Os morangos são uma baga com sabor e aroma maravilhosos, apreciada por muitos. Uma das variedades de morango mais populares nos últimos anos tornou-se Carmen.
- Descrição e características dos morangos Carmen
- Vantagens e desvantagens da planta
- As nuances do cultivo de uma variedade
- Escolhendo um local para plantar morangos
- Hora de embarque
- Aterrissando no chão
- Regras para cuidar das colheitas
- Como regar morangos
- Como fertilizar
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura morta
- Tratamento de doenças e medidas preventivas
- Pragas e maneiras de se livrar delas
- Reprodução Carmem
- Coleta e armazenamento de morangos
Esta variedade de frutos silvestres foi cultivada na República Tcheca em 2001 e se generalizou. É conhecido por todo jardineiro.Às vezes, esses morangos são chamados de “bagas gourmet” porque têm um sabor pronunciado.
Esta espécie é tão apreciada não só pelo seu excelente sabor, mas também pelo seu altíssimo rendimento. As vantagens e desvantagens dos morangos Carmen serão discutidas mais adiante.
Descrição e características dos morangos Carmen
A variedade é muito produtiva e perfeita para cultivo em hortas. Também é cultivada para venda comercial em pequenas áreas.
Os arbustos são bastante grandes e fortes. As folhas são grandes e ovais, com bordas recortadas. As flores são coletadas em grandes inflorescências e dispostas de forma que recebam luz suficiente.
Os bagos podem ser muito grandes, têm a forma de um cone rombudo. A polpa do fruto é de cor vermelho escuro, de consistência bastante densa e doce. A baga tem um aroma forte e agradável.
Vantagens e desvantagens da planta
A variedade é bastante estável e confiável, sendo considerada uma variedade de maturação média e médio-tardia. O peso dos bagos é em média 30-35 g, na primeira colheita podem pesar até 50 gramas. Em média, um arbusto pode produzir até 1 quilo de frutas vermelhas por temporada.
As frutas podem ser utilizadas in natura e processadas. Após tratamento térmico ou congelamento, não perdem sabor e aroma.
Na descrição da espécie, vale ressaltar também que a planta é muito resistente a baixas temperaturas e se adapta facilmente a diversas condições. Se você seguir as regras de cuidado, ele pode sobreviver normalmente até a estação das chuvas.
Uma vantagem adicional da variedade de morango Carmen é que ela consegue produzir uma colheita bastante tardia, quando outras variedades já não conseguem dar frutos. Os arbustos desta variedade produzem o maior número de frutos no segundo ano.
No entanto, a espécie apresenta algumas desvantagens. Os rendimentos nem sempre podem ser estáveis. Entre as desvantagens, deve-se destacar que os frutos diminuem gradativamente de tamanho e peso. Ao final da frutificação, o peso do fruto pode diminuir para 20 gramas.
O melhor rendimento desta variedade ocorre no segundo ano de vida. No quinto ano de permanência no mesmo local, o nível de frutificação cai drasticamente e os bagos tornam-se significativamente menores.
Além disso, o próprio arbusto da variedade Carmen é muito volumoso, o que impossibilita o plantio frequente.
As nuances do cultivo de uma variedade
Esta variedade de frutas silvestres de jardim possui algumas características que devem ser levadas em consideração no cultivo.
Escolhendo um local para plantar morangos
Na hora do plantio é importante escolher um local onde não haja correntes de ar. Não plante frutas em encostas ou superfícies montanhosas. É ótimo se o solo for argiloso.
Se houver alto teor de areia e argila, adicione turfa ou húmus.
Antes de plantar, é necessário preparar adequadamente a área:
- remova ervas daninhas;
- remova o excesso de umidade ou umedeça o solo;
- aplique fertilizante se necessário;
- afrouxe o solo.
O nível mais adequado é pH-6,0. Se o nível de acidez do solo aumentar, procede-se à calagem.
Hora de embarque
A propagação por arbustos só pode ser adequada para plantas que já tenham 2 a 3 anos. Isso é feito na primavera, antes da floração, ou no outono, após o final da última colheita.
Se os morangos Carmen forem cultivados a partir de sementes, eles devem ser de boa qualidade.
Aterrissando no chão
É necessário plantar no solo em um horário do dia em que não haja luz solar ativa.
Por algum tempo, a parte plantada deverá ser escurecida artificialmente. Isso é feito até que as plantas formem um sistema radicular forte e possam crescer sozinhas com segurança.
O arbusto selecionado sem danos deve ser desenterrado e dividido em várias partes com uma faca. Cada parte deve conter várias folhas e raízes.
Os arbustos são plantados a uma distância de pelo menos 50 cm, a distância entre as linhas deve ser de cerca de 40-45 cm.
É preciso lembrar que ao plantar mudas em cova, não se deve colocar muita pressão nas raízes - a planta pode morrer.
Regras para cuidar das colheitas
As regras básicas de cuidado são:
- rega moderada regular;
- remoção dos primeiros pedúnculos;
- remoção de ervas daninhas e excesso de gavinhas de morango;
- soltando o solo.
Como os frutos desta variedade são bastante grandes, é muito importante fertilizar adicionalmente a planta.
Como regar morangos
Nos primeiros dias é necessário regar as plantas diariamente, de preferência com água da chuva. A temperatura da água para irrigação não deve ser baixa.
Uma excelente solução para irrigação seria a irrigação por gotejamento.
Como fertilizar
Durante a floração, as plantas precisam ser fertilizadas com fertilizantes orgânicos. Você também pode usar uma solução de ácido bórico. O líquido com fertilizantes é aplicado no solo da seguinte forma: são utilizados 30 g da solução acabada por metro quadrado de solo.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Depois de regar os arbustos, o solo precisa ser solto e as ervas daninhas removidas. Você deve remover gavinhas crescidas em tempo hábil, pois uma planta desta variedade terá muitas delas, o que pode reduzir o nível de frutificação.
Os morangos precisam de remoção regular de ervas daninhas. A necessidade será significativamente menor se houver cobertura morta.
Cobertura morta
Em alguns casos, ao cuidar de arbustos de frutos silvestres, é necessário aplicar cobertura morta. Este procedimento envolve cobrir a camada superior do solo sob a planta com cobertura morta.
Podem ser os seguintes materiais orgânicos:
- canudo;
- cortar grama;
- serragem;
- casca de árvore;
- território;
- composto;
- musgo.
Eles também podem ser inorgânicos:
- filme;
- material não tecido;
- argila expandida;
- resíduos de produção de papel;
- cascalho;
- seixos
Cascalho, brita e seixos raramente são usados para a cobertura morta de morangos, pois interferem no cuidado dos arbustos.
A cobertura morta permite reter a umidade necessária, enquanto a umidade do solo será moderada. Graças a este revestimento, os minerais benéficos não são eliminados da camada superior e também protege eficazmente as raízes das plantas contra o ressecamento ou congelamento.
Essa camada protetora não permitirá a passagem da luz solar e será difícil o crescimento de ervas daninhas perto dos arbustos. A cobertura morta retém a umidade, o que significa que a quantidade de rega será significativamente menor; simplesmente não haverá necessidade disso.
O revestimento mantém uma temperatura constante na camada superior do solo, além de manter o equilíbrio necessário entre o sistema radicular e a parte superior da planta.
A camada de cobertura orgânica se decomporá com o tempo e fornecerá nutrientes adicionais para os morangos. O processo ocorre durante todo o período de crescimento, coloração e frutificação.
Alguns materiais modernos usados para cobertura morta parecem muito esteticamente agradáveis e podem servir de base para um belo projeto de jardim. Um residente de verão pode não apenas cultivar morangos com sucesso, mas também tornar os canteiros esteticamente agradáveis.
Tratamento de doenças e medidas preventivas
Esta espécie é bastante resistente à maioria das doenças características dos arbustos de morango. A exceção é a podridão cinzenta - as bagas são facilmente afetadas por ela.
A doença se espalha muito rapidamente e em pouco tempo pode destruir um grande número não só de frutas, mas também de arbustos inteiros. Aparece em condições de alta umidade e se as plantas forem plantadas em local pouco iluminado e ventilado.
As plantas afetadas são tratadas completamente com soluções químicas (Teldor, Horus, Switch, Alirin-B). Existem também vários remédios populares que ajudam a eliminar a podridão (infusão de cinza, mostarda, solução de manganês e iodo). A cobertura morta é um excelente método preventivo.
Pragas e maneiras de se livrar delas
Existem também várias pragas que podem prejudicar as plantas.
Os arbustos da variedade Carmen podem ser afetados por ácaros. Para remoção, qualquer residente de verão pode usar com sucesso produtos como “Fufanon”, “Neoron”.
Se for danificada por um gorgulho, a planta não poderá florescer. Para se livrar das pragas, eles são pulverizados com uma infusão de cinza de madeira ou com um produto “Inseticida”. Neste caso, é necessário retirar as partes afetadas da planta.
Os besouros das folhas são capazes de infectar as folhas das plantas. Eles são destruídos com inseticidas ou tratados com infusão de absinto. As lesmas são destruídas com cal recentemente apagada ou produtos químicos apropriados. Se for afetado por um nematóide, será necessário remover completamente o arbusto afetado.
Reprodução Carmem
A reprodução pode ser realizada de várias maneiras:
- com a ajuda dos enteados;
- sementes;
- dividindo o mato.
As sementes são plantadas no final do inverno ou início da primavera. Normalmente, esse método é usado para produzir mudas em quantidades industriais; os jardineiros amadores usam com mais frequência os outros dois métodos.
As plantas são plantadas no solo em meados de maio. Os morangos da variedade Carmen também podem ser plantados no outono, no início de setembro, antes do início das primeiras geadas.
Coleta e armazenamento de morangos
Graças à sua estrutura densa, os bagos conseguem manter bem a sua forma durante vários dias. Isso os diferencia de muitas outras variedades.
Frutas deste tipo podem ser facilmente transportadas, mas a distância não deve ser muito grande, e o recipiente para armazenamento e transporte deve ser confiável, pois qualquer morango é uma baga muito delicada e pode perder rapidamente a apresentação.