Um grande número de plantas cultivadas é afetado por ácaros. Quando espalhado no local, é um verdadeiro flagelo para o jardineiro. Pequenos artrópodes são capazes de sugar a seiva das folhas e enredar as plantas em teias, fazendo com que sequem e morram. A rápida propagação de pragas pode causar infecção de uma grande área e resultar na perda total da colheita. Tratar as plantações com Kleschevit ajuda a resolver o problema.
Composição e forma de liberação do medicamento "Kleschevit"
O produto é produzido na forma de emulsão concentrada e é um representante biológico de preparações agroquímicas. Refere-se a insectoacaricidas. Tem um odor específico fraco.
O princípio ativo do “Kleschevit” é a aversectina S. É praticamente insolúvel em água, altamente solúvel em líquidos orgânicos (álcool, acetona), na sua forma pura apresenta-se na forma de um branco amorfo (sem a estrutura cristalina correta). pó, com tonalidade cremosa.
Aversectina C, pertence à classe química das avermectinas, produzida pelos microrganismos Streptomyces avermectilis, é composta por 4 avermectinas: B1a; B2a; A1a; A2a. "Kleschevit" contém uma concentração de 2% da substância ativa (2 gramas por litro). É fornecido ao mercado em frascos plásticos com capacidade para 10 mililitros e ampolas contendo 4 mililitros do medicamento.
Outro representante dessa família de medicamentos, denominado “Kleschevit Super Spray”, é destinado ao tratamento de roupas contra carrapatos e pulgas. Este é um aerossol com volume de 100 mililitros.
Espectro e princípio de funcionamento
“Kleschevit” é usado para tratar árvores frutíferas, frutos silvestres e arbustos ornamentais, plantações de vegetais e flores em canteiros e estufas. É adequado para pulverizar plantas de interior. A droga é um pesticida intestinal e de contato que protege as plantas não apenas dos ácaros, mas também de outros tipos de pragas de insetos:
- tripes de flores;
- traça do repolho;
- brancos;
- Besouro da batata do Colorado;
- rolo de folhas;
- pulgões;
- gorgulhos;
- mariposa codling.
O produto penetra no interior quando um inseto entra em contato com plantas tratadas ou ao comer partes pulverizadas com inseticida.
Uma vez no corpo da praga, afeta seu sistema nervoso, causando paralisia (após 4-5 horas) e morte do inseto. Isso acontece gradualmente; Levará de 3 a 5 dias para limpar completamente a área de pragas. Combina eficácia e segurança, podendo ser utilizado em plantas abertas e em estufas. É permitido pulverizar as plantas 3 a 5 dias antes da colheita dos frutos.
Instruções para uso de inseticida
O tratamento é realizado com uma solução funcional do medicamento. É preparado antes do uso e usado em 1 hora. O concentrado é misturado com 100 gramas de solvente (água), bem misturado e ajustado com água até o volume necessário, sem parar de mexer. A pulverização é realizada em clima seco e quente, em temperaturas abaixo de +20 ° C a eficácia do produto diminui.
Plantações processadas | De quais pragas | Consumo de concentrado, em mililitros por litro de água | Número de tratamentos |
Árvores frutíferas (peras, maçãs) | Rolos de folhas, ácaros, mariposa | 1,5 | 2 |
Arbustos de frutas vermelhas (groselhas, groselhas) | Carrapatos, mariposas, rolos de folhas | 2 | 2 |
Legumes (pepino, tomate, pimentão) | Tripes, pulgões, ácaros | 10 | 3 |
Plantas de interior e ornamentais | Ácaros, tripes, pulgões | 2 | 3 |
O medicamento não penetra na planta, por isso a folhagem deve ser tratada com cuidado, dos dois lados. No processamento, deve-se levar em consideração o ciclo de vida dos insetos e o medicamento deve ser utilizado durante o período de seu aparecimento em massa.
Não é fitotóxico e a resistência desenvolve-se mais lentamente. Para manter a eficácia do Kleschevit, deve ser alternado com outros inseticidas. Não afeta a superfície do solo e nele se decompõe sem deixar resíduos. 3 dias após o tratamento, as frutas podem ser consumidas sem medo, para que o produto possa ser utilizado durante todo o período vegetativo. No tratamento de plantas de interior, é permitido mergulhar a flor completamente em um recipiente com solução de trabalho.
Precauções de segurança ao trabalhar com o medicamento
O produto possui classe de perigo 3 para humanos e abelhas e é classificado como medicamento levemente tóxico. Não utilizado na zona de proteção da água. Antes da pulverização é necessário alertar os apicultores para corrigir o vôo dos insetos. Limite de verão – 2 dias; É melhor não usar durante o período de floração das plantas. Os trabalhos no local podem ser realizados 2 dias após o tratamento.
Você deve trabalhar com ele usando luvas de proteção, óculos de proteção e respirador. Ao pulverizar uma área, você deve usar traje de proteção, luvas e óculos de proteção. É proibido comer e fumar durante as atividades. Após o trabalho, lave bem o pulverizador e todas as suas peças, lave as roupas e lave as áreas expostas do corpo.
Em caso de contato com os olhos ou a pele, lave o local com água corrente; em caso de ingestão acidental, enxágue o estômago e consulte um médico, levando consigo a embalagem do produto.
Compatibilidade da mistura do tanque
A droga pode ser misturada com estimulantes de crescimento, não com fungicidas alcalinos. Também pode ser combinado com organofosforados no ajuste das doses (são reduzidos em 50%, por exemplo “Fufanon”) e piretróides. Não combine com Vermitek.
Períodos e regras de armazenamento
O “Kleschevit” é acondicionado em sua embalagem original, que deve conter informações sobre o nome do medicamento e sua finalidade. Manter afastado de alimentos e medicamentos, em locais inacessíveis a crianças e animais de estimação. Prazo de validade – 3 anos em temperaturas de -10 a +30 °C.
Análogos do produto
Os análogos da substância ativa são: “Fitoverm”, que contém mais substância ativa, e “Vermitek”.