Um dos problemas mais desagradáveis que os jardineiros enfrentam são as lesmas do repolho, e nem todo mundo sabe como lidar com elas. Essas pragas podem estragar a colheita ou destruí-la completamente. No entanto, uma luta eficaz é possível.
Descrição da praga
Do ponto de vista puramente biológico, as lesmas são gastrópodes, sem uma concha que as proteja das influências externas. A lesma tem um corpo macio e alongado que fica constantemente sob uma camada de muco. É produzido por glândulas especiais.
Quando uma lesma se move, e isso acontece ao contrair seu tronco, uma camada de muco permanece para trás. Quando molhado é transparente, mas depois de seco adquire uma tonalidade prateada.
A cor do corpo da lesma é bege ou marrom e bastante uniforme. A cabeça é claramente definida e “decorada” com chifres que parecem tentáculos. Para uma lesma, este é um órgão sensorial.
O molusco vive nas camadas superiores da terra, restos de plantas, pilhas de lenha e outros locais onde a umidade é elevada. A lesma não tolera bem as altas temperaturas do ar e, portanto, é forçada a se esconder na sombra dos raios diretos do sol. Eles aparecem principalmente à noite, quando o frescor vivificante se instala, e comem folhas de repolho.
Lesmas são muito prejudiciais, pois se aparecerem podem causar danos irreparáveis a toda a cultura. Eles adoram todos os tipos de repolho:
- repolho branco;
- brócolis;
- colori;
- Couves de Bruxelas;
- Pequim
A praga não é exigente, aparece apenas à noite e pode se alimentar de outras culturas hortícolas: tomate, morango, pepino e morango. Em alguns casos, eles podem até lidar com pontas de batata e folhas de uva. Mas lesmas não gostam de mostarda. O molusco encontrará um lugar seguro para o inverno nas cabeças de repolho que não foram colhidas no outono.
O perigo de uma lesma não é apenas devorar as plantas do jardim. É também portador de bactérias nocivas, vírus e doenças perigosas, o que afeta negativamente a produtividade, por isso a praga deve ser destruída.
Forma mecânica de lutar
Há muitas maneiras de se livrar das lesmas do repolho. O método mecânico de controle envolve o processamento manual do repolho. Claro que não será possível reunir todos, mas ainda assim não se deve descurar este método. Se levarmos em conta os hábitos e preferências dos moluscos escorregadios, a eficiência do trabalho pode ser aumentada significativamente.
Em primeiro lugar, você pode montar armadilhas feitas de baldes, placas de ardósia, restos de tábuas e sacos velhos. O arsenal deve estar localizado próximo aos canteiros que estão sendo cultivados. À noite, você pode organizar uma invasão: haverá muitos “criminosos” nas superfícies dos materiais decompostos. Ao colocar mariscos em água salgada, você pode destruí-los rapidamente: o sal é prejudicial para eles. Este método pode ser usado repetidamente.
Ao escolher um método para lidar com lesmas no repolho, você pode usar um truque. Como é muito difícil para eles rastejarem em superfícies com nervuras e protuberâncias, barreiras podem ser construídas com brita, cascas de ovo e outros materiais disponíveis nos acessos ao jardim e canteiros. Isso evitará que lesmas cheguem ao repolho.
O superfosfato pode ser usado para prevenir lesmas. Absorve rapidamente o muco, impossibilitando o movimento do molusco. Se você cavar valas cheias de água ao redor das plantações, isso ajudará a repelir a praga. Esta proteção do repolho contra lesmas é eficaz e simples.
Produtos químicos
Para remover pragas, você também pode usar produtos químicos, mas na maioria dos casos isso é ineficaz: o molusco fica protegido de forma confiável contra sua influência.
Existem alguns produtos que são geralmente reconhecidos como auxiliares no combate às lesmas: preparações para caracóis e lesmas, cujo principal ingrediente ativo é o metaldeído.
Então, como você pode tratar o repolho contra lesmas?
Os nomes são os seguintes:
- "Tempestade". A forma do medicamento é granular, a cor é azul.A praga consome avidamente os grânulos espalhados em seu local de residência, após o que toda a população morre. Curiosamente, a droga é eficaz contra caracóis, mas não tem efeito sobre vermes. Com “Trovoada” a planta estará protegida.
- "Meta". Esta é a proteção do repolho com ação intestinal de contato. A composição deve ser borrifada diretamente no solo entre as fileiras. Requer preparação preliminar. É aconselhável saber onde a concentração de lesmas é maior. Ao derramar a droga, deve-se ter cuidado: o metaldeído é perigoso para os humanos. Em alguns casos, esse medicamento em pó pode ser usado para polinizar a cabeça do repolho, e não apenas para envenenar a praga. Tais manipulações podem ser realizadas no máximo três semanas antes da colheita. Este produto também pode ser encontrado na forma granular. Se você souber o que fazer, esta opção pode ser conveniente: ao colocar 3-4 grânulos sob cada arbusto, você pode contar com a lesma rastejando sobre os grânulos para se queimar e morrer.
A imunidade desses moluscos aos efeitos dos métodos químicos torna o combate difícil, mas possível. Para remover lesmas, você pode usar métodos combinados e remédios populares. Combatemos a praga de forma abrangente.
Métodos tradicionais
Os métodos mecânicos são difíceis, pois a praga atua à noite, quando é difícil de ver. Fazer armadilhas ajuda a salvar o repolho de lesmas e caracóis, e o uso de produtos químicos não garante a eliminação de uma praga imune a eles. Resta apenas lutar com métodos populares:
- O solo sob o repolho tratado pode ser coberto com celofane.Como os moluscos adoram um ambiente quente e úmido, eles certamente rastejarão e morrerão durante o dia, porque a condensação resultante aquecerá e ficará quente.
- Você pode deixar deliberadamente compota, kvass e cerveja para fermentação. Nem sempre luto contra lesmas dessa maneira. Após a conclusão do processo, os líquidos são despejados em pequenos recipientes e colocados ao longo das plantas. Atraídos pelo cheiro forte, os moluscos cairão neste recipiente e morrerão. Depois de retirar o recipiente, você pode esquecer os mariscos.
- É necessário regar as plantas com água cuja temperatura não seja inferior a 40 SOBREC. Esta temperatura mata a lesma. Despeje água morna sobre a cabeça do repolho e ela pode ser salva.
- As cabeças de repolho podem ser polvilhadas com uma mistura de pimenta preta moída e temperos diversos: sal, gengibre, mostarda em pó. Você pode polvilhar a cabeça do repolho com cinza e pó de tabaco. Depois de diluídos em água, o arbusto pode ser pulverizado.
Muitos jardineiros têm dúvidas sobre como borrifar o repolho. Para respondê-la, é preciso analisar cuidadosamente todas as medidas tomadas e, após avaliar o resultado, tirar conclusões sobre o método mais eficaz, seja por pulverização ou não.
Prevenindo lesmas
Para não tomar medidas para se livrar da lesma, você pode tomar cuidado com antecedência para evitar seu aparecimento.
As seguintes medidas podem ser tomadas:
- cortar regularmente a grama nas margens da estrada e na área;
- remova todos os detritos deixados após as obras;
- realizar controle ativo de ervas daninhas;
- garantir a ventilação das plantas plantando arbustos a uma distância suficiente uns dos outros.
Medidas oportunas tomadas para combater lesmas no repolho e o controle de pragas organizado de forma eficaz ajudarão a proteger a colheita. Saber como proteger o repolho das lesmas pode ajudá-lo a preservar suas plantas. Coma repolho pela sua saúde!