Na década de 90 do século XX, uma das variedades mais rentáveis de frutos silvestres de maturação precoce e produtivos foi obtida na Ucrânia. A popularidade dos morangos Olvia entre os jardineiros da Ucrânia, Rússia e Bielorrússia tem permanecido em um nível constantemente elevado desde então. As plantas toleram bem a falta de umidade do solo e invernos gelados. O sabor dos morangos e a apresentação dos frutos silvestres são superiores aos de muitas variedades precoces.
História de origem
Os morangos Olvia são o resultado do trabalho dos criadores de Kiev.Em 1987, uma nova variedade foi desenvolvida a partir do cruzamento da variedade Prisvyata e do híbrido Festivalnaya com a Fragaria Virginiana. Inscrito no cadastro em 2001. Zoneado para a zona intermediária, zonas de estepe florestal e estepe.
Breves características e descrição da variedade
A variedade tem maturação precoce, é resistente à seca e à geada, tem alto rendimento e não é transportável. Recomendado para consumo in natura. A floração começa em meados de abril (para as regiões do sul da Ucrânia e da Rússia). Os primeiros frutos maduros são colhidos em meados de maio. A duração da frutificação é de 1 mês.
Regras para cultivo e cuidados adicionais com morangos Olvia
A variedade é despretensiosa para a tecnologia agrícola. No entanto, certas regras devem ser seguidas durante o cultivo, a fim de obter rendimentos sustentáveis de morango.
Seleção do local e preparação do solo
As áreas ideais de cultivo são áreas orientadas para sudoeste, com ligeira inclinação (até 3 graus), bem iluminadas pelo sol.
As plantas crescem bem e produzem altos rendimentos em solos férteis, soltos e ligeiramente ácidos:
- adubo;
- solo podzólico;
- arenitos claros.
A profundidade do lençol freático deve ser de pelo menos 60 centímetros.
Ao plantar morangos, são levados em consideração os antecessores na rotação de culturas. Os mais favoráveis são todos os tipos de vegetais crucíferos:
- feijões;
- rabanete;
- ervilhas;
- salsinha;
- alho.
Condições desfavoráveis para o cultivo dos morangos Olbia:
- turfeiras;
- margas;
- franco arenoso;
- pântano;
- sombreamento;
- crescendo sob as raízes de grandes árvores;
- orientação nordeste do local;
- vizinhança de erva-moura e pimenta.
A preparação de solos desfavoráveis para o plantio de Olvia começa com 2 a 3 anos de antecedência:
- fertilizantes orgânicos são adicionados aos solos argilosos;
- as sideritas são semeadas nas arenosas;
- Os solos turfosos são desoxidados pela aplicação de fertilizantes de potássio e fósforo.
A estrutura do solo deve ser solta, mas densa o suficiente para um bom desenvolvimento do sistema radicular.
Polinização
Os morangos são polinizados por abelhas. Para atrair insetos, pode-se borrifar as plantações com uma solução de mel: diluir algumas colheres de mel em 5 a 10 litros de água, dependendo do tamanho da área.
Alimentando
Os morangos respondem aos fertilizantes. Para aumentar a produtividade e a resistência a doenças, recomenda-se fertilizar as plantas 3-4-5 vezes durante a estação de crescimento, dependendo das condições climáticas e do solo:
- A primeira fertilização é feita quando o solo começa a descongelar (final de março-início de abril). Para estimular o crescimento, são aplicados fertilizantes ricos em nitrogênio: verbasco podre, uréia, excrementos de pássaros. A aplicação de fertilizantes potássicos na fase foliar melhora a brotação.
- Durante a floração, é feita a alimentação radicular e foliar. O superfosfato é adicionado ao solo. As plantações são pulverizadas com solução de ácido bórico.
- Durante a formação dos ovários, as plantas são sustentadas pela adição de substâncias contendo cálcio, nitrogênio e enxofre ao solo. Pode ser cinza de madeira, infusão de verbasco, fertilizantes complexos.
- No final da estação de cultivo, os morangos são alimentados com nitroammofos.
A adubação é feita pela manhã, em solo pré-umedecido, na raiz, sem afetar folhas, flores e frutos.
Resistência à geada e necessidade de abrigo
As plantas de 1 a 3 anos têm um sistema radicular poderoso que pode resistir a geadas prolongadas. Na Rússia central e nas regiões mais ao norte, é recomendado cobrir as mudas de morango plantadas este ano para o inverno.
Doenças e pragas
A variedade é resistente a infecções fúngicas (podridão cinzenta e manchas) e ao ácaro do morango. A podridão cinzenta desenvolve-se nos frutos durante períodos prolongados de tempo húmido, resultando em rendimentos reduzidos. A mancha foliar (marrom, branca, marrom) afeta as folhas no final do verão/início do outono. A perda de folhagem enfraquece as plantas, o que afeta a colheita do próximo ano.
As medidas para combater a podridão cinzenta e manchas incluem a remoção dos frutos e folhas afetados dos arbustos.
Medidas preventivas contra infecções fúngicas:
- Para a podridão cinzenta, os bagos são tratados antes da floração e após a colheita com o preparado “Horus”.
- Para evitar manchas, os morangos são pulverizados no início da primavera com os fungicidas “Falcon”, “Zuparen”, “Metaxil”.
Reprodução
No 4º ano, a frutificação de Olvia diminui acentuadamente. É necessário o rejuvenescimento das plantações. Para a obtenção de mudas de morango, é criado no local um licor-mãe.
Em arbustos de 1 a 2 anos, os caules das flores são removidos para que o arbusto produza brotos fortes (bigodes) e rosetas fortes. Deve haver uma distância de 25 a 30 centímetros entre os arbustos e de 70 a 90 centímetros entre as fileiras.O melhor material de plantio são as rosetas dos primeiros 2-3 bigodes.
Recursos de coleta e armazenamento
A colheita dura em média 2 semanas. A baga não é facilmente transportável. Para preservar a sua apresentação, recomenda-se recolhê-lo imediatamente em recipientes para venda.