Zaveya é uma variedade de pêra que pertence ao grupo das culturas de médio porte e apresenta alta fertilidade. Esta é uma planta de jardim despretensiosa que se adapta facilmente às mudanças climáticas. Para cultivar peras em uma casa de verão, são adequadas mudas saudáveis, é fornecido um local adequado e são prestados os cuidados necessários. Isto é suficiente para produzir uma colheita e manter a saúde da colheita.
História do desenvolvimento de variedades
Zaveya é uma variedade de pêra jovem obtida em 2016.A cultura foi cultivada no Instituto Bielorrusso de Fruticultura. Os trabalhos sobre o tipo de árvore de fruto em questão demoraram mais de um quarto de século, mas as suas características comprovam que não se perdeu tempo.
Hoje, Zaveya é uma variedade popular de pêra, cultivada tanto por residentes comuns de verão quanto por empresas agrícolas. Apresenta algumas semelhanças com a variedade Simply Maria, mas esta última não resiste a temperaturas criticamente baixas. E como Zaveya não morre mesmo em geadas severas, ela é classificada como uma variedade de pêra de inverno.
Descrição e características da pêra Zaveya
Zaveya tem uma coroa piramidal densa. Durante o período de floração, é coberto por abundantes flores brancas. As folhas da planta são brilhantes e verde-escuras.
Os frutos são de tamanho médio, pesam aproximadamente 180 g, têm formato truncado, cônico e cor verde. Os jardineiros notam as elevadas características organolépticas do produto. Os frutos da pêra têm sabor adocicado e aroma rico e pronunciado. A polpa tem estrutura oleosa, alta suculência e coloração branco-esverdeada.
Vantagens e desvantagens
A variedade de pêra Zaveya tem muitas vantagens e poucas desvantagens. Os jardineiros consideram as principais vantagens da cultura:
- bom rendimento;
- frutificação estável;
- armazenamento de frutas por longo prazo;
- resistência ao gelo;
- capacidade de adaptação a quaisquer condições climáticas.
Contras da pêra:
- suscetibilidade a fitopatologias devido ao cuidado inadequado das árvores;
- intolerância a solo argiloso pesado;
- maturação relativamente tardia.
Em geral, os jardineiros estão satisfeitos com a variedade de pêra em questão. A cultura não causa problemas porque requer cuidados muito simples.
Características de cultivar e cuidar de uma árvore
Para que as mudas criem raízes, elas devem ser plantadas no solo o mais rápido possível após a compra. Se o procedimento for bem-sucedido, a colheita deve ser esperada de 3 a 4 anos após o plantio da pêra.
Selecionando um local
Solo fértil, ligeiramente ácido e leve é adequado para a pereira Zaveya. A ocorrência de água subterrânea deve ocorrer a uma profundidade de 2 metros ou mais. Escolha um local iluminado para as mudas, protegido das correntes de vento.
Pousar
A área para a pereira está preparada desde o outono. Para isso, o solo é escavado e, em seguida, são aplicados fertilizantes minerais ou orgânicos. As mudas devem ter de 1 a 2 anos, com brotos laterais não inferiores a 12 a 30 centímetros. As peras são plantadas no outono, aproximadamente 21 dias antes do início da primeira geada. Não é aconselhável plantar pêra na primavera, pois ela não enraíza bem.
Para as mudas, as covas são preparadas 1 mês antes da colheita. Os furos devem ter diâmetro de pelo menos 1 metro e profundidade de cerca de 0,5 metros. O solo escavado deve ser misturado com matéria orgânica em combinação com fertilizantes minerais, após o que as raízes das mudas são borrifadas com ele. Depois de plantar todas as árvores, elas devem ser regadas abundantemente.
Regar e fertilizar
A pêra desenvolve um poderoso sistema radicular que fornece à árvore todas as substâncias e umidade necessárias. Portanto, a rega é realizada conforme necessário - quando a camada superficial do solo seca. Para 1 colheita você precisará de 10 a 15 litros de água.
É importante irrigar durante a formação dos frutos e após a queda das folhas. Para isso, são feitas trincheiras ao redor das árvores, por onde flui a água.
A fertilização de Zaveya é realizada de acordo com os seguintes princípios:
- Os fertilizantes nitrogenados são aplicados na primavera;
- Durante a floração e a frutificação, são aplicados fertilizantes nitroammofos;
- Após a colheita, a cultura é tratada com compostos de fósforo-potássio.
Também na primavera é permitida a alimentação foliar. Para isso, é necessário diluir 0,5 quilo de uréia em 10 litros de água. Mas em hipótese alguma deve-se usar esterco, pois pode prejudicar a pêra.
Aparar
Para obter um rendimento consistentemente elevado, a poda das árvores é realizada anualmente. Neste caso, os ramos do 2º nível devem ser mais curtos que os localizados no primeiro nível. Também é importante formar a coroa, e esse processo é realizado todos os anos durante 6 anos consecutivos.
Resistência do inverno
Zaveya tolera bem geadas severas, sem necessidade de abrigo ou isolamento. Mas isso não se aplica a espécimes jovens, que podem morrer devido ao frio intenso. Portanto, é recomendável cobrir o tronco de uma árvore recentemente plantada com ramos de abeto.
Doenças e pragas
A variedade de pêra Zaveya é resistente a muitas fitopatologias. Via de regra, ela só adoece com cuidados inadequados ou falta deles. Neste caso, a árvore frutífera pode sofrer:
- Crostas. Uma infecção fúngica que afeta folhas e frutos. É tratado com fungicidas - Merpan, Tridex, Horus.
- Moniliose. A fitopatologia é caracterizada pelo apodrecimento dos frutos. Quando uma árvore é infectada com esta infecção, 50% da colheita é perdida. É necessário pulverizar a cultura com calda bordalesa.
- Oídio. Manifesta-se pela formação de uma camada, primeiro branca suja e depois marrom com manchas pretas nas folhas. Para tratar a fitopatologia, são retiradas as áreas afetadas da árvore.
Podem desenvolver-se fungos fuliginosos. Também pode ser eliminado com fungicidas ou remédios populares.
Coleta, armazenamento e transportabilidade
Os frutos amadurecem na segunda quinzena de setembro.Mas, como podem amadurecer durante o armazenamento, a colheita pode começar em agosto. A safra colhida deve ser armazenada em local fresco e onde a luz solar direta não penetre.
A pêra resiste não só ao armazenamento, mas também ao transporte. É capaz de manter a sua apresentação e sabor durante vários meses.