As preparações biofungicidas, ao contrário dos produtos químicos, não agridem o meio ambiente e não são perigosas para a saúde humana, por isso são frequentemente utilizadas no combate a microrganismos e patógenos patogênicos. Pelas vantagens do Trichoderma Veride, é frequentemente adquirido por veranistas para o tratamento e prevenção de doenças de plantas cultivadas. É importante ler as instruções que acompanham o produto antes de usar.
Composição e forma de liberação do produto biológico
O preparado biológico para doenças comuns em hortaliças e frutas contém fungos do gênero Trichoderma Viride, que são seguros para as plantas, mas, ao mesmo tempo, suprimem efetivamente a atividade vital de cerca de 60 tipos de patógenos. O fabricante produz um biofungicida em pó, que deve ser dissolvido em água antes do uso. O produto é acondicionado em sacos de 15 e 30 gramas, bem como em embalagens plásticas com volume de 120 gramas.
Como funciona este produto?
O princípio de funcionamento de um produto fitofarmacêutico biológico baseia-se na germinação do micélio. Começa a parasitar microorganismos patogênicos que causam doenças e, assim, leva à sua morte.
Além disso, quando os esporos de um fungo benéfico germinam em solo úmido, eles começam a produzir substâncias antibióticas naturais, desinfetando assim o solo de vários patógenos.
Quando microrganismos benéficos penetram nos tecidos danificados de uma planta cultivada, eles começam a se alimentar deles e, assim, a curar as plantas. À medida que o micélio cresce no solo, começam a ser liberadas enzimas especiais que bloqueiam o desenvolvimento e a reprodução de patógenos e, como resultado, a patologia não se espalha para todas as partes da cultura. O cogumelo benéfico também atua sobre os microrganismos nocivos que hibernam no solo, ou seja, tem efeito prolongado.
Mas esses não são todos os aspectos positivos que caracterizam o biofungicida. Como efeito colateral, os jardineiros observam o estímulo ao crescimento e desenvolvimento de frutas e vegetais. Além disso, aumenta a quantidade de colheita de cada planta e o prazo de validade dos frutos colhidos.Após o uso de um agente biológico, a fertilidade do solo e a germinação das sementes tratadas antes do plantio aumentam.
Área de uso
O "Trichoderma Veride" pode ser utilizado no tratamento e prevenção de todas as hortas e hortaliças, sem exceção. Além disso, o medicamento é usado no tratamento de plantas ornamentais, tanto em terreno aberto quanto em interior.
A lista de doenças contra as quais o medicamento funciona de forma eficaz inclui canela-preta, vários tipos de podridão, incluindo podridão radicular, podridão de Alternaria, bacteriose, oídio, requeima, requeima, ascochyta e outras.
Os jardineiros incluem os seguintes benefícios do biofungicida:
- aumento no rendimento em até 30%;
- melhoria geral do solo do local;
- uma ampla gama de patógenos contra os quais os agentes biológicos são eficazes;
- formulação e embalagem convenientes;
- possibilidade de uso tanto para tratamento quanto para prevenção de doenças;
- aumentando a decoratividade e prolongando a floração das culturas;
- Possibilidade de utilização em todas as plantas;
- nenhum dano ao meio ambiente e aos seres humanos;
- estimular o desenvolvimento do sistema radicular;
- transferência de macro e microelementos para formas acessíveis às plantas;
- Possibilidade de utilização tanto em campo aberto como em casa de vegetação.
Como usá-lo corretamente
Antes de adquirir o medicamento e utilizá-lo em suas parcelas, você deve estudar atentamente as instruções de uso para não cometer erros e obter o resultado desejado.
O agente biológico é utilizado de diferentes formas, a dosagem depende disso:
- Rega de raízes de plantas como prevenção e tratamento.50 gramas da droga são dissolvidos em 10 litros e as plantas são regadas 2 a 3 vezes durante a estação de crescimento. O fluido de trabalho preparado é suficiente para regar 20 metros quadrados. metros de pousos. O primeiro procedimento é realizado quando se formam 3 folhas verdadeiras nas mudas, o seguinte - após o transplante para local permanente e o último - com intervalo de 2 semanas.
- Embeber sementes e material de plantio (bulbos). 1 grama de biofungicida é diluído em 3 litros de água decantada ou de nascente e as sementes ou tubérculos são mergulhados na solução resultante por uma hora. Para aumentar a imunidade da semente aos patógenos, você pode pulverizá-la antes do plantio, em vez de encharcá-la.
- Desinfecção do solo. Esse procedimento é realizado na primavera, antes do plantio, e no outono, após a colheita. 30 gramas de pó são dissolvidos em 10 litros de biofungicida, e canteiros em espaços abertos e em estufas, canteiros de flores e gramados são regados com esta solução. Este procedimento também será útil para desinfetar covas de plantio antes de plantar plantas.
- Fertilização do solo. Uma solução padrão (30 gramas por 10 litros) é usada para regar canteiros com plantações e troncos de árvores frutíferas e arbustos ornamentais durante todo o período de cultivo.
Recomenda-se realizar todos os trabalhos pela manhã, enquanto ainda não há sol escaldante, ou à noite, quando o calor diminui.
Medidas de precaução
O medicamento não representa perigo para a saúde humana, porém, ao trabalhar com ele, devem ser observadas normas básicas de segurança. Use um casaco de trabalho e luvas de borracha. Ao final do tratamento lave as mãos, o rosto e todos os equipamentos de trabalho com sabão.
Como um fungicida biológico pode perturbar o equilíbrio ecológico dos corpos d'água, não é recomendado seu uso próximo a rios e lagos.
Compatibilidade
O biofungicida pode ser usado em misturas em tanque com outros produtos fitofarmacêuticos, mas primeiro é realizado um teste de compatibilidade química.
Regras de armazenamento
Recomenda-se guardar o medicamento em despensa separada, onde não haja luz solar direta e a umidade do ar não ultrapasse 70%.
Análogos da droga
Existem à venda produtos biológicos com o mesmo princípio ativo, por exemplo, Glyokladin ou Trichodermin.