Preparações inseticidas com piretróides são usadas para tratar plantas contra pragas. Consideremos a composição e forma de liberação do Inta-Vir, sua finalidade e mecanismo de funcionamento, dosagem e uso conforme instruções, precauções. Com que medicamentos pode ser combinado, quanto e em que condições deve ser armazenado, que inseticidas pode ser substituído em residências agrícolas e privadas.
Composição e forma de liberação
O "Inta-Vir" é produzido na forma de um pó solúvel em água.Seu composto ativo é a cipermetrina, na quantidade de 37,5 g por kg. A droga atua como pesticida intestinal e pesticida de contato. O inseticida está disponível em comprimidos de 8 g.
Finalidade e princípio de funcionamento do produto
A cipermetrina, estando no corpo dos insetos, perturba o funcionamento coordenado do sistema nervoso central, que termina na sua morte. O "Inta-Vir" é usado em milho e trigo, beterraba, batata, soja e alfafa, vegetais crucíferos e repolho, pepino e tomate, cerejas e cerejas, macieiras e uvas, melões, cenouras, morangos. E também para tratar champignon, copeques alpinos, erva-mãe, ruibarbo, roseira brava, culturas de flores cultivadas em canteiros ao ar livre e em estufas, espaços verdes, pinheiros, pastagens e áreas habitadas por gafanhotos. Protege contra um complexo de pragas.
Dosagem e instruções de uso do medicamento "Inta-Vir"
Morangos são pulverizados com solução Inta-Vira antes da floração, capim-centavo e ruibarbo - na fase de brotação, roseira brava - durante o período de brotação, pastagens - quando larvas de diferentes idades aparecem em massa, e outras culturas - durante a estação de crescimento. Para tratar cogumelos contra moscas e mosquitos, o substrato é pulverizado.
Taxas de aplicação (em kg por hectare):
- milho, soja – 2,2;
- trigo – 1,4;
- beterraba – 2,6;
- batatas – 0,6-1;
- alfafa – 1,6;
- crucífero – 1-1,6;
- repolho – 1;
- pepinos, tomates, pimentões com efeito de estufa – 4,2-5,4;
- pepino, tomate para mosca branca – 8-10;
- fruta – 1-2;
- uvas -1,8-2,6;
- melões – 1,6-2,2;
- cenouras – 3,4;
- champignon – 3 g por metro quadrado m;
- morangos – 0,8-1,2;
- pennywort, motherwort, ruibarbo – 0,6;
- Rosa Mosqueta – 0,8;
- flores em casa de vegetação - 0,06-1,5;
- flores nos canteiros – 0,06-1;
- espaços verdes – 1;
- pinho – 0,8-1;
- pastagens – 1,5-2.
O número de tratamentos com Inta-Vir, conforme instruções, é de 1 a 3, dependendo da cultura e tipo de praga. O período de espera após a pulverização também é diferente: 3 dias - para tomates e pepinos, para flores - 7 dias, para melões - 30 dias, para repolho, macieira, uva e champignon - 25 dias, para outras culturas - 20 dias.
Consumo da solução Inta-Vira em loteamentos domiciliares particulares: 2 litros por 10 metros quadrados. m de tomate, pepino e flores, até 10 litros por cem metros quadrados para beterraba, batata, repolho, melão e cenoura. Para árvores e uvas, o consumo é de 2 a 5 litros por planta, dependendo do seu volume. Para morangos - 1,5 litros por 10 metros quadrados. m, para erva-mãe - até 3 litros por cem metros quadrados, para ruibarbo - até 2 litros.
Medidas de precaução
Em termos de toxicidade, o Inta-Vir pertence a medicamentos com classe de perigo 3 para humanos e classe de perigo 2 para abelhas. Assim, é considerado pouco tóxico, mas é necessário trabalhá-lo apenas com roupas de proteção de trabalho. Você precisa usar roupas grossas que cubram todas as partes abertas do corpo por onde podem entrar respingos da solução.
Você precisa usar um respirador e óculos de proteção no rosto para proteger os órgãos respiratórios e os olhos. Eles não devem ser removidos enquanto o trabalho continua.
Se a solução Inta-Vir entrar em contato com a pele ou os olhos, lave-os com água limpa. Se entrar no estômago, deve-se enxaguar. Em caso de intoxicação grave, embora seja rara, consulte imediatamente um médico.
Compatibilidade com outras ferramentas
O "Inta-Vir" pode ser combinado em uma solução com pesticidas e fertilizantes, exceto os alcalinos. O fabricante recomenda realizar um teste de compatibilidade antes de misturar: diluir os dois produtos em um recipiente separado e ver se há reação.Se não houver alterações na cor e na temperatura da solução, e não houver formação de precipitado, essas substâncias podem ser combinadas.
Armazenamento e prazo de validade
O inseticida Inta-Vir pode ser armazenado por 4 anos a partir da data de fabricação. O pó ou comprimidos devem ser armazenados na embalagem original. Armazene o produto somente em armazéns especialmente concebidos para pesticidas e fertilizantes. Não guarde medicamentos, alimentos ou rações para animais nas proximidades.
A solução Inta-Vira preparada para processamento deve ser utilizada integralmente, não podendo ser armazenada por mais de 1 dia, portanto deve ser diluída no volume que se pretende utilizar durante a jornada de trabalho.
Análogos da droga
Na agricultura são utilizados medicamentos com cipermetrina: “Arrivo”, “Nurimet Extra”, “Fitozan”, “Cirax”, “Vega”, “Cyclone”, “Patriy”, “Cyperus”, “Shaman”, “Superkill”, “Tzipi”, “Rangoli-Noril”, “Tzipi-Plus”, “Tsiperon”, “Volley”, “Shar Pei”, “Nurbel”, “Citox”.
Em lotes residenciais privados, você pode usar substitutos para “Inta-Vira”: “Alatar”, “Molniya Extra”, “Iskra”, “Karbotsin”, “Shar Pei”, “Inta-Ts-M”. Todos os produtos também contêm cipermetrina, mas em concentrações diferentes. Eles têm um efeito semelhante e sua finalidade é aproximadamente a mesma.
O "Inta-Vir" é um inseticida eficaz à base de cipermetrina, que pode ser usado no tratamento de diversas culturas e pastagens. As principais vantagens deste medicamento são o baixo consumo e concentração da solução, podendo ser considerado economicamente vantajoso para uso no campo. Para o ser humano, a substância ativa do medicamento é praticamente inofensiva, por isso o inseticida também é utilizado em fazendas particulares.Mistura-se bem em misturas em tanque, portanto o tratamento com Inta-Vir e outro pesticida pode ser realizado simultaneamente. Isso economiza tempo no cuidado das plantas e potencializa o efeito dos produtos agrícolas.