Os insetos roedores e sugadores de folhas danificam muitos tipos de culturas. Para combatê-los, é conveniente usar inseticidas de ação quase universal. Consideremos a finalidade e ação do “Rogor”, a composição e forma de liberação, a taxa de aplicação e consumo da solução. Como trabalhar com o medicamento conforme as precauções de segurança, com o que pode ser combinado, como pode ser substituído e como armazená-lo corretamente.
Forma preparativa e substância ativa do medicamento
O "Rogor" é produzido pela Agro Expert Group LLC na forma de emulsão concentrada, em latas de 10 litros. O inseticida intestinal e de contato contém 1 substância ativa - dimetoato na quantidade de 400 g por 1 litro.
Como funciona e para que é necessário Rogor?
O dimetoato é distribuído pelas plantas tratadas, protegendo as partes em crescimento da cultura contra danos causados por pragas. No corpo, a substância inibe a colinesterase, inibe a respiração e a função cardíaca. Devido ao efeito de contato do inseticida, as pragas afetadas pela solução morrem, os insetos sugadores morrem após se alimentarem do suco das plantas pulverizadas.
Permanece ativo em uma ampla faixa de temperatura. Não causa resistência. Mata insetos resistentes a piretróides e neonicotinóides. A morte das pragas ocorre dentro de 1-6 horas após a pulverização.
Taxa de consumo e utilização do produto
"Rogor" é usado em grãos e legumes, frutas, beterraba, mostarda, colza, vegetais, batatas, alfafa, linho, cânhamo, kenaf, groselhas e framboesas, tremoço.
De acordo com as instruções de uso, a norma para diferentes culturas é a seguinte (em l por hectare):
- trigo – 1-1,5;
- cevada, centeio, aveia – 1;
- leguminosas, alfafa e vegetais para sementes – 0,5-1;
- maçã, pêra – 0,8-2;
- macieira do besouro das flores – 1,5;
- beterraba e fibra de linho – 0,5-0,9;
- mostarda, colza – 0,6;
- batatas de pulgões – 2-2,25;
- batatas para controle de traça – 1,5-2;
- cânhamo – 1,2-2;
- quenafe – 1,5;
- groselhas – 1,2-1,6;
- framboesas – 0,6-1,2;
- tremoço – 0,8.
Frequência de tratamento - 1 ou 2, período de espera - 20 ou 30 dias, para frutas - 40 dias.O consumo para as culturas é diferente: para mostarda e colza - 100-200 l por ha, para frutas - 1000-1500 l por ha, contra besouro das flores - 800-1000 l por ha, para groselhas e framboesas - 600-1200 l por ha , para todas as outras culturas – 200-400 litros por hectare.
Precauções de segurança ao trabalhar com o medicamento
"Rogor" em termos de nível de toxicidade pertence a medicamentos com classe 3 para humanos e 1 para abelhas. Os jardins não devem ser tratados durante a floração, o efeito venenoso nas abelhas dura 2 semanas após a pulverização. Também é tóxico para os peixes, por isso não deve ser usado próximo a corpos d'água e pisciculturas.
Trabalhe com o produto com roupas de proteção, use luvas, óculos de proteção e respirador. Não os remova até que o trabalho esteja concluído. Depois é preciso lavar as mãos e o rosto com sabonete. Lave a solução da pele se entrar em contato com o corpo, enxágue os olhos com bastante água se respingos entrarem neles. Você pode começar a trabalhar nas áreas pulverizadas 10 dias após o tratamento (para todas as culturas).
Com o que é compatível?
Não misture herbicidas Rogor e sulfonilureia no mesmo recipiente. Pode ser combinado com fungicidas e inseticidas, fertilizantes, exceto aqueles que contenham enxofre e tenham reação alcalina.
Termos e condições de armazenamento
O "Rogor" pode ser armazenado por 2 anos a uma temperatura de 0-30 ° C, em armazém escuro e seco para pesticidas e fertilizantes. Armazene o líquido apenas em recipientes originais com tampas fechadas. Não armazene alimentos, medicamentos ou produtos domésticos nas proximidades. A solução pode ser armazenada por apenas 1 dia.
Suplentes
Em termos de dimetoato, os análogos de “Rogor” incluem os seguintes medicamentos: “Alfa-Director”, “Bi-58”, “Danadim”, “Dimetoato-400”, “Dishance”, “Binom”, “Kinfos”, “ Binadin”, “Dimetus” ", "Terradim", "Dimefos", "Evrodim", "Tibor", "Bishka", "Sirocco", "Di-68", "Tod", "Landing", "Fostran", "Dimet", "Tagore", "Ditox", "Rangoli-Duncan" e "Dimetron". Todos eles são utilizados em campos agrícolas e jardins.
O "Rogor" é um inseticida de amplo espectro de ação. Destrói insetos e ácaros em culturas vegetais, frutas, grãos, leguminosas, industriais e de frutas silvestres. Possui baixas taxas de aplicação, por isso é vantajoso utilizá-lo em grandes áreas. A morte das pragas após o tratamento ocorre em 6 horas, o efeito dura pelo menos 2 semanas. O número de tratamentos é 1 ou 2, o que também indica a eficácia e o poder do medicamento.