As árvores frutíferas do local costumam ser suscetíveis a doenças causadas por insetos. Os jardineiros usam métodos diferentes para proteger as plantações. As plantas são tratadas com “Insegar” para destruir mariposas, rolos de folhas e outros tipos de pragas. Antes de usar inseticidas, você deve estudar cuidadosamente as instruções e aprender sobre os cuidados ao trabalhar com o medicamento.
Composição e forma de liberação do Insegar
O medicamento é produzido pela Syngenta. A morte das pragas é causada pelo fenoxicarbe, princípio ativo do Insegar. A elevada concentração de elementos protege eficazmente as uvas, bem como as macieiras e ameixeiras. Os grânulos são acondicionados em embalagens de 600 gramas. A mistura para tratamento de plantas é fácil de preparar. O produto se dissolve rapidamente em água sem formar sedimentos.
Vantagens e desvantagens
Os jardineiros observam que a droga "Insegar" tem muitas vantagens.
O efeito protetor do Insegar dura 3 semanas. Os proprietários de terrenos particulares também apreciam que a droga continua a agir após a precipitação. Os processos de extermínio de pragas iniciam-se 2 horas após o tratamento das plantações.
Mecanismo de ação e finalidade da droga
"Insegar" protege as culturas frutíferas principalmente de pragas, como mariposas e rolos de folhas. O remédio também é eficaz contra pulgões, bem como contra insetos cochonilhas ou cochonilhas californianas.
Penetrando nos tecidos das pragas, o produto inibe o desenvolvimento das larvas e provoca sua morte. Quando exposta a lagartas, a droga bloqueia sua transição para outro estágio.
A eficácia do efeito também depende do momento de pulverização do medicamento:
- As macieiras são pulverizadas com Insegar em junho. A escolha do período é importante para ter tempo de destruir as borboletas imediatamente após seu aparecimento. É ideal tratar as plantas antes que as mariposas comecem a botar ovos.Nesse momento, começa a formação do ovário nas árvores e as pragas causam danos irreparáveis à colheita futura.
- Para lidar com as mariposas, a droga é usada antes do florescimento das plantações e, consequentemente, antes da propagação em massa das borboletas.
- A prevenção da proteção contra rolos de folhas consiste em prevenir o aparecimento de lagartas. O tratamento de árvores e arbustos é feito na primavera, quando as larvas ainda não tiveram tempo de pupar.
Dependendo da finalidade, a pulverização é organizada antes da floração ou após a conclusão do processo.
Taxa de consumo e instruções de uso
Antes de tratar as plantas, prepare uma solução de trabalho:
- Verifique o estado do pulverizador, certifique-se de que os orifícios da ponta não estejam entupidos.
- O tanque está cheio com metade da quantidade de água.
- Adicione "Insegar" na dosagem especificada nas instruções.
- Depois de mexer, despeje o restante do líquido e comece a trabalhar.
Ao pulverizar, faça pausas periódicas e mexa a solução para garantir uma estrutura uniforme durante todo o processo.
Taxa de uso do Insegar:
Nome da fruta | Dosagem recomendada, g | Pragas | Consumo do produto, l/ha | Número de tratamentos/pausa entre tratamentos |
Ameixa | 400 | mariposa | até 1200 | 3/30 |
árvore de maçã | 600 | mariposa | cerca de 1500 | 3/40 |
Videira | 600 | rolo de folhas | 1000 | 1/30 |
A pulverização é realizada durante o período de crescimento das plantas. Ao processar macieiras, 1 sessão não é suficiente. Portanto, após o uso do Insegar, é aconselhável realizar a segunda pulverização com um inseticida hormonal de classe química diferente.Os técnicos agrícolas aconselham experimentar o “Match”, que tem um efeito negativo na postura dos insetos.
Após cada sessão de tratamento com Insegar, recomenda-se não iniciar outros trabalhos na área onde foi realizada a pulverização durante 3 dias.
Precauções de segurança ao trabalhar com inseticida
O medicamento é classificado como classe de toxicidade 3. Portanto, ao usar um inseticida, siga as precauções de segurança:
- Não utilize o produto a uma distância de 0,5 km de corpos d'água ou a um quilômetro de zona de inundação.
- As limitações ao voo das abelhas variam de 3 horas a um dia.
- Evite deixar resíduos de solução de trabalho em fontes de água potável e instalações de pesca.
- O tratamento das fruteiras é realizado de manhã cedo ou após o pôr do sol para evitar queimaduras químicas nas folhas.
- O procedimento começa apenas em clima calmo.
Eles trabalham com a Insegar usando macacão, luvas e óculos de proteção. Um respirador protege de forma confiável contra vapores nocivos.
Compatibilidade com outras substâncias
O medicamento é combinado com a maioria dos pesticidas de reação alcalina, usados para proteger espaços verdes de pragas. Porém, antes de misturar as soluções no tanque do pulverizador, é necessário estudar cuidadosamente as instruções e verificar a compatibilidade dos produtos.
Data de validade e regras de armazenamento
Em embalagens lacradas, o Insegar não perde suas propriedades por 3 anos.
Recomendações de armazenamento:
- Para colocar caixas com inseticida, escolha um local inacessível aos animais de estimação.
- É inaceitável deixar o medicamento perto de crianças.
- As caixas com a substância ficam escondidas da luz solar.
- A temperatura do ar no armazenamento não deve exceder 35 e cair abaixo de 10 °C.
É perigoso manter o produto em ambientes com alta umidade.
O que pode ser substituído
Um análogo do produto é o inseticida “Phasis”. O principal ingrediente ativo da composição é o mesmo do Insegar. Os medicamentos Fora e Lufox têm efeito semelhante.
Os agrotécnicos classificam o “Insegar” como um produto “verde” que serve para proteger as plantas de pragas. A droga combate eficazmente os insetos, mas não afeta a qualidade da fruta. O uso de inseticida permite preservar a colheita e obter produtos saudáveis.