Para proteger as plantas cultivadas plantadas contra pragas de insetos e suas larvas, os agricultores e proprietários de pequenas parcelas de terra usam produtos químicos. Eles ajudam a prevenir a deterioração do produto e garantem altos rendimentos. Para destruir as larvas do besouro de maio, adquira “Vallar”, suas instruções de uso indicam a dosagem e a forma de uso do medicamento. Para obter resultados, você deve seguir as recomendações do fabricante.
Forma preparativa e substância ativa
O preparado inseticida “Vallar” é um dos poucos produtos químicos que combate com eficácia as larvas do bechafer, que estragam o sistema radicular das plantas cultivadas em lotes domésticos. Contém o único princípio ativo - diazinon, na concentração de 40 gramas por quilograma do medicamento.
O “Vallar” é produzido na forma de microgrânulos, acondicionados em sacos de 50 gramas, o que é muito conveniente para proprietários de pequenas casas de veraneio. O fabricante do inseticida é a empresa nacional “August”.
Mecanismo de ação e finalidade da droga
O produto químico inseticida é especialmente desenvolvido para proteger o sistema radicular de mudas de árvores frutíferas e ornamentais e mudas de plantas cultivadas dos efeitos de pragas como larvas de besouros, vermes e outros insetos cujo habitat é o solo.
O princípio de ação do “Vallar” é o contato intestinal. Depois que as larvas da praga entram no corpo, a substância química leva ao desenvolvimento de paralisia e subsequente morte dos insetos.
Proprietários de terrenos particulares que experimentaram a eficácia do produto químico na prática identificaram várias vantagens do medicamento.
As vantagens do “Vallar” incluem os seguintes pontos:
- A velocidade de ação da substância ativa nas larvas da praga - os primeiros sinais de danos são observados várias horas após a aplicação do inseticida.
- Não há necessidade de esperar até a colheita, pois o produto químico não se acumula nos frutos das árvores frutíferas.
- Ausência de toxicidade se observadas as normas de aplicação e instruções de uso.
- Altamente eficaz no controle de pragas cujas larvas vivem em grandes profundidades no solo, em locais de difícil acesso.
- Melhorar a taxa de sobrevivência de mudas jovens após o plantio no solo em terreno pessoal.
- Nenhum efeito prejudicial sobre os microrganismos benéficos do solo.
- A baixa mobilidade do produto químico no solo torna improvável que polua as águas subterrâneas.
Entre as desvantagens do preparado inseticida “Vallar”, os jardineiros notaram seu perigo para vermes e pássaros. Além disso, se este produto químico for utilizado todas as estações para combater as larvas do bechafer e outras pragas do solo, elas se tornam resistentes aos efeitos do medicamento, por isso é recomendável alternar o “Vallar” com inseticidas à base de outras substâncias ativas.
Instruções de uso
A aplicação do inseticida ocorre em duas etapas:
- Primeiro, as raízes das mudas jovens são tratadas antes de serem plantadas no solo. Para fazer isso, você precisa preparar um purê. Para um litro dessa solução de consistência pastosa, serão necessários 8 gramas de grânulos. Dissolva a quantidade especificada de produto em uma pequena quantidade de água. Após a dissolução completa do medicamento, adicione o restante da água e, adicionando terra aos poucos, continue misturando bem até que a solução adquira a consistência de uma pasta líquida. Antes do plantio das mudas, suas raízes são mergulhadas na solução preparada (não é necessária pré-embebição).
- A segunda etapa começa 3 semanas após o plantio. Os grânulos são espalhados pela superfície do solo e, ao soltar o solo, o produto químico é incorporado a uma profundidade de cerca de 10 cm. Por 10 metros quadrados. metros de uso do solo 50 gramas de “Vallara”.
Medidas de segurança e primeiros socorros
O preparado inseticida para combate às larvas das pragas do solo “Vallar” pertence à 3ª classe de toxicidade para o homem. Ao trabalhar com um produto químico, é necessário cumprir os requisitos básicos de segurança:
- utilizar equipamentos pessoais – macacão ou roupão, luvas de borracha, máscara e lenço ou boné;
- restringir o acesso de crianças e animais de estimação ao local de trabalho;
- Para preparar o purê, não utilize recipientes onde os alimentos serão armazenados posteriormente;
- não fume nem beba durante o tratamento, limitando assim o possível contato das mãos com o rosto;
- Descarte a solução restante fora do canteiro, respeitando as normas de segurança.
Como o produto químico também é perigoso para os habitantes dos corpos d'água, o tratamento do solo não é realizado próximo às zonas sanitárias das pisciculturas.
Se uma pessoa que trabalha com um inseticida não seguir as regras de segurança, poderá sofrer exposição ao produto químico, neste caso deve prestar os primeiros socorros antes de visitar um centro médico. Se engolir acidentalmente o produto, lave a boca com bastante água limpa e beba carvão ativado (cálculo: 1 comprimido por 10 kg de peso). Se o medicamento entrar em contato com os olhos ou a pele, lave-os com água corrente; se inalar os vapores de Vallara, a pessoa deve ser levada ao ar livre.
Compatibilidade com outras substâncias
As instruções de uso não recomendam o uso do inseticida “Vallar” com outros agrotóxicos.
Armazenar
O prazo de validade da preparação inseticida é de 2 anos a partir da data de produção. O produto químico deve ser armazenado longe dos alimentos, de preferência em despensa separada, onde seja escuro e seco.Também é importante impedir o acesso ao produto por crianças pequenas e animais de estimação para evitar intoxicações.
O que pode ser substituído
Se “Vallara” não estiver disponível na loja de jardinagem, ele é substituído por um dos medicamentos com o mesmo princípio ativo, por exemplo, “Thunder”, “Diazol” ou “Praktik” servirão.