A variedade Boheme de morango de maturação tardia foi criada por cientistas russos para cultivo na região Central. Os morangos de jardim receberam reconhecimento de agricultores e residentes de verão por suas exigências pouco exigentes em termos de condições de cultivo e frutas grandes e aromáticas.
Descrição e características da variedade Boheme
Os arbustos de morango altos e eretos são caracterizados por raízes poderosas, folhas grandes e enrugadas com dentículos nas bordas.As placas foliares localizadas mais próximas da raiz são de uma rica cor verde escuro, as superiores são 1-2 tons mais claras.
Os caules grossos das flores crescem rente às folhas e ficam no solo sob o peso da colheita, chegando a 2 kg por arbusto. As flores são brancas, coletadas em inflorescências. Bigodes poderosos são poucos.
Frutos vermelhos escuros em forma de cone largo ou em forma de pente - grandes (até 50 g), açucarados, com aroma e brilho característicos pronunciados. A peculiaridade dos bagos híbridos é a cor verde e bifurcação no final, alto teor de ácido ascórbico.
Os primeiros frutos, que amadurecem em meados de julho, são maiores. No final da temporada, os morangos ficam menores.
Qualidades como robustez invernal e resistência à seca tornam possível o cultivo da cultura não apenas na zona central recomendada da Rússia, mas também nas regiões sul e áreas com invernos frios.
Prós e contras dos morangos
Os residentes de verão e os agricultores falam positivamente sobre os morangos Boheme. As características positivas incluem:
- alta transportabilidade devido à densidade da estrutura do fruto;
- despretensão às condições climáticas e solos;
- robustez do inverno;
- resistência à seca;
- imunidade a vírus e doenças fúngicas;
- frutas grandes com sabor de sobremesa.
As desvantagens da Bohemia são a heterogeneidade da massa dos frutos silvestres, o rendimento médio é de 3,5 kg por 1 metro quadrado. m. Quando cultivadas para venda, os agricultores consideram que a ponta verde e bifurcada da fruta é uma desvantagem.
Como crescer
Pouco exigente para as condições de cultivo não significa que a cultura seja cultivada em qualquer área. Os morangos Boheme são plantados em determinado momento em canteiros preparados, escolhendo material de plantio de alta qualidade.
Seleção e preparação de local para canteiro
As terras baixas com solo alagado e encostas íngremes, nas quais o solo é lavado quando a neve derrete, não são adequadas para os morangos da Boêmia.
O local ideal para a planta é plano, seco e bem iluminado. Um pouco de sombreamento não prejudica os morangos, mas quando plantados à sombra das copas das árvores maduras, os frutos ficam menores. O canteiro de morangos é primeiro desenterrado com uma pá, tirando as ervas daninhas. O solo mais adequado é o solo fértil.
Como a Boêmia não gosta de aplicar fertilizantes no mato, os microelementos necessários são aplicados durante a escavação e esperam um mês para convertê-los em uma forma que possa ser absorvida pela cultura.
Por 1 m² m adicione um balde de húmus, composto ou esterco podre, ou adicione nitroammophoska (50 g por 1 m²).
Se a água subterrânea estiver acima de 70 cm da superfície, as cristas serão elevadas.
Os morangos não toleram solos ácidos. Se o pH não corresponder a 5,5–7, o solo é alcalinizado com cal, cinza.
Preparação de material de plantio
Ao comprar arbustos jovens da Boêmia em viveiros licenciados ou grandes fazendas de jardinagem, preste atenção ao desenvolvimento do sistema radicular. O comprimento é de no mínimo 10 cm, se for maior, corte. As lâminas das folhas, no valor de 3 a 5 peças, não devem estar secas ou apresentar sinais de manchas.
Quanto maior o botão vermelho central, maior a chance de se obter uma colheita abundante no ano do plantio. A espessura do ponto de crescimento determina a idade do morango. Arbustos maduros com “coração” grosso não são adequados como material de plantio.
Duas horas antes do plantio, as raízes das mudas são embebidas em estimulante de crescimento comercial, infusão vitamínica de urtiga ou solução de alho com aroma que repele pragas.
Processo de plantio
A cultura é plantada na primavera, quando o solo aquece até +10° C ou em agosto. Material de alta qualidade (bigodes de primeira e segunda ordem) surge no verão.Se você plantar morangos Boheme em setembro ou outubro, as plantas não terão tempo de se preparar para o inverno e a colheita do próximo ano não será abundante.
A distância na linha entre as mudas de morango de jardim é mantida em 30–40 cm e o ponto de crescimento permanece externo, nivelado com a superfície ou um pouco mais alto.
Depois de cobrir os morangos com substrato, o solo é compactado, regado e os arbustos cobertos com cobertura morta.
Cuidados após o desembarque
Os cuidados adicionais com a cultura incluem umidade do solo, fertilização, capina, proteção contra doenças e pragas.
Rega
Os morangos Bohemia precisam de irrigação regular e moderada. As plantas perdem parte do seu rendimento se houver falta de umidade, embora sejam variedades resistentes à seca. A rega excessiva inibe o desenvolvimento dos arbustos.
Mudas recém-plantadas e arbustos maduros precisam especialmente de rega durante as primeiras 2 semanas durante a estação de crescimento ativa, de maio a setembro. Neste momento, recomenda-se hidratar após dois dias.
Fertilizantes
Além de adicionar matéria orgânica e complexos minerais antes do plantio, os morangos Boheme precisam de alimentação durante a temporada.
Quando o solo seca após o derretimento da neve, o canteiro é regado com uma infusão de verbasco ou excrementos de pássaros. Se no futuro o nitrogênio interferir na formação dos ovários da Boêmia, logo após o final do inverno o microelemento será necessário para a cultura. Se não houver matéria orgânica, a uréia a substitui. Debaixo de cada arbusto despeje 500 g de uma solução preparada com 50 g de uréia e 10 litros de água.
Durante o período de brotação, as plantas são fertilizadas com nitroammofos, e antes da formação do ovário - com boro. Para preparar a solução, adicione 2 g de ácido bórico a um balde de água.
Durante o período de enchimento dos frutos verdes, a cultura é alimentada com infusão de verbasco (10 l) com adição de cinza (200 g) e nitroammophoska (30 g).
A última quinta vez que fertilizam Boheme é após a colheita, quando os botões das flores são lançados para o ano seguinte. Polvilhe a cama com cinzas na proporção de 1 kg por 1 metro quadrado. m, regado, cravado no solo com enxada.
Doenças e pragas
Os morangos da Boêmia não são suscetíveis à requeima, fusarium, podridão cinzenta, oídio e outras doenças características dos morangos de jardim.
A variedade é resistente a nematóides e ácaros, mas por segurança, os jardineiros tratam os arbustos com Actellik, Inta-vir e Agravertin na primavera de acordo com as instruções de uso. As drogas tóxicas são substituídas com sucesso pela Fitosporina biológica segura. Actofit ajuda no combate aos carrapatos.
Coleta e armazenamento
Para prolongar o frescor da colheita por pelo menos alguns dias, os frutos são retirados dos arbustos 2 a 3 dias antes da maturação completa. As bagas são colhidas de meados de junho a setembro. O evento é realizado com tempo claro pela manhã após a secagem do orvalho ou à noite antes de cair.
Para aumentar o prazo de validade, os morangos não devem ser transferidos de um recipiente para outro. Os bagos são recolhidos imediatamente em recipientes onde será armazenada a colheita.
Quando resfriadas rapidamente na geladeira, as frutas da Boêmia permanecem frescas por até quatro dias, se o fundo do recipiente for forrado com papel e as frutas estiverem dispostas em uma fileira.
À temperatura ambiente, os morangos mantêm o seu estado original durante 24 horas. Para prolongar o armazenamento, as frutas são congeladas ou moídas com açúcar.
O Morango Boheme é uma variedade apreciada pelos jardineiros por suas características positivas que reduzem os custos de mão de obra no cuidado da lavoura.
Os agricultores, sem levar em conta pequenas deficiências na forma do nariz bifurcado, notam a despretensão da Boêmia com as condições de cultivo, a densidade dos frutos e a possibilidade de colheita mecanizada.