O Molho de Morango é uma das variedades mais comuns e despretensiosas. Desfrutar destas frutas suculentas e deliciosas no verão exigirá algum esforço. Isto é importante não só para a Salsa, mas também para outras variedades de morangos. Para conseguir uma boa colheita dessa baga, é preciso saber cuidar dela - desde a escolha dos arbustos para o plantio e o preparo do solo até a colheita.
- Descrição e características do molho de morango
- Lados negativos e positivos
- Características de cultivo da variedade
- Escolha de horário e local
- Preparação de material de plantio
- Tecnologia de pouso
- Nuances do cuidado da colheita
- Seleção do local
- Preparando o local para o plantio
- Hora de embarque
- Regar, capinar e soltar o solo
- Cobertura morta de morangos
- Aplicação de fertilizante
- Tratamento contra doenças e pragas
- Propagação da variedade Salsa
- Regras de coleta e armazenamento de morangos
Descrição e características do molho de morango
Variedade de morango Salsa é uma variedade tardia. Ele foi criado na Holanda em 1988. Tem boa produtividade e é despretensioso. Os morangos são altos e eretos. Seu bigode é forte e cresce em grande quantidade. A folhagem é verde clara, as flores e as anteras são grandes.
O rendimento da Salsa é grande, os frutos são grandes, a casca é fina, de cor vermelha brilhante. A polpa da fruta é rosa claro, densidade moderada, carnuda e produz muito suco. As frutas podem ser consumidas frescas, bem como para fazer doces ou congelar.
Os frutos só podem ser transportados em distâncias curtas - são mal armazenados. O peso das frutas pode chegar a 25-35 gramas, algumas podem pesar 50 gramas. O rendimento chega a aproximadamente 1 quilo por arbusto. A variedade é altamente resistente ao oídio, murcha de verticillium, é suscetível à requeima e a podridão cinzenta também prejudica gravemente a planta. O tempo aproximado de frutificação é de 3-4 anos.
Descrição do molho de morango: os arbustos de morango são altos e fortes. As folhas são verdes claras, os pedúnculos são altos. Os frutos são volumosos, vermelhos, de formato redondo-cônico ou nivelado.
Lados negativos e positivos
Lados positivos:
- variedade de alto rendimento;
- a variedade de maturação tardia é resistente à geada;
- tolera bem várias condições climáticas;
- presença de imunidade a doenças - verticillium e oídio não são perigosos para esta variedade;
- frutas grandes.
Os frutos maduros têm cheiro agradável, brilho característico, são ricos e agradáveis ao paladar. Com muito cuidado, as frutas podem pesar em média 35-37 gramas. Os morangos também contêm vitaminas e são enriquecidos com minerais e oligoelementos.As frutas podem ser consumidas não só enlatadas, mas também in natura. O tratamento térmico e o congelamento do produto não violam suas propriedades benéficas.
Lados negativos:
- as frutas não são adequadas para transporte em longas distâncias, mas são bastante adequadas para venda no mercado local;
- A variedade não é resistente à clorose.
Características de cultivo da variedade
Para que essa variedade cresça bem e dê frutos, é preciso escolher o local certo para plantá-la.
Escolha de horário e local
A salsa de morango pode crescer bem e produzir frutos em qualquer solo. Mas, apesar disso, a produtividade depende inteiramente dos fertilizantes. Uma boa colheita pode ser esperada em uma dacha onde o solo é leve ou médio e tem acidez de 5,0-6,5 pH.
Na preparação do local para o plantio, adiciona-se ao solo matéria orgânica - em média 5 a 6 quilos, e fertilizantes minerais - em média 40 gramas por 1 metro quadrado.
Preparação de material de plantio
Para o plantio, é necessário selecionar arbustos com raízes desenvolvidas, de forma que haja mais de 7 a 10 ramos. A parte do solo deve conter 2-3 folhas jovens e desenvolvidas. Antes de plantar, você pode rolar as raízes em uma mistura de solo com turfa ou húmus na proporção de 0,5 partes de húmus (vermicomposto, turfa) e 0,5 partes de chernozem ou argila.
Você precisa preparar uma mistura cuja espessura lembre a consistência do creme de leite. A seguir, as mudas são colocadas em uma caixa forrada com polietileno e enviadas por alguns dias ao porão, onde a temperatura é de +3 a +5 graus. Para evitar que as mudas ressequem, elas também são cobertas com polietileno por cima.
Tecnologia de pouso
As plantas precisam ser plantadas em solo preparado, que assenta após a escavação. Um jardineiro experiente será capaz de determinar corretamente a hora de plantar uma safra. A época mais adequada é agosto.
Não é necessário plantar com frequência.Deve haver uma distância de 30 centímetros entre plantas e até 40 centímetros entre linhas. Em média, são 4 arbustos por metro quadrado. Devido a esse plantio, a planta fica bem ventilada, a umidade não estagna, não tem umidade e aquece bem.
Nuances do cuidado da colheita
Para obter uma boa colheita de morangos são necessários cuidados adequados. Inclui:
- rega;
- capina;
- afrouxamento;
- cobertura morta;
- alimentando
Seleção do local
Os morangos são uma planta despretensiosa que cresce em vários solos. Mas para uma boa colheita, excelente sabor e maior resistência a doenças, é necessário um solo mais adequado para a vida da planta. Esses solos incluem: arenoso, franco-arenoso, leve, fértil. Os menos adequados são os solos turfosos e podzólicos.
A água subterrânea não deve estar localizada a uma profundidade superior a 70 centímetros. Em áreas com maior nível de lençol freático, é aconselhável drenar o solo ou elevar os canteiros. Não é aconselhável cultivar morangos em terras baixas. O pH do solo deve ser 5,0-6,6. Se o nível de acidez do solo for mínimo, o jardineiro aplica cal no solo.
Preparando o local para o plantio
No outono, a área é desenterrada para plantio com pá de baioneta. Na primavera, antes do plantio dos frutos, o solo é solto em 15 centímetros. Em seguida, verifica-se a presença de bairros nocivos, principalmente nos locais onde há muitos arbustos densos e montes de esterco fresco. Se forem detectados moradores “nocivos”, a área é tratada com água com amônia. As ervas daninhas são destruídas com herbicidas.
Hora de embarque
A época de plantio depende do clima. Na primavera, os morangos são plantados depois que o solo recebe calor suficiente.No outono – de agosto a setembro.
Regar, capinar e soltar o solo
Rega: durante 2 semanas após o plantio, regue o solo todos os dias e depois uma vez a cada 2 dias. Em seguida, a rega é realizada dependendo do clima.
A remoção de ervas daninhas é muito importante para a Salsa. O solo precisa ser afrouxado periodicamente para que a planta se desenvolva bem e não fique coberta de ervas daninhas. Também é importante soltar o solo imediatamente após o plantio.
Cobertura morta de morangos
Em algumas regiões não há neve no inverno, por isso o solo congela. Para evitar que os morangos congelem, o solo ao redor do arbusto precisa ser coberto com cobertura morta durante a preparação para o inverno. Para isso, utiliza-se esterco de palha, aplicado em camada de 5 a 7 centímetros.
A cobertura morta protege o solo de secar. Colocar cobertura morta entre as fileiras de morangos ajuda a proteger os rizomas. No sul, no verão, a planta sofre calor extremo. Portanto, muitos jardineiros semeiam sorgo nas entrelinhas na primavera. Isso também ajuda a aumentar o rendimento desta variedade. Você pode cobrir a Salsa com agulhas de pinheiro, serragem e palha.
Aplicação de fertilizante
Ao fertilizar, você precisa aplicar fertilizante na planta a menos de 5 centímetros dela. Precisa lembrar:
- 4 mamadas são suficientes: 14 dias após o plantio da Salsa, diluem-se superfosfato (30) gramas e 0,5 xícara de cinza de madeira em 10 litros de água.
- Quando a planta floresce: o verbasco é diluído em água 1:6; excrementos de frango – 1:20. Tudo isso é infundido por 7 dias. Cinzas também são adicionadas - 0,5 xícara.
- Verbasco + água (embebida) 1:6 + cinzas (0,5 xícaras) + superfosfato (50 gramas) + 20 litros de água.
- Verbasco é criado na proporção de 1:6, esterco de galinha - 1:20. Deixe descansar por uma semana. Ash também é adicionado.
Tratamento contra doenças e pragas
As pragas do morango são:
- gorgulho da framboesa e morango;
- ácaro do morango;
- nematóides do caule e do morango;
- gorgulhos da raiz.
Doenças:
- podridão cinzenta;
- oídio;
- mancha branca;
- podridão da raiz;
- vassoura de bruxa.
O tratamento da planta com produtos químicos contra essas pragas não deve ser feito com frequência. Tempo de processamento: primavera-outono.
- Primavera. Restos de plantas, folhas congeladas e secas e plantas mortas são removidos. Em seguida, o solo é solto e adicionado fertilizante. Os morangos nem sempre são tratados contra pragas, apenas quando a planta assim o exige.
- Outono. Após a colheita, os arbustos são inspecionados. Plantas ruins, doentes e danificadas são eliminadas imediatamente. Se os morangos forem afetados por um nematóide, todo o fruto deve ser eliminado. As plantas são queimadas e o solo é derramado com uma solução de sulfato de ferro. Concentração – 5%.
Também não há necessidade de dar aos ácaros a chance de passar o inverno sob a neve. Se não tiver produtos químicos em mãos, você pode usar uma solução de casca de cebola. Você precisa de 200 gramas de casca por balde de água. Deixe por 3-4 dias.
Existem soluções e métodos mais populares para processar morangos:
- amônia;
- iodo;
- peróxido de hidrogênio;
- Mistura bordalesa;
- ácido bórico;
- cinzas;
- água quente;
- fogo.
Aqui estão as principais opções de proteção contra pragas e doenças.
Propagação da variedade Salsa
Os morangos podem se reproduzir de duas maneiras: pelo bigode, pela divisão do arbusto.
- Usami. Esta é a forma mais comum. A reprodução ocorre da seguinte forma: rosetas e um sistema radicular são formados no bigode formado durante um determinado período de tempo. Depois de fortalecer completamente as raízes, o broto seca e se separa da mãe.
- Por divisão. Desta forma, apenas as plantas saudáveis se reproduzem.Antes da divisão, os arbustos são inspecionados em busca de pragas e doenças. A reprodução desta forma é realizada após 2 a 4 anos. De um arbusto você pode obter de 5 a 15 plantas. Cada arbusto deve ter um “coração” e várias raízes. A melhor época para esse tipo de reprodução é agosto.
Estes são os métodos de criação mais populares. Se todas as recomendações forem seguidas corretamente, a colheita será abundante.
Regras de coleta e armazenamento de morangos
Como escolher e armazenar morangos adequadamente, todo jardineiro sabe.
A colheita ocorre alguns dias antes de os frutos estarem completamente maduros. Devido a isso, pode ser armazenado por até 2 dias. Se forem armazenados morangos cultivados, não é aconselhável regar frequentemente e abundantemente. O melhor é colher de manhã, depois que o orvalho secar ou antes do nascer do sol. Na hora da coleta, frutas amassadas e estragadas não devem cair na cesta.
Armazenar. A colheita é colocada em caixas de madeira ou plástico forradas com papel ou pano no fundo. Os morangos são colocados em uma camada. Os bagos são armazenados em temperaturas de 0 a +20 0De 3-4 dias. Se de +20 0C – 1 dia. Se armazenado em casa, o recipiente deve ser de vidro ou plástico. As bagas não devem ser lavadas antes do armazenamento.
Com coleta e armazenamento adequados, você pode desfrutar de frutas suculentas por muito tempo.