Não é fácil cultivar batata na roça, além dos cuidados agrotécnicos convencionais, é necessário tratar as plantas contra doenças. As plantas afetadas por esta doença apresentam folhas enrugadas. Não é fácil combatê-la, deve-se identificar a tempo o início da doença e tentar eliminá-la o mais rápido possível. Caso contrário, as perdas nas colheitas podem ser de 30% ou mais.
Características da doença, sintomas
Entre si, os moradores do verão chamam a doença de “encaracolada”. Os sintomas tornam-se especialmente graves apenas no terceiro ano.A altura das plantas torna-se significativamente menor do que a dos arbustos saudáveis. Para identificar corretamente a doença, é preciso observar atentamente as deformações externas das folhas da cultura. Devido à falta de umidade, os tecidos foliares se desenvolvem de forma desigual. Como resultado, formam-se inchaços e rugas. Folhas de batata clareiam e enrolam e morra, mas não caia. A própria planta murcha.
Os caules do arbusto afetados pelo mosaico enrugado não conseguem reter a umidade. Portanto, eles secam e morrem rapidamente. A estação de crescimento de uma planta doente é reduzida em 3-4 semanas. Como resultado, os tubérculos ficam pequenos e o rendimento é significativamente reduzido.
Arbustos doentes Batatas quase nunca florescem.
Ao examinar as plantas, é importante não confundir o mosaico enrugado com outros tipos desta doença. Além disso, o dano a um arbusto não é um, mas vários tipos de mosaicos combinados.
Condições favoráveis para o desenvolvimento
O desenvolvimento ativo do mosaico enrugado é observado nas regiões do sul, onde o clima é persistentemente quente durante a maior parte da estação de cultivo. Mas essa doença também atinge plantas de outras regiões onde faz calor por muito tempo.
Portadores de doenças
No primeiro ano a doença praticamente não se manifesta, mas os vírus hibernam bem nos tubérculos. E no próximo ano atacarão com maior intensidade. O mosaico é transmitido por pulgões e outras pragas de insetos sugadores. Além disso, o patógeno vive em ervas daninhas, comendo cujas folhas os insetos transferem a doença para arbustos de batata saudáveis.
O processamento mecânico dos tubérculos, antes do plantio ou durante a realização de outros trabalhos no local, também pode transferir o vírus das batatas doentes para as saudáveis. Portanto, você deve usar ferramentas de jardim com cuidado ou desinfetá-las.
Como tratar o mosaico enrugado da batata?
A descrição do mosaico enrugado da batata não sugere o tratamento da doença de diversas maneiras. Não existem métodos populares de luta eficazes.
A confiança é colocada em medidas preventivas:
- Use material de plantio 100% saudável. Os tubérculos para sementes são selecionados diretamente no local, para que o morador do verão saiba melhor quais arbustos estavam saudáveis durante o período de cultivo. Ao germinar a semente, os tubérculos e brotos deformados são imediatamente descartados. Eles contêm o vírus, que então se espalha por toda a área.
- Batata-semente Certifique-se de fazer picles antes de plantar.
- Se for detectado o menor sinal nas plantas, desenterre-as imediatamente e destrua-as, os arbustos são queimados ou enterrados profundamente no solo, onde morrem os vírus patogênicos.
- Combater portadores de doenças, pulgões e besouros da batata do Colorado, cigarras e outros insetos. Para isso, as plantas são tratadas com produtos químicos especiais.
- Remova ervas daninhas dos canteiros regularmente para remover ervas daninhas.
Não use produtos químicos. Actualmente, ainda não foi desenvolvido um meio eficaz de combater este flagelo. Portanto, você não deve se deixar levar por meios de proteção inúteis em detrimento do seu corpo.
Dicas de residentes de verão sobre como lidar com o mosaico enrugado da batata
Um jovem jardineiro, ao encontrar esta doença pela primeira vez, passa por dificuldades. Ele busca conselhos de pessoas mais experientes que não apenas encontraram o mosaico, mas também conseguiram derrotá-lo. Todos os horticultores aconselham levar material de plantio saudável e monitorar cuidadosamente as plantas. Faça a fitolimpeza várias vezes durante o período vegetativo. Ou seja, remova todas as plantas doentes e levemente afetadas.
Sergey Stepanovich: “Há muito tempo que faço jardinagem e cultivo várias culturas e, certa vez, encontrei rugas em mosaico. O principal que quero aconselhar é a prevenção e detecção oportuna da doença. É melhor desenterrar e queimar um arbusto afetado pela doença ou retirá-lo do local. Infelizmente, ainda não consigo distinguir os tubérculos doentes dos saudáveis.”
Piotr Ivanovich: “A primeira coisa que quero ressaltar é que a doença é praticamente invisível. Um horticultor inexperiente não conseguirá identificá-lo tão facilmente. Alguns jardineiros confundem enrugamento com requeima. Eu mesmo nem sempre identifico isso de imediato. Mas presto muita atenção à seleção da semente. Observo arbustos saudáveis com antecedência, seleciono tubérculos para sementes e deles. Portanto, a doença não me incomoda muito.”
Alexandra: “Conheço em primeira mão muitos tipos de mosaicos de batata. Aconselho a todos que observem mais de perto a aparência das plantas. Os arbustos e folhas que ficarem enrugados devem ser imediatamente arrancados e retirados da área. Eles ficam maravilhados com o mosaico enrugado. Nos primeiros anos confundi as doenças, mas agora consigo diferenciá-las imediatamente. Eu mesmo seleciono as sementes, não confio em ninguém, sigo a rotação de culturas, por isso raramente encontramos a doença.”
Tipos de mosaicos de batata
Para os jovens residentes de verão que estão apenas começando a cultivar em suas propriedades, seria útil conhecer os sintomas de outros tipos de mosaicos.
Um diagnóstico correto só pode ser feito em laboratório.
- Mosaico listrado de batatas. Folhas e caules ficam cobertos de manchas ou listras. No interior, entre as nervuras, formam-se manchas marrons. Inicialmente, os sintomas são notados nas folhas médias, depois a folhagem superior e o caule ficam cobertos de manchas. Transportado por pulgões e outros insetos.O vírus é transmitido durante o manuseio ou corte com ferramentas de jardim.
- Mosaico salpicado de batatas. Outro nome para a doença é mosaico comum. Como resultado dos danos causados pelas doenças, as perdas nas colheitas ascendem a 12-45%. Os sintomas são visíveis nas folhas jovens e aparecem como manchas ou manchas em mosaico. As plantas apresentam crescimento severamente atrofiado. É transmitido por contato e por insetos. Além da batata, o tomate, o tabaco, a erva-moura, o meimendro e outras plantas são suscetíveis à doença.
- Mosaico dobrado de batatas. As folhas ficam dobradas ou onduladas. Primeiro eles clareiam e depois adquirem uma tonalidade bronzeada. Com danos intensivos, a perda de rendimento é de 40%.
- Mosaico Aucuba. Os sintomas aparecem nas folhas superiores da batata. Quando danificado, 40% da colheita é perdida. Se o vírus sobreviver nos tubérculos, os sintomas estarão completamente ausentes no segundo ano.
- Mosaico farfalhante. Seu portador são os pulgões. Portanto, os sintomas aparecem primeiro nas folhas superiores. Eles começam a se enrolar na nervura central e o interior fica prateado. As folhas murcham e secam, fazendo-as farfalhar ao vento. O vírus invernado infecta primeiro as folhas inferiores, causando perdas de rendimento de 70%.
- Mosaico figurado contrastante. As folhas dos arbustos começam a amarelar. Então eles ficam cobertos de manchas, as bordas morrem. Manchas necróticas marrons aparecem nos caules e pecíolos das batatas. Danos massivos às plantas levarão à perda de 80% da colheita.
A doença do mosaico enrugado da batata é difícil de erradicar no local, por isso é necessário monitorar cuidadosamente o estado dos canteiros. A remoção oportuna de plantas doentes irá salvá-lo de infecções em massa.É melhor queimar arbustos afetados pela doença para evitar um novo surto do vírus e sua propagação.