Os jardineiros russos adoram cultivar a variedade de pêra Rogenda em seus terrenos. É conhecido não só pelo seu excelente sabor e aroma, mas também pela sua excelente adaptabilidade às condições climáticas russas.
- Descrição e características da pêra Rogneda
- Árvore
- Fruta
- Produtividade
- Finalidade da variedade
- Vantagens e desvantagens da madeira
- Características de cultivo da variedade
- Determinação de localização
- Seleção e preparação de material de plantio
- Datas de desembarque
- Processo de plantio
- Polinizadores
- Cuidados adicionais com a pêra
- Aparar
- Regar e fertilizar
- Afrouxamento e cobertura morta
- Preparando-se para o inverno
- Doenças, pragas e métodos para controlá-las
- Colheita e armazenamento da colheita de pera Rogneda
A pera Rogneda é uma árvore despretensiosa que pode agradar ao jardineiro com uma boa colheita.
Descrição e características da pêra Rogneda
A variedade possui os seguintes recursos.
Árvore
As peras Rogenda são de tamanho médio. A copa é compacta e a folhagem é de densidade média. A árvore pode ter o formato de uma pirâmide larga ou oval redonda.
Esta variedade caracteriza-se pelo facto de pelo menos 70% dos botões estarem despertados. Ao mesmo tempo, a capacidade de cultivo de brotos varietais é baixa e estimada em 10%.
Os rebentos ligeiramente curvos são de cor castanho-esverdeada. Sua estrutura é geniculada. As lentilhas são poucas. Eles são de tamanho médio-grande e formato alongado.
A folhagem é verde escura e de tamanho médio. O formato da folha é obovado. As bordas são finamente serrilhadas.
As flores são altamente resistentes às mudanças repentinas do clima na primavera.
Fruta
A maioria das frutas amadurece em cachos jovens. Os pecíolos das peras são de comprimento e espessura médios. Os frutos são caracterizados pelo tamanho médio. O peso é de 120-140 gramas. A maioria dos frutos tem formato redondo, embora sejam encontrados achatados redondos ou rômbicos largos.
A pele lisa e brilhante é caracterizada por espessura e densidade médias.
Quando a colheita amadurece, os frutos ficam amarelos. Em alguns casos, o lado iluminado da fruta pode adquirir uma tonalidade vermelha.
Há um grande número de pequenos pontos sob a pele. O funil e o pires são pequenos e têm formato pouco definido.
A polpa é cremosa, de consistência levemente oleosa.
O sabor da pêra é doce, quase sem acidez. Uma característica especial desta variedade é o seu magnífico aroma de noz-moscada..
Produtividade
Os frutos de Rogneda são colhidos no segundo e terceiro dez dias de agosto. É importante considerar que a maturação das peras para o consumidor ocorre apenas no final do período especificado.
Os frutos podem amadurecer rapidamente. Depois disso eles caem. Se forem recolhidos mais tarde do que o esperado, o prazo de validade será drasticamente reduzido.Portanto, desenvolveu-se uma prática em que a colheita é colhida ligeiramente verde, depois mantida durante 10-20 dias para amadurecer completamente a temperaturas normais e depois colocada num local de armazenamento onde deve ser garantida uma temperatura mais baixa. A vida útil aqui é de dois meses.
Esta pêra frutifica precocemente. Depois de plantar as mudas no terceiro ou quarto ano, já é possível colher a árvore.
Produtividade chega a 140 centavos por hectare.
Finalidade da variedade
Os frutos podem ser consumidos imediatamente após a colheita. Frutas totalmente maduras podem ser utilizadas para processamento. Sucos, conservas e geléias de alta qualidade são obtidos a partir de peras dessa variedade.
Vantagens e desvantagens da madeira
Entre as vantagens desta variedade de peras estão as seguintes:
- precocidade;
- excelente sabor e aroma de peras;
- excelente robustez de inverno;
- resistência a certos tipos de pragas e doenças de insetos.
Esta variedade tem algumas desvantagens. Esses incluem:
- periodicidade claramente expressa durante a frutificação;
- queda de frutos maduros;
- cor opaca dos frutos maduros, o que diminui a qualidade comercial das peras desta variedade.
Características de cultivo da variedade
O plantio de mudas adequadamente organizado resultará em uma árvore saudável e produtiva.
Determinação de localização
Esta variedade de peras é pouco exigente na escolha do solo. Apresenta bom rendimento em solos arenosos e argilosos pesados.
Eles se sentirão melhor em uma área bem iluminada pelo sol e protegida de ventos fortes.
Seleção e preparação de material de plantio
Selecione mudas sem danos visíveis com sistema radicular desenvolvido
Datas de desembarque
Você pode plantar mudas na primavera, quando a terra esquenta, ou no outono, o mais tardar um mês antes do início do frio do inverno.
Processo de plantio
Como a copa é de tamanho médio, as mudas podem ser plantadas a uma distância de 4 metros uma da outra. Você precisa garantir que a distância até a cerca ou parede seja de pelo menos três metros.
As covas para mudas são preparadas 3 a 4 meses antes do plantio. A profundidade deve ser 60 e o comprimento e largura devem ser 80 centímetros. Dois terços do buraco são preenchidos com solo fértil de alta qualidade, que deve ser misturado com fertilizantes.
Como resultado, o solo irá assentar gradualmente e os fertilizantes irão se dissolver no solo. No momento do plantio, a muda é amarrada a uma estaca.
Polinizadores
Esta variedade é autopolinizadora. Produz bons rendimentos mesmo na ausência de árvores de outras variedades de peras nas imediações.
Cuidados adicionais com a pêra
Com um atendimento de qualidade, você pode contar com uma boa colheita de saborosas peras.
Aparar
Estas variedades não tendem a engrossar muito. Portanto, é realizada apenas a poda formativa, que é realizada apenas nos primeiros 3-4 anos de vida da árvore.
Às vezes é necessária a realização de podas sanitárias em ramos velhos, ressecados ou doentes.
A poda é feita no final do outono ou no inverno.
Regar e fertilizar
Pear Rogneda é capaz de tolerar bem a falta de umidade. Porém, para melhorar a qualidade dos frutos, recomenda-se que sejam feitas duas regas durante a safra - antes da floração e imediatamente após a floração.
A fertilização é realizada a partir do segundo ano de vida da planta. No início da primavera há necessidade de fertilizar com uréia. Durante o mês de junho, é realizada outra fertilização - pulverizada com humato de sódio.Para isso, dissolva uma colher de sopa da substância em um balde com água.
Quando chega o final de setembro, 150 gramas de superfosfato são despejados no círculo do tronco da árvore. Isso deve ser feito a uma distância de 25 a 30 centímetros do tronco da árvore.
Quando a pêra se torna uma árvore adulta, a alimentação é realizada da seguinte forma:
- Em abril, 400 gramas de uréia seca são despejados debaixo da árvore.
- Quando a floração começa, é usado fertilizante mineral complexo.
- Após o término da floração, o nitrophoska é usado para alimentação.
- Quando a colheita já tiver sido colhida, é necessário realizar outra adubação. Para fazer isso, fertilizante de potássio e fósforo é aplicado no círculo do tronco da árvore.
Afrouxamento e cobertura morta
O afrouxamento do solo e a cobertura morta devem ser realizados após a rega e no restante do tempo - conforme necessário.
Preparando-se para o inverno
Esta planta apresenta alta robustez invernal e não necessita de medidas especiais de isolamento no inverno. Porém, é recomendável pintar o tronco com cal para evitar roedores.
Doenças, pragas e métodos para controlá-las
Esta variedade de pêra é conhecida por sua alta resistência à sarna. Esta variedade também é resistente a outras doenças e pragas, embora em menor grau. Para combatê-los, pode-se usar métodos tradicionais e somente em caso de falha, recorrer a inseticidas e outros produtos químicos.
Colheita e armazenamento da colheita de pera Rogneda
Colha sem esperar pela maturidade total. Frutas intactas e de alta qualidade são selecionadas para armazenamento. O resto é consumido ou processado. As peras não podem ser armazenadas por mais de três meses.