Muitos jardineiros, ao cultivarem peras, enfrentam o descascamento da casca da árvore. Ao mesmo tempo, formam-se depressões características em seu tronco, que provocam o enfraquecimento da planta. Se a casca de uma pêra rachar, o que fazer nessa situação? Em primeiro lugar, é importante estabelecer as causas deste problema. Dependendo disso, é necessário tomar medidas para eliminá-lo.
- Razões possíveis
- A árvore está congelada
- Câncer negro
- Citosporose
- Besouro de casca
- Queimadura de sol
- Roedores
- Excesso de fertilizantes nitrogenados
- Técnica para tratar a área danificada
- Controle de roedores
- Prevenção de fraturas físicas
- Controle de doenças fúngicas e pragas
- Procedimento de sulco
- Como salvar uma árvore
- Prevenção de queimaduras
- Prevenindo rachaduras no gelo
- Alimentação adequada
Razões possíveis
Existem alguns fatores que causam a descamação da casca de uma pêra. Dependendo disso, vale a pena tomar medidas para eliminá-los.
A árvore está congelada
Um inverno frio sem precipitação com oscilações bruscas de temperatura pode causar rachaduras na árvore. Isto é especialmente verdadeiro para peras jovens.
Câncer negro
Esta é uma infecção fúngica acompanhada de forte ressecamento da casca e do câmbio. Como resultado, manchas pretas aparecem na árvore e se espalham rapidamente. Este processo é acompanhado pela secagem da folhagem e queda das flores e ovários.
Citosporose
Esta doença também é de origem fúngica. Sob a influência de patógenos, observa-se o ressecamento constante da casca da pêra. Ao mesmo tempo, quase não muda de cor. Se o tratamento não for iniciado a tempo, a árvore secará.
Besouro de casca
Se a casca estiver rachada, ela poderá estar infestada por pequenos besouros pretos de até 4 milímetros de tamanho. Seus anos começam durante o período de floração da pereira. Neste momento, os parasitas se espalham por longas distâncias. As fêmeas selecionam árvores enfraquecidas e roem túneis sob a casca, depositando ali os ovos. Então as larvas emergem deles e danificam ainda mais a casca.
Queimadura de sol
As queimaduras solares no inverno levam a rápidas rachaduras na casca. Isso é observado em dias frios e sem vento, quando as árvores não estão protegidas do sol escaldante. Em tal situação, os galhos e a casca aquecem rapidamente. Após o pôr do sol, ocorre um forte resfriamento e formam-se queimaduras. Aos poucos o tronco racha e os brotos secam.
Roedores
Lebres e ratos costumam causar danos mecânicos à casca. Eles consomem prontamente casca jovem e tenra.Ao mesmo tempo, o perigo não vem apenas da madeira roída, mas também de pequenos danos. À medida que aquece, a umidade se acumula neles. No tempo gelado, transforma-se em gelo e provoca rupturas na casca.
Excesso de fertilizantes nitrogenados
O nitrogênio é considerado um estimulante do crescimento das árvores. Por isso, é utilizado na primavera e no verão para melhorar o desenvolvimento e obter novos brotos na pêra. Porém, no outono, esses tipos de estímulos só trazem prejuízos. Os rebentos que aparecem antes do inverno são muito jovens. Eles não toleram geadas e congelamentos, causando rachaduras na casca.
Técnica para tratar a área danificada
É necessário combater as fissuras tendo em conta as razões do seu aparecimento. O tratamento inclui os seguintes componentes:
- restauração do córtex;
- eliminando a causa da formação de fissuras.
A opção mais simples e versátil é a caiação de árvores com argamassa de cal. Este procedimento é realizado na primavera e no outono. A substância ajuda a fortalecer a casca e evita o acúmulo de umidade nas fissuras. Como resultado, geadas e degelos não causam tantos danos às peras.
Controle de roedores
Para proteger as árvores dos roedores, recomenda-se envolver seus troncos com tela plástica. Também é permitido o uso de dispositivos ultrassônicos ou veneno. As plantas que repelem ratos são altamente eficazes. Isso inclui coentro, sabugueiro vermelho e raiz preta.
Prevenção de fraturas físicas
A frutificação abundante leva não apenas a rachaduras, mas também a fraturas na árvore. Recomenda-se remover alguns frutos verdes de uma pêra jovem. Isso ajudará a prevenir a deformação física. Você também pode instalar suportes sob os galhos. Isso ajudará a minimizar a pressão sobre eles. No inverno, é recomendável remover a neve molhada das árvores.
Controle de doenças fúngicas e pragas
Para prevenir infecções fúngicas, as árvores devem ser tratadas com sulfato de cobre ou devem ser usados fungicidas especiais. Antes mesmo da formação dos botões, vale a pena fazer um tratamento de primavera contra os besouros.
Para a destruição de besouros, meios como “Confidor”, “Calypso”, “Antizhuk” são adequados. A solução deve ser colocada em uma seringa e injetada nas passagens feitas pelos parasitas. Após o término da floração, utiliza-se Clipper e Bifenthrin.
Procedimento de sulco
Este método é considerado preventivo. Ao mesmo tempo, seu uso proporciona uma espécie de treinamento básico. O procedimento deve ser realizado em maio ou junho. Para fazer isso, você precisa fazer 3-4 cortes longitudinais com 1-2 milímetros de profundidade no tronco. Etapas semelhantes devem ser executadas para grandes ramos do esqueleto.
Como salvar uma árvore
Para salvar uma árvore danificada, você precisa realizar vários procedimentos importantes. É importante adotar uma abordagem integrada.
Prevenção de queimaduras
Para evitar danificar o tronco escuro da árvore, é necessário caiá-lo. Para fazer isso, você deve usar uma argamassa de cal e argila.
Prevenindo rachaduras no gelo
Neste caso, você deve usar papel jornal comum. Precisa ser amarrado não só ao tronco, mas também aos galhos mais baixos da árvore. O jornal ajuda a refletir os raios solares e protege contra ventos fortes. Além disso, o material permite a passagem do ar e, portanto, a casca não apodrece.
Alimentação adequada
Se aparecerem rachaduras em uma pêra jovem, pode-se suspeitar de aplicação inadequada de fertilizantes nitrogenados.É importante considerar que no final do verão ou outono vale a pena usar minerais. Eles ajudam a planta a sobreviver ao inverno.