Os morangos da variedade Garland são uma espécie muito difundida nos países da CEI. A variedade tem imunidade poderosa, é despretensiosa no solo e no cuidado e dá frutos por muito tempo. Para cultivar frutos silvestres com sucesso, é aconselhável familiarizar-se com todas as características agrotécnicas.
- História da seleção
- Descrição
- Arbusto
- Fruta
- Resistência à seca e geada
- Período de amadurecimento e rendimento
- Aplicativo
- Prós e contras da guirlanda de morango
- Características de cultivo
- Como escolher o material de plantio certo
- Preparando o solo e local para o plantio
- Quando e como plantar corretamente
- Cuidados posteriores
- Regar e fertilizar
- Cobertura morta e afrouxamento
- Preparando-se para o inverno
- Tratamento contra doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Colheita e armazenamento
História da seleção
A variedade Garland foi criada pelo criador russo G. Govorova. A variedade ganhou reconhecimento quase imediatamente. Os morangos dão frutos quase até à geada, os arbustos florescem descontroladamente, criando uma atmosfera romântica no jardim. Garland é classificada como uma variedade remanescente.
Descrição
Arbusto
Os arbustos do morango Guirlanda são pequenos, chegam a atingir 25 cm de altura e possuem folhagem média. As folhas são pequenas, ovais, com bordas serrilhadas. Sua tonalidade é verde rico, com tonalidade azulada ou azulada. As antenas são verdes, rosadas claras à luz. São poucos nos arbustos, o que é uma vantagem da variedade.
Fruta
Os morangos têm formato cônico e cor vermelha intensa. O peso de 1 fruta é de cerca de 25 a 33 gramas. A polpa é rosada clara, com pronunciado cheiro de morango. Os provadores avaliaram a variedade com 4,1 pontos.
Resistência à seca e geada
A variedade de morango Garland é famosa por sua resistência média à seca. Em áreas com verões quentes e chuvas mínimas, a variedade será menos produtiva. Para obter frutificação abundante, devem ser observadas características agrotécnicas. A resistência à geada é média, no Norte e na Sibéria a espécie é plantada apenas em estufa.
Período de amadurecimento e rendimento
Strawberry Garland dá frutos constantemente, do final de maio a outubro. Os arbustos são continuamente cobertos por caules de flores, ovários em desenvolvimento e frutos maduros. Em 1 hectare são colhidos 616 centners, sujeitos ao cumprimento das normas agrotécnicas. Um arbusto traz 1-1,2 kg. Os morangos resistem ao transporte com segurança e mantêm a sua apresentação e sabor por muito tempo.
Aplicativo
Bagas perfumadas podem ser usadas para decorar sobremesas, adicionar a assados e preparar compotas, conservas e geléias.Os morangos são incrivelmente saborosos quando consumidos frescos. As frutas vermelhas são amplamente congeladas inteiras ou picadas. Recorrem a um método extraordinário - a secagem, que lhes permite conservar os frutos durante todo o inverno.
Prós e contras da guirlanda de morango
A variedade de morangos Garland tem muitas vantagens, mas também apresenta características negativas.
prós | Desvantagens |
Alto rendimento | Baixa tolerância à seca |
Longo período de frutificação | Baixa resistência ao oídio |
Resistência média à seca e geadas | Com alta umidade, ocorrem frequentemente infecções fúngicas. |
Imunidade poderosa | |
Pólen e frutificação não dependem do horário de verão | |
Baixa manutenção | |
As bagas sobrevivem ao transporte com segurança |
Características de cultivo
Morangos da variedade Garland não requerem polinizadores próximos. É cultivada no jardim, em vasos de flores, vasos suspensos e cultivada em treliças..
Como escolher o material de plantio certo
A seleção adequada do material de plantio é a chave para uma colheita abundante e de alta qualidade no futuro. Ao escolhê-lo, são levadas em consideração as seguintes nuances:
- cada muda deve ter uma roseta formada, 3-4 folhas;
- rizoma desenvolvido, formado;
- aparência saudável.
Mudas com raízes pouco desenvolvidas, aspecto doentio, adoecerão após o plantio em local permanente e darão poucos frutos.
Preparando o solo e local para o plantio
O solo para morangos é preparado 3 semanas antes do plantio. O terreno é limpo de antecessores, o solo é arado com pá, destruindo o mato. O solo às vezes contém bactérias, fungos e pragas prejudiciais. Após a aração, o terreno é tratado com o inseticida Aktara, fertilizado com 5 kg de esterco, 100 g de superfosfato, 50 g de sal de potássio por 1 metro quadrado.
Os morangos devem ser plantados em local ensolarado, plano ou elevado. Você não pode cavar buracos nas terras baixas, pois muitas vezes há estagnação de umidade ali.
Quando e como plantar corretamente
Os morangos devem ser plantados em setembro ou final de março, optando-se por um dia nublado. Neste último caso, a colheita não será abundante, mas esse momento é preferível em regiões com invernos frios. Os arbustos plantados no outono frutificarão intensamente durante toda a temporada.
É aconselhável plantar a cultura pelo método de nidificação, mantendo uma distância de 50 cm entre os plantios, assim cada arbusto receberá do solo a quantidade necessária de luz ultravioleta e componentes nutricionais. O solo deve estar úmido, mas não molhado. Cave buracos de 20 x 20 cm e despeje 2-3 punhados de húmus e cinza de madeira no fundo. A água é despejada nos buracos, as mudas são baixadas para que seus rizomas fiquem posicionados verticalmente e ficam cobertas com terra. Depois, compacte um pouco o solo ao redor dos arbustos plantados com as mãos. Para garantir um melhor enraizamento, proteja os morangos da geada cobrindo-os com filme ou lutrasil.
Cuidados posteriores
Cuidar dos morangos Garland não é difícil: eles exigem rega, fertilização e afrouxamento em tempo hábil. As plantações são tratadas periodicamente contra besouros e doenças prejudiciais.
Regar e fertilizar
Quando não chove por muito tempo, os morangos são regados uma vez a cada 3-4 dias. A água é retirada por arbusto na quantidade de 2 litros. Você deve derramar o líquido sedimentado, não frio. A água não deve cair nas folhas e frutos, é aconselhável usar regador.
Os morangos são fertilizados na primavera com nitrogênio, o que estimula a formação de pedúnculos. Durante um longo período de frutificação, os arbustos são alimentados uma vez com compostos de fósforo-potássio. Depois de chover ou regar, você pode alimentar as plantas com tintura de urtiga. Os morangos não devem ser fertilizados com esterco fresco ou compostos que contenham cloro..
Cobertura morta e afrouxamento
A cobertura morta não deve ser negligenciada, pois com ela os morangos retêm a umidade por muito tempo e o crescimento de ervas daninhas é inibido. Para cobrir as plantações são utilizados material de cobertura, fibra agronômica, lutrasil preto, palha, serragem, ramos de abeto. A cobertura morta não orgânica dura de 2 a 3 anos, protege efetivamente o solo do superaquecimento e da hipotermia, retém o calor e inibe o crescimento de ervas daninhas.
A cobertura morta orgânica, à medida que se decompõe, enriquece o solo, tornando-o mais leve e arejado.
Os canteiros devem ser capinados até uma profundidade de 3 cm, afastando-se 7 cm entre os arbustos. O procedimento deve ser realizado com cuidado para não danificar as gavinhas e o sistema radicular. O primeiro afrouxamento ocorre em março, após o derretimento da neve. Em seguida, o solo é capinado apenas nas entrelinhas, destruindo as ervas daninhas. As plantações com cobertura morta não requerem afrouxamento.
Preparando-se para o inverno
Em regiões com invernos quentes, onde a temperatura do ar não cai abaixo de -25, não vale a pena cobrir os morangos para o inverno. Uma camada de cobertura morta com neve será suficiente. Na preparação para o inverno, a rega é interrompida um mês antes do tempo frio previsto, os canteiros são limpos de cobertura morta, as ervas daninhas são removidas e as folhas secas/avermelhadas são cortadas dos arbustos. O solo é solto, ao mesmo tempo que as plantas são amontoadas, e uma camada de húmus com turfa seca é colocada.
Tratamento contra doenças e pragas
Sujeito ao cumprimento das normas agrotécnicas, tratando morangos contra pragas e doenças não requerido. Às vezes aparecem caracóis nos arbustos. Para evitar o seu aparecimento, colocam-se urtigas em todo o perímetro e espalha-se sal ou pimenta vermelha.Para repelir insetos nocivos, você pode plantar alho ou malmequeres nas proximidades.
Métodos de reprodução
Morangos Garland são propagados dividindo o arbusto, as sementes e as gavinhas. No primeiro caso, a nova planta produz uma pequena produção e é frequentemente suscetível a doenças. Os morangos cultivados a partir de sementes preservam perfeitamente as características varietais, mas o processo em si é trabalhoso e demorado. A propagação por antenas é a melhor opção, pois não exige muito esforço. Uma gavinha é deixada no arbusto-mãe, que cria raízes.
Colheita e armazenamento
A colheita do morango amadurece a partir do final de maio, os primeiros pedúnculos são arrancados. Na primeira safra após o plantio, os frutos serão pequenos e geralmente são poucos. A segunda colheita irá deliciar-se com a abundância de frutos silvestres e o seu aspecto comercializável. Armazene as frutas em local fresco por até 2 semanas, colocando-as em caixas de madeira. É aconselhável colocar oleado no fundo. A temperatura ambiente deve ser de até +5 graus.