Descrição e características das peras Lyubimitsa Klappa, plantio, cultivo e cuidado

Esta cultura é cultivada em jardins junto com maçãs e outras árvores frutíferas. As peras favoritas de Clapp são familiares aos residentes de verão há mais de 150 anos. Nessa época, a variedade se difundiu e não perdeu popularidade. Com os devidos cuidados, o residente de verão recebe uma colheita anual estável.


Descrição e características completas da pêra favorita de Klapp

Para cultivar árvores com sucesso em um local, é recomendável estudar a descrição da variedade. Levar em consideração as informações recebidas ajudará a evitar erros no plantio e nos cuidados.

Fruta

As peras verdes são de cor verde, à medida que amadurecem tornam-se amarelas e aparecem rubor nas laterais. O sabor é característico da cultura, doce e azedo. O peso médio de uma fruta é de 100-250 G. Com o passar dos anos, as peras ficam menores.

A árvore dá frutos por até 50-70 anos, dependendo das condições e cuidados com a pêra.

Coroa

Durante os primeiros anos, a árvore jovem forma uma copa piramidal. À medida que envelhecem, após o início da frutificação, a copa torna-se arredondada e larga. O próprio residente de verão forma a copa da árvore. Ele tem o direito de limitar a altura da muda e determinar o número ideal de galhos.

A pêra favorita de Clapp

Floração e frutificação

Uma inflorescência consiste em 6-7 flores. O momento da floração depende da região de cultivo, final de maio ou início de junho. Quando a ameaça de retorno das geadas tiver passado. A frutificação ocorre entre 7 e 8 anos após o plantio da muda.

Sujeito às normas e regras de plantio, as árvores frutificam de forma consistente e abundante.

Prós e contras da variedade

O favorito de Clapp tem propriedades positivas e negativas. Cada residente de verão pode apreciá-los. É necessário cultivar uma árvore no local, e assim a avaliação será mais realista.

Prós:

  • rendimento alto e estável;
  • despretensão e baixos requisitos de manutenção;
  • versatilidade de uso de frutas;
  • resistência a baixas temperaturas, resiste a geadas até -30 ⁰C;
  • resistência à seca;
  • capacidade de suportar transporte e manter a apresentação.

A pêra favorita de Clapp

Desvantagens:

  • tendência à queda de frutos quando maduros demais;
  • suscetibilidade a cobre e sarna;
  • curta vida útil das frutas;
  • requer o plantio de variedades polinizadoras.

O residente de verão avalia as vantagens e desvantagens da árvore de forma independente depois de cultivá-la no local. A busca por avaliações e comentários ajuda a fazer a escolha final.

Como plantar uma árvore

Depois que o morador de verão escolhe uma variedade, a pêra deve ser plantada corretamente. Esta é metade da batalha. Mesmo os iniciantes não terão dificuldades ao pousar. Recomenda-se seguir requisitos e técnicas simples, e a árvore ficará satisfeita com a colheita.

A pêra favorita de Clapp

Datas de desembarque

É preferível plantar a árvore na primavera, antes que a seiva comece a fluir. Aí a muda tolera o transplante com mais facilidade e é aceita mais rápido. Outra vantagem do plantio na primavera é que a árvore terá mais tempo para se preparar para o inverno.

Dependendo do clima da região de cultivo, as árvores frutíferas são plantadas até meados de abril.

Se um residente de verão decidir plantar uma muda no outono, ele precisará calcular o tempo para que a árvore tenha de 1 a 1,5 meses antes da primeira geada.

Selecionando um local

Para que a pêra cresça e dê frutos, é recomendável escolher o local certo. Escolha uma área ensolarada, protegida de correntes de ar e ventos fortes.

Quando se trata de solo, o favorito de Clapp não é exigente. Mas se você escolher um solo fértil, a árvore crescerá mais rápido e começará a dar frutos mais cedo. Muita atenção é dada à ocorrência de águas subterrâneas. A profundidade preferida é de 3-4 m.

plantando uma pêra

Seleção de mudas e preparo de covas

A mesma atenção é dada na escolha da muda, na preparação do local para o plantio ou outros procedimentos para o cultivo de árvores no local.

O material de plantio deve ser:

  • aparentemente saudável;
  • sem defeitos nas raízes e caules;
  • 1-2 anos;
  • A espessura preferida do caule é de 1 cm.

Os buracos são cavados com antecedência, com 60 cm de profundidade e 1 m de largura. Se a árvore for plantada no outono faça com um mês de antecedência, se for na primavera faça os buracos no outono.

A pêra favorita de Clapp

No centro é cravada uma estaca que servirá de suporte para a planta jovem. Uma camada de drenagem é formada no fundo da cava. Em seguida, são preenchidos com solo fértil, para isso são adicionados composto, húmus, turfa, areia de rio e cinza de madeira à camada de grama da terra.

Recomendações para plantio de mudas

Na cova de plantio forma-se um montículo, sobre ele é colocada uma muda e as raízes são distribuídas. Em seguida, polvilham com terra, levantando e sacudindo periodicamente a árvore. A terra é compactada e regada. Após o plantio, a muda é amarrada em uma estaca. Ao plantar, certifique-se de que o colo da raiz da árvore esteja acima do solo. Então a pêra crescerá e se desenvolverá corretamente.

Regras de cuidados com as plantas

Para no futuro fazer uma colheita de pêra, eles cuidam bem das árvores. O cumprimento de todas as normas e requisitos da tecnologia agrícola é exigido do residente de verão. Isso inclui rega, fertilização, afrouxamento e cobertura morta em tempo hábil.

regando peras

Cobertura

A princípio não há necessidade de aplicação de fertilizantes, pois os elementos necessários são adicionados durante o plantio. A árvore jovem se alimenta por 2 a 3 anos. Os fertilizantes são aplicados de diferentes maneiras.

Se o período for chuvoso, então são cavados fertilizantes, se o tempo estiver estável, seco, regado com soluções diluídas.

Os fertilizantes orgânicos são aplicados uma vez a cada 3 anos, na primavera ou no final do outono. Estrume, turfa e húmus são usados ​​​​como fertilizantes. Os últimos 2 componentes são usados ​​​​para cobertura morta. Os fertilizantes minerais se alternam, limitando a quantidade de nitrogênio no outono.

Organização de rega

Ao plantar, um sulco é formado ao redor do círculo do tronco da árvore. É utilizado para regar e aplicar fertilizantes líquidos.Regue a árvore jovem com frequência. As plantas precisam de umidade para crescer. À medida que envelhecemos, a rega torna-se menos frequente, mas mais abundante. É necessário que o solo esteja úmido até uma profundidade de 8 cm.

A pêra favorita de Clapp

Para que a umidade permaneça no solo por mais tempo, o círculo do tronco da árvore é afrouxado. Este procedimento evita o aparecimento de ervas daninhas e fornece acesso de oxigênio ao sistema radicular da pêra.

Formação da coroa

A poda é realizada no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva e do florescimento dos botões. Os brotos do Favorito de Clapp são frágeis, por isso necessita da correta formação de ramos esqueléticos:

  • No primeiro ano a muda é podada, deixando 60 cm do solo. Isso começará a formar galhos laterais na árvore.
  • Segundo ano. Deixe 5 filiais em três níveis. 3 ramos inferiores, segundo 2 e último 1.

Os cortes são feitos com cuidado, não deixam tocos e não vão muito fundo.

  • O terceiro ano e todos os anos subsequentes encurtam os ramos do esqueleto em 1/3. Ao mesmo tempo, cortando todos os ramos laterais que engrossam a copa e crescem para dentro.

A pêra favorita de Clapp

A poda sanitária é realizada constantemente. Remova todos os ramos doentes, deformados e secos.

Preparando-se para o inverno

O período de inverno é caracterizado por situações estressantes para a árvore. É importante preparar bem a pêra. Então a planta sobreviverá ao frio e na primavera crescerá e dará frutos com renovado vigor. O círculo do tronco da árvore é limpo de ervas daninhas e toda a vegetação é removida. O tronco é limpo de musgo e casca velha e branqueado com cal com adição de argila e sulfato de cobre. O círculo do tronco da árvore é coberto para o inverno com turfa, resíduos de plantas ou húmus em uma camada de 15 cm.

Controle de doenças e pragas

O tratamento de plantas contra insetos e doenças desempenha um papel importante. Uma planta saudável produz uma colheita rica.

doença da pêra

Doenças características da pêra

A cultura é suscetível a diversas doenças, cujo combate é feito constantemente. Os residentes de verão atribuem grande importância ao plantio e prevenção adequados. É mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la posteriormente.

Crosta

Os sintomas da doença aparecem em condições de alta umidade. O interior da folha é coberto por manchas marrom-oliva. As mesmas manchas aparecem nas frutas, que podem ficar deformadas e com atraso no desenvolvimento. Quando aparecerem os primeiros sinais, é recomendável tratar as plantas com fungicidas. Durante o período de floração, borrife com calda bordalesa.

Para fins preventivos, recomenda-se retirar folhas e queimar restos vegetais. Desenterre o círculo do tronco no outono e regue-o com uma solução de uréia a 5%.

crosta de pêra

Moniliose

Os sintomas aparecem nas flores, elas começam a murchar e ficar pretas. A pêra é tratada com preparações contendo cobre. Os residentes de verão recomendam pulverizar as plantas com Fitosporina. Além do efeito terapêutico, o medicamento aumenta o rendimento da árvore.

Ferrugem

Os sintomas da doença são pequenas manchas amareladas nas folhas. No final do verão, eles ficam laranja, semelhante à ferrugem. As áreas afetadas são imediatamente cortadas e queimadas, e a árvore é tratada com fungicidas.

doença da pêra

Pragas ameaçando a variedade

Os insetos causam danos consideráveis ​​às árvores. O combate a eles é feito constantemente, pois podem destruir parte significativa da lavoura.

Sugador de pêra

Os danos são causados ​​​​aos brotos, ovários e botões. Tratado com “Comandante” ou remédios populares.

Pulgão

Uma praga conhecida pelos jardineiros. Uma grande concentração de insetos pode destruir uma parte significativa da cultura. Prepare armadilhas ou trate com produtos químicos.

pulgões em peras

mosca-pêra

O inseto põe larvas que comem as sementes da fruta. As peras escurecem e caem. Assim, a praga destrói a colheita. O tratamento oportuno ajuda a destruir a mosca-serra.

Como coletar frutas e onde armazená-las

As peras favoritas de Clapp são colhidas uma semana antes de amadurecer. Assim ficam melhor armazenados e não apodrecem. A vida útil da fruta é de 2 semanas. As peras podem ser armazenadas na geladeira por até 30 dias. A favorita de Clapp é despretensiosa, suas características não são inferiores às de muitas variedades modernas de peras.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim