Os morangos, por serem uma cultura relativamente despretensiosa e de alto rendimento, são cultivados em quase todos os lugares. Existem muitas variedades, muitas das quais resistentes a fatores ambientais adversos. Mas há situações em que não está claro por que os morangos florescem abundantemente, mas não dão frutos. Para lidar com este problema, é necessário familiarizar-se com as principais causas dessas consequências negativas e os métodos para eliminá-las.
- Possíveis razões pelas quais os morangos podem não dar frutos
- Embarque tardio
- Profundidade de plantio incorreta
- Overdose de nitrogênio
- Falta de nutrientes
- Erva de morangos em vez de morangos de jardim
- Hipotermia
- Degeneração de morangos remanescentes
- Doenças
- Pragas
- Falta de sol
- Quando os morangos, com os devidos cuidados, devem começar a florescer?
- O que fazer se o motivo não estiver claro?
- Medidas de prevenção
Possíveis razões pelas quais os morangos podem não dar frutos
Para obter os resultados desejados no cultivo de morangos em sua parcela, você precisa não apenas aderir às técnicas agrícolas corretas, mas também saber quais os motivos que podem causar a falta de frutos com floração suficiente.
Embarque tardio
Um dos pré-requisitos frequentes para o aparecimento de uma enfermidade como a cessação da frutificação é o plantio tardio das mudas. A época ideal para identificar plantas em local permanente é a segunda metade do verão (últimos dias de julho - início de agosto). Ao cultivar morangos em latitudes médias, recomenda-se que o plantio seja feito no início de setembro.
Antes do início do frio, as mudas terão tempo suficiente para se adaptar às novas condições e dar frutos para a próxima safra.
Se você plantar arbustos de morango tarde, não deve esperar que os frutos apareçam no verão. A planta acumulará todas as suas forças e as direcionará para o desenvolvimento da massa vegetativa, e não terá força nem tempo para a formação dos botões. Acontece que a colheita só pode ser esperada no próximo ano. Nessas situações, o jardineiro é aconselhado a prestar mais atenção ao plantio e redobrar os cuidados. Com a abordagem certa, os morangos florescerão e produzirão uma rica colheita.
Profundidade de plantio incorreta
Se forem cometidos erros durante o plantio, os morangos também não florescerão. O coração da colheita de frutos silvestres não deve ser muito profundo ou muito alto. É mais correto se estiver localizado no mesmo nível do solo.Ao plantar profundamente, o coração deve ser liberado do solo e, quando plantado alto, deve ser coberto com terra.
Overdose de nitrogênio
O conteúdo excessivo de um elemento químico como o nitrogênio no solo leva à ausência de frutos nos morangos. O excesso de fertilizante apenas provoca o crescimento da massa caducifólia do arbusto, fazendo com que os morangos do jardim engordem. Para retirar o excesso de nitrogênio, é necessário regar abundantemente a plantação de frutas silvestres com água limpa e, em seguida, adicionar uma mistura de fósforo e potássio ao solo. Os morangos só poderão se recuperar em um ano.
Falta de nutrientes
A falta de nutrientes no solo, principalmente nitrogênio, potássio, manganês, boro e ferro, na maioria dos casos, torna-se uma fonte de problemas na forma de má frutificação do morango. Recomenda-se aplicar misturas de fertilizantes de acordo com as seguintes recomendações:
- No início de março são adicionados ao solo nitrogênio e turfa, é melhor usar frango ou esterco para esses fins. O método de sua aplicação é a incorporação no solo. A aplicação de fertilizante contendo nitrogênio após o final da fase de floração é a chave para uma taxa de crescimento intensiva, mas não exagere - a qualidade da frutificação será prejudicada.
- No início e no final da temporada, alimentar os arbustos de morango com cinza de madeira será eficaz.
- Durante o período de cultivo ativo, recomenda-se fertilizar os morangos com uma mistura de molibdato de amônio, uréia e ácido bórico.
Erva de morangos em vez de morangos de jardim
Se os morangos da parcela estão suficientemente fertilizados, umedecidos, têm aspecto saudável, mas não dão frutos, então o motivo deve ser buscado na presença de morangos daninhas entre as plantações. Essas plantas incluem Dubnyak e Suspensão, que se distinguem pela rica cor verde da massa foliar e pela ausência de frutos.Se formarem frutos, são pequenos e deformados. Uma vez descobertas essas plantas, é necessário retirá-las do canteiro, caso contrário as plantações cultivadas serão prejudicadas.
As variedades de ervas daninhas também incluem Zhmurka, que se distingue pelos seus arbustos curtos, e Bakhmutka, que se distingue pelo seu crescimento alto, floração abundante e cor rosa dos frutos.
Hipotermia
Se o inverno for gelado e com pouca neve, os arbustos ficarão sem proteção e o coração aberto simplesmente congelará. Não há necessidade de pressa para retirar esses exemplares do solo - durante o verão eles poderão se recuperar e florescer no ano seguinte.
Para evitar tais consequências negativas, recomenda-se cobrir os arbustos de morango com folhas caídas, agrofibra ou ramos de abeto. Proteção adicional para morangos de jardim também será necessária no caso de retorno das geadas da primavera.
Os danos causados pela geada no coração podem ser determinados pelo seu escurecimento. Erros na escolha de um local para uma plantação de frutas vermelhas aumentam a probabilidade de congelamento de morangos. Não é aconselhável plantar plantas em terras baixas onde se acumula ar frio.
Degeneração de morangos remanescentes
Se os morangos estão florescendo, mas não há frutos grandes, o motivo pode estar na idade. Uma cultura remanescente não é capaz de frutificar abundantemente no mesmo local durante 5 anos. Estes arbustos de morango distinguem-se pela floração esparsa e pelos frutos pequenos. Recomenda-se atualizar a plantação de frutos silvestres com o plantio de plantas jovens.
Doenças
Doenças como o oídio e manchas foliares podem provocar falta de colheita nos arbustos de morango. Para prevenir o desenvolvimento de tais enfermidades, é necessário soltar o solo, retirar as lâminas das folhas secas da área assim que a neve derreter, tratar com calda bordalesa 3% (na primavera), e antes da fase de floração - solução 1%.
Além disso, é necessário coletar e destruir botões infectados com larvas de gorgulho. Após a colheita, também é eficaz usar a mistura bordalesa para processar morangos.
Pragas
Outra razão para a falta de ovários nos arbustos de morango é a atividade vital de um inseto tão pequeno, mas nocivo, como o gorgulho. Os botões não têm tempo de florescer antes de cair. O parasita põe seus ovos em botões, o que dificulta o combate a ele. Você pode combater o gorgulho com Fitoverm, Admiral ou Iskra-Bio, diluído conforme as instruções.
Os tratamentos devem ser realizados pela manhã e uma semana antes do início da fase de floração.
Falta de sol
Como os morangos são plantas que gostam de calor, você precisa escolher um local para plantar em prados bem iluminados e protegidos das correntes de vento. Se plantada à sombra, devido ao lento desenvolvimento das plantas, a floração é excluída. A solução seria transplantar para um local mais adequado.
Quando os morangos, com os devidos cuidados, devem começar a florescer?
As variedades de maturação precoce começam a florescer a partir de meados de maio, e as variedades de maturação tardia - a partir do final de maio. A fase de floração dura quase 3 semanas.
O que fazer se o motivo não estiver claro?
Se você não consegue identificar o motivo da falta de frutos nos pés de morango, é preciso cuidar de condições de cultivo confortáveis para eles. Afrouxe regularmente o solo após cada rega para evitar a falta de oxigênio nas raízes, remova as ervas daninhas do local, que apenas retiram a umidade e os componentes nutricionais do solo.
Aplicar compostos fertilizantes no solo em tempo hábil e realizar tratamentos contra insetos e doenças nocivos.Esta abordagem permitirá que as plantas se recuperem e comecem a dar frutos.
Medidas de prevenção
Para evitar a diminuição, ou mesmo a falta de colheita, é necessário tomar as seguintes medidas preventivas:
- Remova as plantas doentes da plantação.
- Realize o tratamento na fase de floração do morango. Durante o período de cultivo ativo, os arbustos são cobertos com matéria orgânica ou utiliza-se fibra agrícola para esse fim. Antes da fase de floração, é aconselhável utilizar produtos especiais contra insetos nocivos e doenças fúngicas. Quando aparecem os ovários, deve-se adicionar fósforo ao solo, e após a floração - uma composição complexa.
- Pulverize os arbustos com agroquímicos. As plantas que crescem em um local por muito tempo sofrem com mais frequência do que outras de doenças fúngicas e virais. Portanto, é aconselhável realizar tratamentos com calda bordalesa com adição de sabão e fungicidas 4 vezes por temporada. Karbofos e Metaphos são altamente eficazes contra parasitas.
Para cultivar morangos com sucesso, você precisa escolher apenas material de plantio de alta qualidade e não ignorar as regras básicas de cuidados. Somente com esta abordagem os morangos endurecerão e deliciarão seus donos com sabor e aroma inigualáveis.