As variedades de pêra para a Rússia central apresentam características adequadas às regiões. Vejamos a descrição da pêra Carmen, as vantagens e desvantagens da variedade e como plantar e cuidar adequadamente das árvores do seu jardim. Como tratar adequadamente as doenças e preveni-las, como lidar com as pragas. Quando colher e como armazenar a colheita.
História da seleção
A variedade Carmen foi cultivada no Instituto Russo de Pesquisa de Genética e Melhoramento de Plantas. 4. Michurin. As formas parentais são variedades Williams Red e Daughter of Blankova.A variedade não consta do Cadastro Estadual. Agora é cultivado principalmente na região Central da Terra Negra.
Descrição e características
A árvore é caracterizada por um crescimento rápido. Cresce até 5 m, possui uma copa piramidal estreita, compacta, mas densa. A compactação permite que as árvores sejam plantadas densamente, o que economiza espaço no jardim. Os ramos desta variedade de árvores são fortes, com casca castanho-acastanhada. As folhas são ovais ou elípticas, verdes com tonalidade avermelhada.
O formato das peras é correto, clássico para a colheita, os frutos são de tamanho médio, pesando em média 120-170 g, máximo 300 g A casca do fruto é levemente áspera, apresenta leve brilho e leve cobertura cerosa. Após o amadurecimento, a casca torna-se bordô ou vermelho acastanhado. A polpa é cremosa, moderadamente densa, suculenta, com leve aroma, semi-oleosa. O sabor não é ácido, agridoce. As peras Carmen amadurecem em meados de agosto. Os frutos são armazenados por até 2 semanas. Produtividade – até 30 kg por planta.
Vantagens e desvantagens da variedade
Vantagens da variedade Carmen:
- frutificação precoce, os primeiros frutos podem ser colhidos 4-5 anos após o plantio;
- durabilidade, uma pêra pode viver até 50 anos;
- pouco exigente para os solos;
- resistência ao frio – até -30 °C;
- resistência a septórios e crostas.
Desvantagens da variedade Carmen: não tolera água estagnada, cresce mal em áreas com lençóis freáticos próximos.
Plantando e cuidando da pera Carmen
Mudas de pera são plantadas no local em abril ou outubro. A principal condição para o plantio na primavera é que os botões não se abram. Para o plantio de outono, as folhas já deveriam ter caído.
Regue a pêra com moderação e raramente, principalmente em climas quentes. As árvores são alimentadas, a partir do próximo ano após o plantio, três vezes por safra: na primavera são aplicados fertilizantes orgânicos ou minerais nitrogenados, antes da floração e após a formação dos ovários - com predomínio de fertilizantes fosfatados e potássicos. O afrouxamento é realizado após a rega. A rega e a fertilização podem ser feitas simultaneamente se você instalar um sistema de irrigação por gotejamento.
A copa da pêra Carmen é formada de forma que os ramos fiquem posicionados o mais horizontalmente possível. Enquanto são jovens, as serpentinas são instaladas perto da árvore.
No outono, são podadas e cobertas com cobertura morta para o inverno. São cortados os ramos velhos danificados por pragas e doenças, assim como os jovens, caso não cresçam na direção necessária para a formação da copa.
Doenças e pragas
Em geral, a variedade Carmen é resistente a doenças fúngicas, mas a pulverização preventiva com fungicidas pode reduzir significativamente a probabilidade de infecção. Entre as pragas, os frutos da pêra podem ser afetados pelas mariposas na fase de ovário. Tal como acontece com as infecções, a árvore deve ser tratada preventivamente antes que os insetos apareçam.
Se houver poucas pragas, é aconselhável utilizar preparados biológicos com substâncias que não sejam tóxicas para humanos e animais. Ao usar fungicidas e inseticidas químicos, as árvores devem ser tratadas levando em consideração o período de espera.
Lebres e ratos podem prejudicar as peras nos jardins. Os troncos e galhos principais das árvores precisam ser protegidos deles: amarre-os com uma malha de metal.
Colheita e armazenamento
Os frutos da pêra Carmen são colhidos quando ficam vermelhos e a polpa fica macia. Para o armazenamento, as peras são recolhidas com cuidado para não se partirem. São colocados em caixas ou cestos, que são baixados para a adega. Condições de armazenamento: local seco e escuro. As peras Carmen não são armazenadas por muito tempo porque pertencem à variedade de verão.
A pêra Carmen distingue-se pela cor incomum da fruta, herdada da variedade vermelha Williams. A tecnologia agrícola para o cultivo desta variedade é a mesma que para variedades semelhantes de culturas. A variedade é adequada para jardineiros iniciantes e experientes.