Normalmente, os morangos são propagados por mudas, comprando-as em um centro de jardinagem ou plantando as suas próprias. Jardineiros experientes aprenderam há muito tempo como propagá-lo a partir de sementes. Como cultivar morangos adequadamente a partir de sementes para obter mudas fortes e saudáveis? Mais sobre isso abaixo.
- Vantagens e desvantagens
- Quais variedades escolher
- Como cultivar morangos adequadamente a partir de sementes
- Datas de semeadura
- Seleção de capacidade
- Preparação do solo
- Regras gerais para semear
- Como semear em recipiente
- Técnica de semeadura em pastilhas de turfa
- Cuidado e colheita de mudas
- Temperatura
- Rega
- Iluminação
- Proteção contra doenças e pragas
- Escolhendo
Vantagens e desvantagens
A princípio, um iniciante parecerá que propagar morangos por meio de sementes é uma tarefa difícil.Mas, com a experiência, o jardineiro compreenderá que este método tem mais aspectos positivos do que negativos. As vantagens incluem os seguintes pontos:
- a capacidade de cultivar um grande número de mudas;
- baixo custo da semente;
- a capacidade de escolher qualquer variedade que desejar;
- ausência de doenças (se as mudas forem cultivadas corretamente).
As desvantagens incluem:
- a incapacidade de propagar variedades híbridas cultivadas por mudas em seu local;
- a complexidade do método.
Tendo dominado a tecnologia de cultivo de morangos com sementes em casa, o jardineiro não poderá mais abandonar esse método de propagação da planta.
Quais variedades escolher
Os morangos variam em tamanho, sabor e tempo de maturação. Ao escolher uma variedade para cultivo, o jardineiro foca nessas qualidades, bem como na sua resistência a pragas e doenças. As variedades mais populares:
- Sarian F1;
- Rainha Elizabeth;
- Gigantela;
- Regina;
- Mashenka;
- Marshmallow;
- Diamante;
- Delicadeza de Moscou F1.
Conselho! Para não se decepcionar com o plantio, as sementes devem ser compradas em floriculturas, e não em pessoas aleatórias.
Como cultivar morangos adequadamente a partir de sementes
Depois de escolher a variedade que você gosta, comece a plantar. É preciso levar em conta que as sementes não podem ser colhidas de frutos comprados no mercado ou em loja, pois se for um híbrido o jardineiro nunca verá os brotos.
Datas de semeadura
Nas regiões Norte, as sementes são plantadas em março; nas regiões Sul, a semeadura pode ser feita já no final de janeiro ou início de fevereiro. O jardineiro regula o plantio individualmente, dependendo da região climática, bem como do amadurecimento precoce da variedade. Não se pode atrasar a semeadura, pois os morangos podem não ter tempo de criar raízes no local.
Seleção de capacidade
Você pode plantar sementes de morango em qualquer recipiente, sendo os mais populares os seguintes:
- Cassetes de plástico vendidas em centros de jardinagem. Uma semente é plantada em cada compartimento. Já possuem furos feitos para escoamento da água.
- Pequenas caixas de madeira.
- Copos de plástico ou papel. São convenientes para a semeadura, mas no transporte são colocados em caixas grandes.
- Vasos de turfa. As mudas podem ser plantadas sem retirá-las. Eles se decompõem no solo, que serve como nutrição adicional para os morangos.
- Embalagens diversas desde tortas, bolos, biscoitos. É necessário fazer furos para drenar o excesso de água.
O jardineiro escolhe os recipientes de acordo com suas capacidades. Qualquer que seja o recipiente escolhido, ele deve ter orifícios de drenagem. A umidade estagnada é prejudicial ao sistema radicular: ele pode ser infectado por fungos.
Preparação do solo
O desenvolvimento das mudas depende muito da qualidade do solo. Se, por exemplo, contiver esporos de fungos, as mudas ficarão suscetíveis a doenças. Em solo de baixa qualidade, as mudas não serão fortes e amigáveis. Para semear, você pode tirar terra do jardim, mas precisa adicionar solo de grama (2 partes), turfa (1 parte) e areia (1 parte). Todos os componentes são misturados, adiciona-se um pouco de cinza de madeira.
Você pode comprar substrato pronto em uma floricultura. O solo universal é bom porque contém todos os nutrientes que as sementes precisam para crescer.
Qualquer que seja o substrato escolhido, ele deve ser desinfetado. Existem vários métodos de procedimento: calcinação em forno a baixa temperatura, congelamento, tratamento com preparações biológicas.
Regras gerais para semear
Independentemente da escolha do recipiente para plantio, deve-se seguir as regras gerais de semeadura:
- As sementes são pré-condicionadas por 8 a 10 semanas em baixas temperaturas (por exemplo, na geladeira).
- Antes da semeadura, as sementes são tratadas com antifúngicos.
- O solo é pré-desinfetado.
- A semente é plantada a uma profundidade não superior a 0,5 centímetros.
- Os recipientes com sementes são colocados em uma sala quente com temperatura do ar de 23-25 ° C.
É preferível escolher sementes de variedades híbridas para a semeadura, uma vez que se destinam à semeadura. Se você semear pré-germinados, isso reduzirá o tempo de germinação.
Como semear em recipiente
Instruções sobre como plantar sementes passo a passo:
- É selecionado um recipiente cuja altura ideal é de 10 centímetros.
- O recipiente é tratado com uma solução de permanganato de potássio ou álcool e depois bem seco.
- Se o recipiente for de papelão ou madeira, é colocada uma película no fundo, na qual são feitos furos com um objeto pontiagudo para escoar a água. O filme evitará que o fundo fique molhado e apodreça.
- É colocada uma pequena camada de drenagem feita de argila expandida ou pedrinhas.
- O substrato preparado é derramado por cima.
- Compacte o solo e irrigue com água de um borrifador.
- Coloque as sementes germinadas por cima.
- Polvilhe uma camada de solo de 0,5 cm. Se forem plantadas sementes não germinadas, elas não serão cobertas. Eles só precisam ser levemente pressionados no chão.
- Cubra o recipiente com filme (as sementes germinadas não são cobertas).
O recipiente é colocado em local aquecido. Deve ser ventilado todos os dias. O solo deve ser mantido úmido, mas não molhado. As instruções para semear em um vaso separado para iniciantes são semelhantes. A única diferença é que cada copo contém uma semente. O procedimento de semeadura é simples, pode ser feito até em apartamento, e na primavera pode-se plantar mudas jovens no campo.
Técnica de semeadura em pastilhas de turfa
A semeadura é feita da seguinte forma:
- os comprimidos são enchidos com água morna e sedimentada;
- após o inchaço, o excesso de umidade é espremido;
- é feita uma depressão no topo, nela é colocada a semente, que depois é levemente pressionada;
- Os comprimidos são colocados em um recipiente raso coberto com filme;
- O recipiente é colocado em uma janela quente e iluminada.
Tal como no caso anterior, o contentor é ventilado todos os dias. Conforme necessário, os comprimidos são borrifados com água de um borrifador. Se o jardineiro semear sementes germinadas, não cubra o recipiente com filme.
Cuidado e colheita de mudas
Sem inspeção e cuidados diários, as mudas não germinarão e se desenvolverão totalmente.
Temperatura
Nos primeiros dias, os recipientes com as colheitas são mantidos à temperatura de 25 ° C em um parapeito claro de janela. O filme não pode ser removido, pois brotos delicados e pequenos podem ser queimados pelo sol. Após a germinação, a temperatura pode ser ligeiramente reduzida, mas a iluminação pode ser aumentada, caso contrário os rebentos esticarão.
Rega
Regue as sementes com cuidado. Se você regá-los em um prato, eles podem penetrar mais fundo no solo. Portanto, é necessário umedecer o solo apenas com um borrifador de spray fino. Para sementes cultivadas, você pode usar uma seringa médica, com a qual as plantas jovens são pulverizadas até a raiz. A água deve estar morna e estável.
Observação! Mesmo uma única secagem do solo é prejudicial para as mudas.
Iluminação
A iluminação deve ser forte, mas sem luz solar direta sobre as delicadas folhas. O sol do meio-dia pode queimar os brotos, por isso as caixas com mudas ficam à sombra nesse período. Se as janelas estiverem localizadas em uma parte mal iluminada da sala, as mudas deverão ser iluminadas com lâmpadas artificiais.
Proteção contra doenças e pragas
Tratar doenças é mais difícil do que preveni-las. Para prevenir doenças fúngicas, as plantas devem apresentar as seguintes condições:
- as sementes são tratadas com antifúngicos antes do plantio;
- Não é permitido umedecer demais as mudas: a rega é feita após a secagem da camada superficial do solo;
- entre as plantas jovens deve haver uma distância suficiente para ventilá-las.
Para prevenir doenças, são utilizados remédios biológicos e populares, incluindo o tratamento de plantas com soluções de permanganato de potássio, iodo e ácido bórico. Se forem detectadas doenças fúngicas, os arbustos de morango são pulverizados com solução de Fitosporina. As plantas gravemente afetadas devem ser removidas para que não infectem o restante das mudas. Quando os arbustos são danificados por pragas, são pulverizados com inseticidas.
Escolhendo
Após o aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras, as mudas devem ser transplantadas para um recipiente maior ou para vasos ou copos separados. As plantas plantadas separadamente sofrerão menos estresse quando plantadas no solo, pois manterão seu sistema radicular. São feitos furos nos copos para escoar a água, despeja-se terra, colocam-se as mudas e rega-se.
No transplante para caixas, as mudas são retiradas com uma pinça e plantadas junto com um torrão de terra. As raízes entrelaçadas devem ser cuidadosamente separadas. As plantas ainda estão muito tenras, por isso a colheita é feita com muito cuidado. Quando aparecem 5 a 6 folhas nos arbustos, elas podem ser transplantadas para terreno aberto, desde que a ameaça de geada tenha desaparecido.
O cuidado adicional não é diferente de cuidar dos morangos cultivados por mudas.Regar, soltar e fertilizar o solo em tempo hábil, protegendo as plantas de doenças e pragas, proporcionará ao jardineiro uma colheita abundante. Ao cultivar diversas variedades de morangos com diferentes períodos de maturação, você poderá desfrutar de deliciosos frutos silvestres por muito tempo.