A cor incomum e o sabor pronunciado de abacaxi dos morangos Pineberry chamaram a atenção dos entusiastas da jardinagem. O híbrido foi criado pelo criador Hans de Jonge da Holanda; seu par de pais eram morangos da Virgínia e chilenos. Para cultivar esta planta interessante e obter uma rica colheita, você precisa se familiarizar mais com seus pontos fortes e fracos, bem como com os meandros do plantio e do cuidado.
- informações gerais
- Principais prós e contras
- As nuances do cultivo de morangos Pineberry
- Onde e quando plantar
- Seleção de mudas
- Processo de plantio
- Como cuidar adequadamente da variedade
- Regar e fertilizar
- Afrouxando e removendo ervas daninhas do solo
- Cobertura morta
- Métodos de controle de doenças e pragas
- Métodos de criação
- Colhendo e armazenando morangos de jardim
informações gerais
Os morangos Pineberry pertencem às variedades remanescentes da cultura, podendo crescer em um local por 5 anos sem replantar. A colheita ocorre de maio a julho. Os indicadores de produtividade por safra chegam a 1 quilograma por 1 metro quadrado, desde que cultivados em estufas. A altura do arbusto é de 20 a 30 cm.
Os bagos distinguem-se pela cor branca, a polpa também é cremosa e de tamanho pequeno (2,5 centímetros de diâmetro). Os grãos de morango e pineberry chamam a atenção - são de cor vermelha, o que indica que a fruta atingiu a maturidade para o consumidor. Não apenas as características de sabor deste híbrido são de alto nível, mas também a comercialização.
Morangos Pineberry têm outros nomes - White Dream, Pineapple, White Pineapple.
Os morangos de jardim remanescentes produzem apenas flores femininas, o que requer polinização cruzada. Outras variedades devem ser plantadas nas proximidades para que a colheita do Pinheiro não seja apenas qualitativa, mas também quantitativa.
Principais prós e contras
Entre as características positivas dos morangos Pineberry, os jardineiros experientes destacam:
- aumento da imunidade às principais doenças;
- frutas maduras não atraem visitantes emplumados;
- não causa dificuldades durante o cultivo;
- excelente sabor e aroma;
- hipoalergênico (não contém proteína Fra a1);
- resistência ao gelo (até -25 graus);
- finalidade universal das frutas vermelhas (para consumo in natura, como matéria-prima para preparações de inverno);
- perspectivas (adequado para um negócio doméstico que cultiva morangos de jardim exclusivos).
Entre as desvantagens dos morangos Pineberry destacam-se:
- a colheita tem medo de ser transportada por longas distâncias;
- não tolera umidade excessiva, os frutos começam a apodrecer em períodos de chuvas prolongadas, se a rega não for organizada corretamente;
- bagas relativamente pequenas.
Apesar de algumas deficiências, os morangos Pineberry ainda ocupam uma posição de liderança na categoria das variedades mais exclusivas de morangos de jardim.
As nuances do cultivo de morangos Pineberry
Uma abordagem competente para o plantio de morangos com frutas brancas aumenta as chances de uma colheita abundante durante a temporada.
Onde e quando plantar
Como o morango Pineberry é uma planta termofílica, recomenda-se escolher clareiras para o plantio ligeiramente sombreadas, mas bem aquecidas pelos raios solares, protegidas das correntes de vento e com lençol freático raso (a partir de 60 centímetros). Se plantados em áreas abertas e ensolaradas, os frutos terão uma tonalidade rosada. Como opção, você pode fazer sombreamento com fibra agrícola sobre a plantação de frutas silvestres.
Os trabalhos de plantio são realizados na primavera, quando já passou a ameaça de retorno das geadas, ou no outono (meados de agosto a meados de setembro). A preparação do solo para o plantio no outono é realizada 15-20 dias antes da data de plantio, e para o plantio na primavera - no outono.
Seleção de mudas
Antes de comprar material de plantio, é preciso prestar atenção ao aspecto das placas foliares. Eles devem ser verdes brilhantes, não esticados, sem sinais de danos ou doenças. O comprimento ideal do sistema radicular é de 7 centímetros. As raízes dos morangos Pineberry devem envolver completamente todo o coma de terra.
Processo de plantio
Os morangos Pineberry podem ser plantados em fileiras, mantendo uma distância de 70 a 80 centímetros entre eles e de 20 a 25 centímetros entre as plantas. Mas é melhor usar o método de plantio em cachos quadrados, com o qual os frutos crescem.Esses ninhos são formados a uma distância de 50 centímetros um do outro, sendo colocadas 3 mudas em cada um, mantendo um intervalo de 9 a 10 centímetros entre elas.
O solo para o plantio de morangos Pineberry é preparado previamente com adição de composição orgânica (5 quilos) e misturas minerais (40 gramas) por 1 metro quadrado. A acidez ideal do solo no local deve estar na faixa de 5-6,5. A escavação profunda da terra melhora o regime hídrico e de nutrientes para o desenvolvimento da parte subterrânea do mato.
Nos buracos preparados são despejados 0,5 litros de água, deixados de molho e uma muda é colocada no centro. Suas raízes são esticadas, polvilhadas com solo fértil e levemente compactadas. O colo da raiz dos morangos Pineberry deve estar ao nível do solo.
No final do plantio, coloco turfa nas plantas para evitar o desenvolvimento de podridão nos frutos.
Como cuidar adequadamente da variedade
Entre as principais medidas para o cuidado do morango Pineberry estão: irrigação, remoção de ervas daninhas, capina, afrouxamento e adoção de medidas de proteção contra doenças e pragas.
Regar e fertilizar
Morangos remanescentes adoram umidade, mas umidade excessiva no solo não deve ser permitida. Os procedimentos devem ser regulares e em dosagem moderada. A frequência da rega é determinada pelas condições meteorológicas: em climas quentes - até três vezes por semana. Pare de irrigar morangos Pineberry 2 dias antes do dia da colheita.
O híbrido responde com gratidão à fertilização com fertilizantes orgânicos (esterco de vaca, pássaros) e minerais. O primeiro procedimento é realizado no início da primavera, o segundo - antes da fase de floração, o terceiro - durante a formação dos ovários.
Para fazer uma colheita abundante para a próxima temporada, os morangos são alimentados novamente após a colheita dos frutos. As misturas de nutrientes devem ser alternadas.
Afrouxando e removendo ervas daninhas do solo
Para reduzir a probabilidade do aparecimento de vários visitantes indesejados na forma de indivíduos parasitas, bem como do desenvolvimento de doenças, é necessário monitorar regularmente a limpeza dos corredores. É imperativo remover ervas daninhas. Recomenda-se afrouxar o solo a uma profundidade de 3 a 5 centímetros para evitar danos às raízes do morango.
Cobertura morta
Para preservar a umidade do solo e reduzir os custos de mão de obra para o cultivo do local, é eficaz aplicar cobertura morta em morangos Pineberry. Para isso, é bom usar serragem podre, palha e turfa. Além disso, esta técnica agrícola minimiza o contacto dos frutos com o solo.
Métodos de controle de doenças e pragas
Os arbustos de morango são frequentemente afetados por:
- Podridão cinzenta, que é identificada pela presença de manchas marrons nas lâminas das folhas do arbusto, ainda se formando uma camada cinza fofa. Bagas doentes devem ser removidas e descartadas. Para prevenir o desenvolvimento da doença nos morangos Pineberry, é necessário não regar demais o solo e plantar mudas em clareiras bem iluminadas.
- Verticillium, caracterizado pelo rápido murchamento das plantas sem sinais evidentes de doença. É quase impossível curar esses espécimes, eles devem ser retirados do solo e queimados.
Dos insetos nocivos, os morangos Pineberry são atacados por grilos, ácaros, lesmas, nematóides e gorgulhos. Tais problemas podem ser evitados plantando malmequeres próximos à cultura, mantendo distância entre os plantios e usando Ecogel. Actellik e Fufanon são eficazes contra gorgulhos.
Métodos de criação
De acordo com a descrição da variedade, os morangos Pineberry se reproduzem por meio de divisões e gavinhas. Para o primeiro método de propagação, você precisa selecionar uma planta adulta e dividi-la em partes.Cada divisão deve conter um ponto de crescimento, 3 folhas e raízes saudáveis. Um arbusto de morango Pineberry é dividido em 2-3 partes iguais.
O segundo método envolve o enraizamento de brotos descartados. Utilizam-se os primeiros bigodes mais fortes, que são colocados em recipientes adequados, polvilhados com terra e umedecidos regularmente. Após 60 dias, o arbusto jovem formará um sistema radicular, após o qual será separado do arbusto-mãe e colocado em local permanente.
Colhendo e armazenando morangos de jardim
É aconselhável fazer a colheita à noite ou pela manhã, deixando uma “tampa” com caule curto. Para evitar que os frutos apodreçam no jardim, devem ser colhidos em tempo hábil. Os morangos Pineberry são armazenados em caixas ou recipientes de plástico ou madeira com orifícios para ventilação. Para colocá-las no freezer, as frutas são separadas, lavadas e depois simplesmente dispostas em uma bandeja e enviadas à geladeira.
O morango Pineberry é uma planta bastante exótica, com cor de fruta branca e sabor de abacaxi. Até mesmo um entusiasta de jardinagem novato pode lidar com isso. O principal é usar mudas saudáveis e seguir as regras da tecnologia agrícola.