A pulverização de culturas cultivadas com herbicidas durante o período de germinação das ervas daninhas ajuda a protegê-las do crescimento excessivo e à redução da produtividade. Consideremos a finalidade e o princípio de ação do Prometrin, a substância ativa e a forma de liberação. Como usar o produto de acordo com as instruções, qual a dosagem necessária e qual o consumo. Que herbicidas semelhantes podem ser substituídos, como armazená-los, com quais pesticidas podem ser combinados.
Composição e forma farmacêutica do produto
Prometrin é uma substância herbicida com efeito seletivo.É produzido pela Agrorus and Co. LLC na forma de suspensão concentrada e suspensão concentrada em ampolas de 5 ml, a embalagem inclui 15 unidades. ampola Para uso agrícola, o herbicida é envasado em latas de 5 litros com concentração de 500 g por 1 litro.
Como funciona e para que é usado
As preparações à base de prometrina são herbicidas de solo, utilizadas em áreas com diversas culturas agrícolas, contra ervas daninhas de cereais e plantas bilobadas. O solo é cultivado antes da semeadura, durante a mesma e antes da germinação da cultura. A maior eficácia é observada em solo úmido, a substância tem efeito protetor duradouro (durante todo o período vegetativo). Um efeito perceptível do herbicida pode ser observado já nos dias 2 a 4, a morte das ervas daninhas ocorre nos dias 7 a 12.
A prometrina é absorvida pelas folhas e raízes, suprime os processos de respiração e fotossíntese e a atividade enzimática.
Para aumentar a eficácia do herbicida Prometrin, pode-se embutir de 3 a 5 cm no solo, para que funcione é necessário preparar o solo com cuidado, não deve haver resíduos vegetais ou grandes torrões.
Instruções de uso do herbicida "Prometrin"
O herbicida é pulverizado em ervilha, soja, coentro, mamona e batata, milho, algodão, cenoura e girassol (antes da emergência). Após a germinação, pulverize salsa, cenoura, endro e aipo. O medicamento funciona bem em temperaturas de 15-20 ˚С, em períodos frios e com alta umidade é ineficaz. As cenouras jovens cultivadas em cachos não são tratadas com herbicida.O tratamento deve ser realizado em cenouras comerciais o mais tardar 4 meses antes da colheita das raízes e no máximo 3 meses em batatas. “Prometrin” se decompõe no solo em cerca de um ano.
Taxa de aplicação (em l por ha):
- cenouras – 1,5;
- soja – 2,5-3,5;
- batata, milho, girassol – 2-3,5.
O consumo da solução é de 200 a 300 litros por hectare. Em solos férteis, é recomendado tomar a dose mais alta do herbicida Prometrin. O tratamento é único, o período de espera é de 2 meses.
Precauções básicas de segurança
O herbicida é moderadamente tóxico para aves, para abelhas classe de perigo 4. Pouco tóxico para animais, para humanos (classe 3), a substância irrita a garganta e os olhos, a prometrina não irrita a pele. Em alguns casos, o envenenamento é possível. Sinais: dor de garganta, sabor desagradável, com intoxicação crônica, sente-se sonolência. Se forem detectados sintomas de intoxicação por prometrina, você deve enxaguar o estômago e lavar a solução da pele se entrar em contato com ela.
Trabalhe com o produto com roupas de proteção, use luvas, óculos de proteção e respirador no preparo da solução e processamento. Depois lave o rosto e as mãos com sabonete.
Compatibilidade com outras substâncias
O "Prometrin" pode ser combinado com herbicidas que precisam ser usados nas mesmas culturas ao mesmo tempo. Mas ainda é recomendável realizar um teste de compatibilidade. Espécies de ervas daninhas moderadamente sensíveis morrem mais ativamente após o tratamento com uma mistura deste herbicida e Furore Super ou Targa Super.
Períodos e regras de armazenamento
O medicamento é armazenado por 3 anos em recipientes ou ampolas fechadas. O armazém deve estar fresco e escuro. Não armazene alimentos, medicamentos, rações ou produtos domésticos nas proximidades. Quando o prazo de validade expirar, jogue fora o herbicida. Armazene a solução por no máximo 1 dia.
Análogos do produto
Os seguintes produtos são utilizados com prometrina na agricultura: “Alfa-Prometrin”, “Gambit”, “Gonor”, “Brig”, “Gordon”, “Craterr”, “Gezagard”, “Promex”, “Gezadar”, “Positivo Plus” ", "Promet", "Fortis", "Promenade", "Sarmat", "Shansgard".
"Prometrin" protege raízes, legumes, batatas, milho e girassóis de ervas daninhas comuns. O tratamento é realizado uma vez, antes ou depois da germinação. Em condições favoráveis, as ervas daninhas não aparecem nas parcelas durante toda a temporada. O herbicida não permanece no solo; qualquer cultura pode ser plantada na área tratada na próxima temporada.