Os morangos são considerados uma das frutas silvestres mais comumente cultivadas em chalés de verão e jardins. O cuidado com a colheita está associado a dificuldades de organização do espaço devido aos longos brotos dos morangos. Recentemente, os veranistas têm dado preferência às variedades de morangos. Eles têm altos rendimentos. Além disso, no cultivo de variedades imberbes, não há necessidade de monitoramento regular do estado dos brotos.
Características de morangos sem barba
Morangos deste tipo são cultivados em hortas há vários anos. A economia de espaço é considerada uma característica especial no cultivo. Recomenda-se colocar arbustos perto de outras culturas de frutas e bagas, em áreas limitadas por quaisquer edifícios ou canteiros.
As variedades de morango são usadas para paisagismo decorativo em terraços ou gazebos em chalés de verão. Entre as muitas variedades de variedades, existem as de frutos grandes e as de frutos pequenos, escolhidas de acordo com as preferências individuais.
Prós e contras das frutas vermelhas
Morangos sem barba têm vantagens e desvantagens. Eles são chamados de morangos remanescentes, uma designação para a capacidade de uma cultura dar frutos mais de uma vez por ano. Morangos remanescentes colocam botões de frutas durante o dia de qualquer duração. A única condição é garantir um período de luz para postura de pelo menos 6 horas.
As principais vantagens dos morangos nus:
- alto rendimento;
- requisitos mínimos para condições de crescimento e frutificação;
- qualidades gustativas dos frutos silvestres;
- ampla seleção de variedades;
- espaço de plantio limitado.
Entre as desvantagens estão a necessidade de plantio frequente, bem como dificuldades na realização da propagação para preservação de determinada variedade.
Conselho! Ao cultivar morangos sem barba nos territórios do sul, deve-se levar em consideração sua intolerância às altas temperaturas do ar.
Seleção das melhores variedades de morangos remanescentes
Entre a variedade de variedades de morangos imberbes, os jardineiros escolhem entre tipos de frutos grandes e de frutos pequenos. Cada um deles possui características diferentes e características únicas.
Jugo
A baga deve o seu nome à sua aparência.Devido às pequenas inflorescências, bem como à presença de pequenas folhas pequenas, apresenta um aspecto exuberante e sedutor. Costuma-se cultivar coquete em canteiros altos, o que facilita a colheita de uma colheita não contaminada pela terra.
Características da fruta:
- grande, em forma de cone;
- gosto doce e azedo;
- o peso chega a 55 gramas.
Adequado para consumo in natura, para fazer conservas, compotas, compotas e tolera bem o congelamento. A vantagem da variedade é considerada a estabilidade do rendimento. A desvantagem da variedade é a incapacidade de resistir à infestação do ácaro do morango. Coquette é considerada uma das melhores variedades de morangos remanescentes imberbes.
Alexandrina
Variedade de grande frutificação. Em média, cerca de 300 frutas são colhidas sazonalmente de um arbusto. A Alexandrina é uma cultura resistente às geadas, não tem medo de pragas e não é susceptível a infecções. É cultivado na Rússia central e é valorizado por sua despretensão e alto rendimento.
rainha Elizabeth
O mais famoso entre as variedades de morangos remanescentes imberbes. Muitas vezes é chamado de real ou imperial.
Características da fruta:
- grande, pesando até 100 gramas;
- formato – regular, oval;
- A polpa é suculenta, de cor vermelha intensa.
Um arbusto pode produzir cerca de 1,5 kg por temporada. Os arbustos começam a frutificar no final da primavera, 2 semanas após o plantio.
A variedade é valorizada por sua capacidade de suportar mudanças de temperatura. Os frutos mantêm sua integridade durante o transporte. A única condição especial para cuidar da Rainha Elizabeth é manter um alto nível de umidade do solo.
Albion
Os frutos chegam a 20-30 gramas. A colheita começa em junho. Se todos os requisitos de manutenção forem atendidos, os arbustos frutificam antes de outubro.
Albion é resistente a várias doenças e pode tolerar baixas temperaturas. A variedade caracteriza-se pela formação de grandes folhas verdes escuras e pedúnculos retos, pelo que o cultivo em canteiros altos permite colher frutos limpos e não contaminados. Eles mantêm suas qualidades durante o armazenamento e transporte a longo prazo. A variedade é frequentemente utilizada para congelar, preparar sobremesas complexas e consumir produtos frescos.
Bolero
A espécie foi criada por criadores do Reino Unido e é valorizada pelo seu sabor único. Os frutos desta variedade são doces, suculentos, adequados para fazer as clássicas compotas, conservas, marmeladas e geleias de morango.
Vantagens principais:
- tamanho pequeno do arbusto;
- resistência às mudanças de temperatura;
- não suscetível a mofo;
- capaz de dar frutos de forma consistente por 5 anos.
Vima Rina
Este tipo de morango pode ser frequentemente encontrado em chalés de verão e jardins em todo o país. A variedade foi criada por criadores holandeses. O intervalo entre a frutificação é de apenas 2,5 semanas. O fruto é caracterizado pela presença de grandes arbustos e pela localização dos botões florais ao nível das folhas. A variedade se difundiu devido à sua capacidade de tolerar períodos de seca.
Os frutos podem crescer até 50-100 gramas, a estrutura é suculenta e aquosa. Não são recomendados para congelamento, são mais indicados para fazer conservas, geléias e bebidas.
Ruiana
Os morangos remanescentes foram criados na República Tcheca, a variedade possui as seguintes características:
- na presença de solo drenado, pode tolerar precipitações repetidas;
- resistente à infecção por mofo cinzento;
- cresce e dá frutos à sombra;
- não requer rega abundante e regular;
- tem alto rendimento e bom gosto.
Ruyana é cultivada na Sibéria e nos Urais.O fruto é adequado para consumo in natura, fazendo compotas e compotas.
Milagre amarelo
Este tipo de cultura é especialmente popular nos Urais. Não pode ser confundido com outro. Seu nome vem da cor amarela da fruta. Os frutos são em forma de cone, de estrutura densa e de sabor doce.
Vantagens:
- resiste a mudanças de temperatura;
- não tem medo da seca;
- não suscetível à podridão das raízes.
A baga cresce à sombra e frutifica de forma constante durante 3-4 anos. Adequado para fazer compotas e compotas.
Festão
Morango remanescente sem barba, que tem a capacidade de frutificar continuamente. Esta espécie apresenta rendimentos elevados e estáveis. O peso do fruto pode chegar a 100 gramas, a estrutura do fruto permite armazenamento e transporte por longo prazo. Adequado para congelamento, enlatamento e consumo in natura.
Os jardineiros recomendam o cultivo de morangos em canteiros suspensos devido à sua capacidade de formar longos caules de flores. Este conteúdo garante facilidade de colheita e não requer espaço adicional no solo.
Crescendo e cuidando
Para cultivar morangos remanescentes e fazer uma colheita, você deve seguir as regras básicas de manutenção:
- Os arbustos de morango estão dispostos em fileiras, a uma distância de 30-40 centímetros.
- Para largura de linha, uma distância de 1,2 metros é suficiente.
- Uma condição importante para o cultivo é manter um nível médio de umidade do solo.
- Durante o período de crescimento e formação dos botões, o solo é fertilizado com cinzas ou alimentado com complexos contendo nitrogênio.
- A rega deve ser constante e moderada.
- Para obter oxigênio adicional do sistema radicular, é recomendável soltar o solo após cada rega.
- As folhas onde aparece vermelhidão são regularmente removidas junto com as estacas.
Como propagar morangos sem bigodes
A peculiaridade de manter morangos remanescentes é que a maioria das variedades não é cultivada por mais de 5 anos consecutivos. Após esse período eles param de florescer. As variedades de frutos grandes tendem a desfiar-se, enquanto as variedades de frutos pequenos tornam-se incapazes de formar um fruto maduro.
O método usual de propagação por meio de bigodes não é possível para variedades imberbes. Para continuar a cultivar a variedade, as plantas são propagadas de uma das seguintes maneiras:
- sementes;
- dividindo o mato.
As sementes podem ser adquiridas em lojas especializadas ou retiradas você mesmo dos frutos maduros. Para obter as sementes, a camada superior da casca do fruto é cortada com uma faca afiada. É seco ao sol e depois esfregado com os dedos. A polpa seca é transformada em pó, mas as sementes permanecem intactas.
As sementes são misturadas com areia umedecida e colocadas em um pires, levadas ao frio por 30-35 dias. Essas sementes são plantadas no final do inverno ou início da primavera para as mudas. Para isso, são dispostos sobre a superfície do solo, cobertos com um pano úmido, e com cuidado para que não resseque. Após a emergência, os brotos são retirados para local aquecido e bem iluminado e regados com água sedimentada de pipetas. Quando aparece a segunda folha, os morangos são plantados em recipientes separados. Panelas de turfa ou copos de plástico são adequados para isso.
Conselho! As mudas com sementes são transplantadas para campo aberto em maio, após o aparecimento da 5ª folha nas mudas.
A propagação por divisão do arbusto envolve o plantio da planta-mãe. O procedimento é realizado no início da primavera ou no outono. Uma cultura adulta é retirada do buraco e dividida em várias partes.Cada parte é plantada separadamente, endireitando as raízes e tentando não danificá-las. Delenki precisa de rega abundante e afrouxamento regular do solo ao seu redor. Os jardineiros recomendam dividir as plantas-mãe antes de meados de setembro, para que os arbustos plantados possam se adaptar às novas condições antes que a geada chegue.