A fertilização de morangos com fertilizantes minerais e orgânicos promove o crescimento ativo e aumenta a produtividade. Em solo pobre, os arbustos crescem mal e muitas vezes adoecem. Ao aplicar fertilizantes, é importante ter moderação e não alimentar demais as plantas. Em solo superalimentado, os morangos começam a aumentar a massa foliar e o rendimento diminui.
- Por que fertilizar morangos?
- Tipos de fertilizante
- Fertilizantes orgânicos
- Pasta
- Estrume fresco
- Excrementos de frango
- Estrume verde
- Levedura
- Fertilizantes minerais
- Cinza de madeira
- Azoto
- Potássio
- Amônia
- Iodo
- Ácido bórico
- Uma mistura de orgânicos e minerais
- Como fertilizar morangos na primavera?
- Qual fertilizante é melhor usar no verão para uma boa colheita?
- Fertilizando morangos no outono
- Como fertilizar corretamente?
- Cuidados adicionais com os morangos após a alimentação
Por que fertilizar morangos?
Recomenda-se fertilizar morangos por vários motivos:
- A produtividade aumenta.
- A resistência a doenças aumenta.
- Os frutos ficam mais doces e maiores.
- Floração abundante.
- É mais fácil para os arbustos sobreviverem ao inverno.
Muitos veranistas são da opinião de que se uma colheita dá frutos, ela tem de tudo o suficiente. Mas nem sempre é esse o caso. A aplicação de fertilizantes aumenta a produtividade e melhora a qualidade dos frutos. Além disso, se você não fertilizar por muito tempo, o solo ficará completamente esgotado e todas as culturas crescerão mal nele.
Tipos de fertilizante
Existem vários tipos de fertilizantes por tipo. Estes são orgânicos e minerais. Os orgânicos podem ser preparados de forma independente e os minerais podem ser adquiridos em lojas de jardinagem.
Fertilizantes orgânicos
Os fertilizantes orgânicos incluem ervas daninhas, restos de comida e folhas podres, esterco e excrementos de pássaros. A matéria orgânica é adicionada ao solo durante todo o período de frutificação. É combinado com suplementos minerais.
Pasta
Para morangos, apenas estrume podre é usado. O estrume fresco é concentrado e seu uso causa queimaduras no sistema radicular dos morangos de jardim.
1 kg de estrume é colocado em 6 litros de água. Mexa e deixe por algumas horas. Mexa novamente antes de regar. O resultado deve ser uma pasta de consistência uniforme. Os canteiros de morango são regados após o pôr do sol.
Estrume fresco
O esterco fresco é utilizado como fertilizante orgânico no outono, antes de preparar o solo para o plantio das mudas. O solo é desenterrado e misturado com esterco. Na primavera, este local terá solo fértil para o plantio de mudas de morango.
Excrementos de frango
O esterco de galinha na quantidade de 1 kg é diluído em 5 litros de água morna. Deixe por 2-3 horas. Antes de regar, mexa os morangos até obterem uma consistência homogênea.
Estrume verde
O fertilizante verde é preparado com base nas ervas daninhas que crescem no local. Quaisquer ervas daninhas são usadas para alimentação. Urtiga também é adicionada à infusão.
Preparação de infusão verde:
- Pique as ervas daninhas junto com os caules.
- Despeje 1 kg de matéria-prima em 5 litros de água morna, cubra com uma tampa e coloque ao sol.
- Deixe a infusão por 2-3 dias.
- No tempo quente começará a fermentar e, para agilizar o processo de fermentação, adicione um pacote de fermento à água.
- Quando a infusão estiver pronta, ela é filtrada.
- Antes de regar, o líquido é diluído em água morna.
Recomenda-se regar os morangos com infusão verde à noite, após o pôr do sol. O fertilizante é aplicado no solo 2 vezes por semana. O período de aplicação da fertilização é de 2 semanas.
Levedura
Preparação de nutrição de levedura:
- Dilua um pacote de fermento em 1 litro de água morna (dilua primeiro o fermento em uma pequena quantidade de água morna e depois regue).
- Adicione 2 colheres de sopa à água com fermento. eu. Saara.
- Deixe fermentar por um dia.
- Antes de usar, a infusão de fermento é diluída em água morna.
Regue os morangos uma vez por semana durante 3 semanas.
Fertilizantes minerais
Os fertilizantes minerais podem ser monocomponentes ou complexos. Na primeira metade da safra (antes da frutificação), os morangos são alimentados com nitrogênio. Durante o período de formação e frutificação do ovário - potássio e fósforo.
Cinza de madeira
Existem dois tipos de fertilização com cinza de madeira. As cinzas são espalhadas no solo e depois regadas generosamente. Ou dilua imediatamente em água e regue as plantas com a mistura resultante.
Azoto
O nitrogênio promove o rápido crescimento da folhagem e do sistema radicular. Com deficiência de nitrogênio, as folhas começam a ficar vermelhas. O componente está contido em nitrato de cálcio, nitrato de amônio e uréia.
Potássio
O potássio está contido nos seguintes suplementos:
- Cloreto de Potássio.
- Sulfato de potássio.
- Cinza de madeira.
- Nitrato de potássio.
- Calimagnésia.
O potássio aumenta o rendimento e melhora o sabor dos frutos silvestres.
Amônia
A amônia evapora rapidamente, por isso deve ser misturada com ácidos graxos. Eles são encontrados em sabão em pó. A espuma se deposita nas folhas e elas absorvem os nutrientes.
1 garrafa de amônia é misturada com 5 litros de água. Em seguida, adicione raspas de sabão. Mexa e regue os morangos.
Iodo
10-15 gotas de iodo são diluídas em 10 litros de água. A solução resultante é pulverizada em arbustos de morango. O iodo não é apenas um suplemento nutricional. O solo também é desinfetado com solução de iodo antes do plantio das mudas. Também é usado como profilático contra doenças.
Ao pulverizar folhagem de morango, use uma pequena quantidade de iodo. Altas concentrações causam queimaduras.
Ácido bórico
1-2 g de ácido bórico e 1 g de permanganato de potássio são diluídos em 10 litros de água morna. Misture a água e despeje imediatamente sobre os morangos do jardim.
Quando os bagos amadurecem, mistura-se ácido bórico na quantidade de 2 g com 20 g de ureia, 2 g de permanganato de potássio e 100 g de cinza de madeira. Todos os ingredientes são diluídos em água.
Uma mistura de orgânicos e minerais
Uma mistura de matéria orgânica e minerais é usada no outono para adicionar ao solo. Fertilizantes mistos são usados para preparar o solo para o plantio de mudas. O húmus é misturado com cloreto de potássio e superfosfato. Misture com terra. Na primavera, o solo será suficientemente nutritivo para as mudas.
Como fertilizar morangos na primavera?
Na primavera, você pode alimentar os morangos com esterco podre e nitrogênio. O estrume podre enriquece o substrato.O nitrogênio tem um efeito benéfico no crescimento dos arbustos e na formação dos ovários. É aplicado antes do início do período de floração. A uréia é usada na alimentação e também contém nitrogênio. Assim que as primeiras inflorescências começam a aparecer, utiliza-se potássio em vez de nitrogênio. Você não pode viver sem cinzas de madeira. É espalhado no solo e depois os canteiros são regados.
Nas regiões do sul, os morangos de jardim são fertilizados em março. Nas regiões central e do Volga - no final de março - início de abril. No norte - a partir do início da segunda década de abril.
Qual fertilizante é melhor usar no verão para uma boa colheita?
Se não houve tempo para fertilizar o solo antes do plantio no outono, os morangos são alimentados com compostos minerais e orgânicos no verão. Durante o período de frutificação, os morangos devem ser alimentados com fósforo e potássio.
No verão, usa-se chorume. É infundido por 3 dias e depois regado, após diluição em água, os canteiros de morango à noite. Também adequados no verão são os suplementos de levedura e as infusões à base de ervas daninhas.
Se os arbustos crescem mal e produzem pouco rendimento, minerais complexos são adicionados ao solo ao afrouxá-lo. Por exemplo, sal de potássio, superfosfato.
Se os arbustos começarem a ganhar massa foliar, pare de aplicar qualquer tipo de fertilizante por um tempo. A superalimentação reduz o rendimento.
Fertilizando morangos no outono
A alimentação de outono visa preparar as plantas para o inverno. Durante este período, o nitrogênio não deve ser adicionado ao solo. A fertilização de outono é aplicada depois que os frutos amadurecem e a colheita é colhida no local.
Assim como durante a floração e a frutificação, o solo é fertilizado com fósforo e potássio. Composto podre também é adicionado. No outono, os canteiros de morango podem ser regados com uma decocção de cascas de cebola ou uma solução de água oxigenada.
100 g de casca são colocados em 2 litros de água e fervidos.Antes de usar, dilua em água e regue com os morangos.
1 frasco de peróxido é diluído em 10 litros de água. O líquido resultante é regado sobre as plantas. Todas as regas são realizadas após o pôr do sol.
Como fertilizar corretamente?
Existem dois tipos de fertilização - foliar e raiz. A alimentação foliar afeta a parte externa dos arbustos. Os morangos são regados como se fosse água normal.
A raiz é aplicada sob a raiz. Ao contrário do primeiro, os fertilizantes para raízes são mais concentrados. Devem ser aplicados diretamente sob a raiz, tentando não tocar nas folhas. Os fertilizantes minerais são geralmente fertilizantes para raízes. E os orgânicos são foliares.
Cuidados adicionais com os morangos após a alimentação
Após a alimentação, os morangos são eliminados (após 1-2 dias). Remova todas as ervas daninhas. As camas são regadas várias vezes por semana. A rega é realizada à noite. Estas medidas serão suficientes para o crescimento da baga. O cuidado regular com os morangos de jardim melhorará a qualidade dos frutos e aumentará o rendimento várias vezes.