar na primavera, os cascos devem ser processados, pois no inverno crescem mais intensamente do que nas outras estações. No verão, a camada coberta de vegetação é parcialmente removida durante o pastoreio e a caminhada.
Conjunto de ferramentas necessário
Para aparar adequadamente as unhas de uma cabra, você deve estocar as ferramentas disponíveis. O trabalho não pode ser realizado sem equipamentos especiais:
- um gancho para limpar os cascos de sujeira, esterco e pedrinhas;
- tesoura para cascos com cabo de comprimento médio; podem ser adquiridos em pet shops ou online;
- tesouras de poda de jardim, com as pontas finas das lâminas é conveniente cortar o estrato córneo;
- faca de mesa afiada;
- tesoura de jardim;
- faca de casco;
- tesouras e serras para metal;
- Para cascos muito duros, os cortadores laterais podem ser úteis.
A faca de casco pode ser usada se você tiver experiência em aparar, caso contrário é fácil se machucar ou causar isso ao animal. Além das ferramentas, é preciso estocar água quente, uma solução rosa de permanganato de potássio ou sulfato de cobre azul; Para limpar os cascos após o corte, eles também podem ser tratados com creosoto. Além disso, é conveniente utilizar produtos especiais que protejam os cascos de infecções e podridão dos cascos, por exemplo, “Kubatol”. Eles são adquiridos em farmácias veterinárias ou pet shops.
Agricultores experientes utilizam um conjunto menos extenso de ferramentas. Se a pessoa ainda não tem prática na realização deste procedimento, é melhor entrar em contato com um criador de gado mais experiente e solicitar a poda, observando atentamente o processo, ou primeiro assistir a vários vídeos de treinamento.
Preparando o animal
Aparar os cascos é assustador para uma cabra, mesmo que ela já tenha passado por esse procedimento mais de uma vez. Artiodáctilos jovens são especialmente inquietos. Para evitar que o animal chute, ele pode ser amarrado em um cercado especial ou colocado de lado ou de costas. A ajuda de uma segunda pessoa pode ser útil para lidar com a cabra. Cabras grávidas estão isentas do procedimento. Seus cascos precisam ser aparados antes do acasalamento e após o parto.
Se a cabra estiver em uma máquina especial, os cascos dianteiros são aparados levantando a perna até a altura do peito ou movendo-a para trás e ligeiramente para o lado.
As patas traseiras estão dobradas na altura dos joelhos, movendo-se também para trás.Para que a cabra tolere com tranquilidade a poda, é preciso dar-lhe algo saboroso e acariciar suavemente o animal durante o procedimento.
Técnica de poda
Cada casco deve ser bem limpo, livre de sujeira, excrementos e grama. Para amolecer o estrato córneo antigo, pode-se usar água morna, limpá-los com um gancho especial ou com a ponta de uma tesoura, removendo adicionalmente a sujeira com uma escova e enxaguando com água limpa.
Importante: cascos negligenciados não podem ser endireitados de uma só vez, serão necessários vários cortes.
O nivelamento é realizado cortando frequentemente a camada ligeiramente crescida (a cada 2-3 semanas). Após 3-5 podas, aparece um casco chato, os vasos sanguíneos se aprofundam e o animal começa a andar normalmente. Ao aparar os cascos, preste atenção ao cheiro. Se for desagradável, putrefativo, deve-se procurar e tratar as áreas danificadas.
O chifre do casco é cuidadosamente cortado e um plano paralelo à borda superior dos cascos é nivelado. Após a poda, a cabra deve ficar firme em pé. Após a poda, os cascos devem permanecer secos e brancos; se estiverem levemente rosados, significa que os vasos sanguíneos estão próximos. Se você cortar com cuidado, pode aparecer sangue, então você deve tratar a ferida com iodo, uma solução de permanganato de potássio, sulfato de cobre ou furacilina.
Os cascos saudáveis são duros, brancos e secos. Os animais não sentem desconforto ao caminhar, eles ficam ativos ao caminhar. Você deve prestar atenção especial à cabra se ela começar a mancar, tropeçar ou tentar deitar. Talvez o casco tenha sido ferido por um galho ou pedra pontiaguda, ou seja hora de apará-lo. Se a condição dos cascos não for negligenciada, é fácil ajudar a cabra. Basta lavar a perna, encontrar o dano e tratar o ferimento. Portanto, não negligencie um procedimento tão importante.